Viabilidade econômica dos sistemas manual e mecanizado de aplicação de herbicidas em ferrovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83581996000100002 http://hdl.handle.net/11449/5092 |
Resumo: | A aplicação mecanizada de herbicidas em ferrovias tem como principal vantagem a grande capacidade operacional, cobrindo trechos extensos em curtos espaços de tempo. Entretanto em função das características dos equipamentos utilizados, quase sempre ocorre grande desperdício de herbicida. A aplicação manual, através de pulverizadores costais, tem como principal vantagem a possibilidade da pulverização dirigida às áreas infestadas, diminuindo a quantidade de herbicida aplicado. Por outro lado, sua reduzida capacidade operacional faz com que a aplicação de longos trechos seja demorada, tornando-a, assim, mais dependente dos problemas climáticos e operacionais da ferrovia. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise comparativa das características operacionais e econômicas destes sistemas de aplicação, apontando os fatores mais importantes a serem avaliados para a sua implantação. Para tanto, foram realizadas simulações em computador, baseando-se em diversas equações matemáticas e dados levantados no campo. Os resultados mostraram que a aplicação manual apresentou-se mais econômica apenas para trechos com baixas infestações (até 10%, e média). Na composição de custos, os gastos com herbicidas corresponderam a cerca de 80% do total para a aplicação mecanizada e apenas 8% na manual. Levando-se em conta os fatores operacionais e de mão-de-obra, em apenas um dos trechos avaliados houve vantagem econômica do uso da aplicação manual. |
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Viabilidade econômica dos sistemas manual e mecanizado de aplicação de herbicidas em ferroviasEconomical viability of manual and mechanized application of herbicides in railwaysPulverizaçãocustosárea não agrícolaApplication methodscostsnon-cropA aplicação mecanizada de herbicidas em ferrovias tem como principal vantagem a grande capacidade operacional, cobrindo trechos extensos em curtos espaços de tempo. Entretanto em função das características dos equipamentos utilizados, quase sempre ocorre grande desperdício de herbicida. A aplicação manual, através de pulverizadores costais, tem como principal vantagem a possibilidade da pulverização dirigida às áreas infestadas, diminuindo a quantidade de herbicida aplicado. Por outro lado, sua reduzida capacidade operacional faz com que a aplicação de longos trechos seja demorada, tornando-a, assim, mais dependente dos problemas climáticos e operacionais da ferrovia. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise comparativa das características operacionais e econômicas destes sistemas de aplicação, apontando os fatores mais importantes a serem avaliados para a sua implantação. Para tanto, foram realizadas simulações em computador, baseando-se em diversas equações matemáticas e dados levantados no campo. Os resultados mostraram que a aplicação manual apresentou-se mais econômica apenas para trechos com baixas infestações (até 10%, e média). Na composição de custos, os gastos com herbicidas corresponderam a cerca de 80% do total para a aplicação mecanizada e apenas 8% na manual. Levando-se em conta os fatores operacionais e de mão-de-obra, em apenas um dos trechos avaliados houve vantagem econômica do uso da aplicação manual.Mechanized and manual systems of herbicide application in railway present either advantages or disadvantages. The main advantage of mechanized application is related to its wide operational capacity which covers large distances in short time. However, in function of the equipment characteristics, an excessive waste of herbicide usually occurs. The main advantage of manual application is the direct spraying in the infested area, decreasing the quantity of herbicide applied. on the other hand, its reduced operational capacity delays the application of the large areas, becoming the operation dependent on climatic and operational problems of the railways. The aim of this work was to perform a comparative analysis of operational and economical characteristics of the systems, pointing out the most important factor to be evaluated for its implantation. Therefore, simulations were performed by computer, considering several mathematical equations and data obtained in field. The results showed that manual application was more economical only for areas with low infestations. Concerning costs, the expenses with herbicides corresponded to approximately 80% of the total for mechanized application, and 8% for manual application. By considering operational and labor factor, in only one of the areas evaluated, economical advantage in the usage of manual application was presented.UNESP FCA Depto. Eng. RuralUNESP FCA Depto. Agricultura e Melhoramento VegetalMonsanto do Brasil LtdaUNESP FCA Depto. Eng. RuralUNESP FCA Depto. Agricultura e Melhoramento VegetalSociedade Brasileira da Ciência das Plantas DaninhasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monsanto do Brasil LtdaAntuniassi, Ulisses R. [UNESP]Velini, Edivaldo Domingues [UNESP]Camposilvan, Daniel2014-05-20T13:19:25Z2014-05-20T13:19:25Z1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14-25application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-83581996000100002Planta Daninha. Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas , v. 14, n. 1, p. 14-25, 1996.0100-8358http://hdl.handle.net/11449/509210.1590/S0100-83581996000100002S0100-83581996000100002S0100-83581996000100002.pdf98554934481617020000-0003-0431-5942SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPlanta Daninha0.5440,365info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T15:56:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:01.452653Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A aplicação mecanizada de herbicidas em ferrovias tem como principal vantagem a grande capacidade operacional, cobrindo trechos extensos em curtos espaços de tempo. Entretanto em função das características dos equipamentos utilizados, quase sempre ocorre grande desperdício de herbicida. A aplicação manual, através de pulverizadores costais, tem como principal vantagem a possibilidade da pulverização dirigida às áreas infestadas, diminuindo a quantidade de herbicida aplicado. Por outro lado, sua reduzida capacidade operacional faz com que a aplicação de longos trechos seja demorada, tornando-a, assim, mais dependente dos problemas climáticos e operacionais da ferrovia. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise comparativa das características operacionais e econômicas destes sistemas de aplicação, apontando os fatores mais importantes a serem avaliados para a sua implantação. Para tanto, foram realizadas simulações em computador, baseando-se em diversas equações matemáticas e dados levantados no campo. Os resultados mostraram que a aplicação manual apresentou-se mais econômica apenas para trechos com baixas infestações (até 10%, e média). Na composição de custos, os gastos com herbicidas corresponderam a cerca de 80% do total para a aplicação mecanizada e apenas 8% na manual. Levando-se em conta os fatores operacionais e de mão-de-obra, em apenas um dos trechos avaliados houve vantagem econômica do uso da aplicação manual. |
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