Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141706 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa. |
id |
UNSP_bfcea8252d2a52779cea9e692c4d3798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141706 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professorO presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5512-5523application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-55232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141706ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:11.235486Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
title |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
spellingShingle |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP] |
title_short |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
title_full |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
title_fullStr |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
title_full_unstemmed |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
title_sort |
Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor |
author |
Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP] |
author_facet |
Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
description |
O presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:06Z 2016-07-19T13:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-5523 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141706 ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141706 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-5523 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5512-5523 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129129268117504 |