Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niero, João Pedro [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256871
Resumo: Se a seleção de materiais é uma etapa de fundamental importância em qualquer projeto mecânico, em projetos do setor aeronáutico e aeroespacial ela é de fato primordial. Com a utilização crescente de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para as mais diversas aplicações, ter ferramentas que auxiliem no processo de seleção de material é muito útil especialmente na fase de projeto preliminar. O presente trabalho propõe um método baseado no uso combinado do método de Ashby com o método de Pahl & Beitz para classificação de materiais para componentes estruturais internos de um VANT tipo flying wing. Para além do Índice de Mérito obtido através por meio do método de Ashby, o método proposto também leva em consideração a influência do custo, da dificuldade de fabricação e da resistência à corrosão, ou seja, torna mais completo visto que passa a considerar outras variáveis que também são relevantes para a escolha do material. Estes fatores são considerados para a escolha do material, e cada um deles têm um índice de mérito que é definido pelo usuário de acordo com a priorização das diferentes variáveis de projeto. Este método combinado foi implementado utilizando o Microsoft® Excel, e diferentes cenários foram simulados com o intuito de verificar a influência da priorização das variáveis de projetos consideradas. Como resultado, observou-se que para a maioria dos casos considerados as ligas de alumínio apareceram como a escolha mais viável, uma vez que as mesmas são leves, apresentam bons níveis de rigidez, resistência à corrosão e boas características de processamento e conformação na forma desejada quando comparadas as demais classes de materiais que analisadas no presente trabalho. Todavia, os materiais compósitos também se apresentam como bons candidatos quando o Índice de Mérito tem maior peso na escolha, uma vez que apresentam a melhor relação entre o módulo de elasticidade e a densidade.
id UNSP_c0b41b4d76265af7d3f179eecde1d2f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256871
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTsProposal for a material selection method for UAV structural componentsAeronáuticaCiência dos materiaisDroneSe a seleção de materiais é uma etapa de fundamental importância em qualquer projeto mecânico, em projetos do setor aeronáutico e aeroespacial ela é de fato primordial. Com a utilização crescente de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para as mais diversas aplicações, ter ferramentas que auxiliem no processo de seleção de material é muito útil especialmente na fase de projeto preliminar. O presente trabalho propõe um método baseado no uso combinado do método de Ashby com o método de Pahl & Beitz para classificação de materiais para componentes estruturais internos de um VANT tipo flying wing. Para além do Índice de Mérito obtido através por meio do método de Ashby, o método proposto também leva em consideração a influência do custo, da dificuldade de fabricação e da resistência à corrosão, ou seja, torna mais completo visto que passa a considerar outras variáveis que também são relevantes para a escolha do material. Estes fatores são considerados para a escolha do material, e cada um deles têm um índice de mérito que é definido pelo usuário de acordo com a priorização das diferentes variáveis de projeto. Este método combinado foi implementado utilizando o Microsoft® Excel, e diferentes cenários foram simulados com o intuito de verificar a influência da priorização das variáveis de projetos consideradas. Como resultado, observou-se que para a maioria dos casos considerados as ligas de alumínio apareceram como a escolha mais viável, uma vez que as mesmas são leves, apresentam bons níveis de rigidez, resistência à corrosão e boas características de processamento e conformação na forma desejada quando comparadas as demais classes de materiais que analisadas no presente trabalho. Todavia, os materiais compósitos também se apresentam como bons candidatos quando o Índice de Mérito tem maior peso na escolha, uma vez que apresentam a melhor relação entre o módulo de elasticidade e a densidade.If material selection is a fundamentally important step in any mechanical project, in projects in the aeronautical and aerospace sector it is in fact essential. With the increasing use of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) for the most diverse applications, having tools that assist in the material selection process is very useful, especially in the preliminary design phase. The present work proposes a method based on the combined use of the Ashby‟s methodology and Pahl & Beitz method for classifying materials for internal structural components of a flying wing UAV. In addition to the Performance Index obtained through the Ashby method, the proposed method also takes into account the influence of cost, manufacturing difficulty and corrosion resistance, it becomes more complete as it starts to consider other variables which are also relevant in a material selection. These factors are considered when choosing the material, and each of them has a performance index that is defined by the user according to the prioritization of different project variables. This combined method was implemented using Microsoft® Excel, and different scenarios were simulated in order to verify the influence of the prioritization of the project variables considered. As a result, it was observed that for the majority of cases considered, aluminum alloys appeared as the most viable choice, since they are light, have good levels of stiffness, corrosion resistance and good processing characteristics when compared to the other classes of materials analyzed in this work. However, composite materials also present themselves as good candidates when the Performance Index has greater weight in the choice, since they present the best relationship between Young‟s modulus and density.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Éder Luiz [UNESP]Brito, Crystopher Cardoso de [UNESP]Niero, João Pedro [UNESP]2024-08-01T21:15:54Z2024-08-01T21:15:54Z2024-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNIERO, J. P. Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:09:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:09:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
Proposal for a material selection method for UAV structural components
title Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
spellingShingle Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
Niero, João Pedro [UNESP]
Aeronáutica
Ciência dos materiais
Drone
title_short Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
title_full Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
title_fullStr Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
title_full_unstemmed Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
title_sort Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs
author Niero, João Pedro [UNESP]
author_facet Niero, João Pedro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Éder Luiz [UNESP]
Brito, Crystopher Cardoso de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Niero, João Pedro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronáutica
Ciência dos materiais
Drone
topic Aeronáutica
Ciência dos materiais
Drone
description Se a seleção de materiais é uma etapa de fundamental importância em qualquer projeto mecânico, em projetos do setor aeronáutico e aeroespacial ela é de fato primordial. Com a utilização crescente de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para as mais diversas aplicações, ter ferramentas que auxiliem no processo de seleção de material é muito útil especialmente na fase de projeto preliminar. O presente trabalho propõe um método baseado no uso combinado do método de Ashby com o método de Pahl & Beitz para classificação de materiais para componentes estruturais internos de um VANT tipo flying wing. Para além do Índice de Mérito obtido através por meio do método de Ashby, o método proposto também leva em consideração a influência do custo, da dificuldade de fabricação e da resistência à corrosão, ou seja, torna mais completo visto que passa a considerar outras variáveis que também são relevantes para a escolha do material. Estes fatores são considerados para a escolha do material, e cada um deles têm um índice de mérito que é definido pelo usuário de acordo com a priorização das diferentes variáveis de projeto. Este método combinado foi implementado utilizando o Microsoft® Excel, e diferentes cenários foram simulados com o intuito de verificar a influência da priorização das variáveis de projetos consideradas. Como resultado, observou-se que para a maioria dos casos considerados as ligas de alumínio apareceram como a escolha mais viável, uma vez que as mesmas são leves, apresentam bons níveis de rigidez, resistência à corrosão e boas características de processamento e conformação na forma desejada quando comparadas as demais classes de materiais que analisadas no presente trabalho. Todavia, os materiais compósitos também se apresentam como bons candidatos quando o Índice de Mérito tem maior peso na escolha, uma vez que apresentam a melhor relação entre o módulo de elasticidade e a densidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-01T21:15:54Z
2024-08-01T21:15:54Z
2024-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NIERO, J. P. Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256871
identifier_str_mv NIERO, J. P. Proposta de método para seleção de materiais para componentes estruturais de VANTs. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/256871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128205598490624