Fatores a serem levados em consideração para o desenvolvimento de testes de proficiência oral em contexto virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200002
http://hdl.handle.net/11449/29093
Resumo: Novos contextos de aprendizagem virtual de línguas estrangeiras vêm surgindo com o desenvolvimento das novas tecnologias. Há a necessidade agora de se pensar em como a competência linguística poderá ser também avaliada em meio virtual. Este artigo traz uma retrospectiva da origem e desenvolvimento das provas de proficiência oral para falantes de línguas estrangeiras, buscando também levantar e discutir os aspectos a serem levados em consideração para a formulação deste tipo de teste em ambiente virtual.
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spelling Fatores a serem levados em consideração para o desenvolvimento de testes de proficiência oral em contexto virtualAspects to be considered in the development of oral proficiency tests in virtual contextsavaliaçãoproficiência oraltecnologialanguage assessmentoral proficiencytechnologyNovos contextos de aprendizagem virtual de línguas estrangeiras vêm surgindo com o desenvolvimento das novas tecnologias. Há a necessidade agora de se pensar em como a competência linguística poderá ser também avaliada em meio virtual. Este artigo traz uma retrospectiva da origem e desenvolvimento das provas de proficiência oral para falantes de línguas estrangeiras, buscando também levantar e discutir os aspectos a serem levados em consideração para a formulação deste tipo de teste em ambiente virtual.New virtual contexts for learning foreign languages have been arising from the development of new communication technologies. Now, there is the necessity to think about how the students' communicative competence may be evaluated in such virtual contexts. This article aims at presenting a retrospective of the origin and development of oral proficiency tests for speakers of foreign languages, as well as pointing out and discussing the aspects that should be taken into account when designing this kind of tests for virtual environments.UNESP IBILCEUNESP IBILCEUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística AplicadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2014-05-20T15:14:12Z2014-05-20T15:14:12Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article323-341application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200002Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 323-341, 2010.0103-1813http://hdl.handle.net/11449/2909310.1590/S0103-18132010000200002S0103-18132010000200002S0103-18132010000200002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalhos em Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T06:21:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:37:08.192601Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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