Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141706
Resumo: O presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa.
id UNSP_bfcea8252d2a52779cea9e692c4d3798
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141706
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professorO presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5512-5523application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-55232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141706ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:11.235486Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
title Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
spellingShingle Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
title_short Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
title_full Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
title_fullStr Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
title_full_unstemmed Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
title_sort Formação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professor
author Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
author_facet Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author_role author
author2 Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
description O presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:06Z
2016-07-19T13:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-5523
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141706
ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141706
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-5523
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5512-5523
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129129268117504