Jogos digitais, competência em informação e midiática: uma inter-relação para a competitividade das organizações contemporâneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/153082 |
Resumo: | Apresentam-se reflexões e resultados de pesquisa exploratória e teórica sobre a sociedade atual e a necessidade de se estruturar num mundo tecnológico de informações e comunicações, haja vista que as carências de informações impostas pela competitividade encontram-se baseadas na geração de novos conhecimentos e o acesso ao uso da informação correta. Na sociedade contemporânea, viver com a informação é uma questão de sobrevivência. Desde a sua formação, o homem busca desenvolver o conhecimento para criar mecanismos e melhor adaptar-se ao meio. A comunicação e subsequentemente a escrita, com certeza foram o grande passo para alcançar uma sociedade estruturada na informação e no conhecimento. No meio corporativo, informação e conhecimento são as palavras de ordem, são elas que devem estar intrínsecas nos processos de gestão a fim de desenvolver a competência em informação e midiática como diferencial competitivo, ou seja, propiciar o acesso e uso da informação e dos recursos midiáticos de forma inteligente para construir conhecimento e aplicá-lo à realidade. O uso das mídias deve atuar como aliado nesse processo de transformação do conhecimento em competência em informação e midiática. Para tal, pretendeu-se estudar o uso dos jogos digitais corporativos (serious games) – os quais têm como principal característica capacitar colaboradores através de um ambiente virtual que simula a realidade e faz com que os jogadores pratiquem atividades para aprender, sem que sofram danos reais - como instrumentos facilitadores nesse processo, no que atuarão como simuladores nos estágios de tomada de decisão com o objetivo de minimizar falhas, reduzir tempo e custo. A pesquisa envolveu as empresas Oniria LDSoftware Ltda. e I9ação, tendo sido realizada em duas etapas:1- pesquisa/revisão bibliográfica de natureza exploratória que permitiu a construção de referencial teórico de apoio e 2 - estudo de caso descritivo apoiado em pesquisa documental junto a documentos institucionais e sites das empresas, observação in loco e entrevistas com gestores. Os resultados apontaram que os jogos digitais corporativos não só colaboram com o desenvolvimento da competência em informação e midiática, como também de outras 9 competências e habilidades importantes para o processo de gestão. Evidenciou-se, ainda, que os jogos digitais corporativos são ferramentas midiáticas eficazes para capacitar e aperfeiçoar a competência em informação e midiática e todas as demais que se acham envolvidas em ambientes corporativos, trazendo competitividade à ambiência de negócios onde forem utilizados. |
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Jogos digitais, competência em informação e midiática: uma inter-relação para a competitividade das organizações contemporâneasDigital games, information and media competence: an interrelationship for the competitiveness of contemporary organizationsCompetência em informação e midiáticaJogos digitais corporativosGestão midiática e tecnológicaInformation and media literacyCorporate digital gamesMedia and technology managementApresentam-se reflexões e resultados de pesquisa exploratória e teórica sobre a sociedade atual e a necessidade de se estruturar num mundo tecnológico de informações e comunicações, haja vista que as carências de informações impostas pela competitividade encontram-se baseadas na geração de novos conhecimentos e o acesso ao uso da informação correta. Na sociedade contemporânea, viver com a informação é uma questão de sobrevivência. Desde a sua formação, o homem busca desenvolver o conhecimento para criar mecanismos e melhor adaptar-se ao meio. A comunicação e subsequentemente a escrita, com certeza foram o grande passo para alcançar uma sociedade estruturada na informação e no conhecimento. No meio corporativo, informação e conhecimento são as palavras de ordem, são elas que devem estar intrínsecas nos processos de gestão a fim de desenvolver a competência em informação e midiática como diferencial competitivo, ou seja, propiciar o acesso e uso da informação e dos recursos midiáticos de forma inteligente para construir conhecimento e aplicá-lo à realidade. O uso das mídias deve atuar como aliado nesse processo de transformação do conhecimento em competência em informação e midiática. Para tal, pretendeu-se estudar o uso dos jogos digitais corporativos (serious games) – os quais têm como principal característica capacitar colaboradores através de um ambiente virtual que simula a realidade e faz com que os jogadores pratiquem atividades para aprender, sem que sofram danos reais - como instrumentos facilitadores nesse processo, no que atuarão como simuladores nos estágios de tomada de decisão com o objetivo de minimizar falhas, reduzir tempo e custo. A pesquisa envolveu as empresas Oniria LDSoftware Ltda. e I9ação, tendo sido realizada em duas etapas:1- pesquisa/revisão bibliográfica de natureza exploratória que permitiu a construção de referencial teórico de apoio e 2 - estudo de caso descritivo apoiado em pesquisa documental junto a documentos institucionais e sites das empresas, observação in loco e entrevistas com gestores. Os resultados apontaram que os jogos digitais corporativos não só colaboram com o desenvolvimento da competência em informação e midiática, como também de outras 9 competências e habilidades importantes para o processo de gestão. Evidenciou-se, ainda, que os jogos digitais corporativos são ferramentas midiáticas eficazes para capacitar e aperfeiçoar a competência em informação e midiática e todas as demais que se acham envolvidas em ambientes corporativos, trazendo competitividade à ambiência de negócios onde forem utilizados.Reflections and results of exploratory and theoretical research on current society and the need to structure itself in a technological world of information and communications are presented, since the lack of information imposed by competitiveness is based on the generation of new knowledge and the access to the use of the correct information. Living in modern society is a matter of survival. Since its formation, man seeks to develop knowledge to create mechanisms and better adapt to the environment. Communication, and subsequently writing, were certainly the biggest step towards a society structured in information and knowledge. In the corporate environment, information and knowledge are the slogans, they must be intrinsic in the management processes in order to develop information and media literacy as a competitive differential; that is, to provide access and use of information and resources in an intelligent way to build knowledge and apply it to reality. The use of media must act as an ally in this process of transforming knowledge into information and media literacy. The purpose of this exercise was to study the use of corporate games (serious games); these ones whose main characteristic is to train employees through a virtual environment that simulates reality and causes players to practice activities, without causing damages; as facilitators in this process, in which they will act as simulators in the decision - making stages in order to minimize failures, reduce time and cost. The survey involved the companies Oniria LDSoftware Ltda. and I9ação. It was carried out in two stages: 1 - research / bibliographic review of an exploratory nature that allowed the construction of a theoretical support framework and 2 - a descriptive case study supported by documentary research with institutional documents and company websites, observation in local and interviews with managers. The results showed that corporate digital games not only contribute to the development of information and media literacy, but also to other skills and abilities important to the management process. It has also been shown that corporate digital games are effective media tools to train and improve information and media literacy and all others involved in corporate environments, bringing competitiveness to the business environment where they are used.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Daiane de Lima2018-03-19T16:28:01Z2018-03-19T16:28:01Z2018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15308200089843033004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:03:02.298299Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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