Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Warley
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239007
Resumo: A população negra é a maioria no Brasil, por conta disto, seria razoável imaginar que os costumes étnicos e culturais de origem africana fossem os mais comuns no país, mas vemos na prática que a realidade é outra, pois a cultura eurocêntrica é predominante nos países colonizados pelos europeus. Para contornar isso, movimentos negros lutaram por seus direitos durante os anos com pequenas, mas contínuas conquistas, sendo uma delas a lei 10639/2003 que se faz obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, para estimular o conhecimento da cultura da maioria, fugindo do eurocentrismo e tornando uma sociedade mais decolonial. Assim, ao fazer uma pesquisa nos principais eventos de divulgação de ciências sobre os assuntos étnico-racial, África, Guiné-Bissau, raça, racismo e decolonialidade, concluiu-se que existem poucos trabalhos sobre estes temas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva conhecer um pouco mais da cultura, da educação, do ensino de ciências e física do país de Guiné-Bissau, a partir do relato via entrevista com um professor nascido em Guiné-Bissau, que está no Brasil desde 2006, sobre como foi sua vida escolar, suas motivações e dificuldades, além de explicar como é a estrutura de ensino e como é ensinado a física e as ciências durante os anos iniciais de estudo.
id UNSP_c0c2fcaa1bc78f8d25e1e29096875212
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239007
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineenseAspects of daily life, school system, science teaching and physics of Guinea-Bissau: reports of a guinean teacherEnsino de físicaGuiné-BissauDecolonialidadeEnsino de ciênciasLei 10639/2003Physics teachingScience teachingLaw 10639/2003DecolonialityA população negra é a maioria no Brasil, por conta disto, seria razoável imaginar que os costumes étnicos e culturais de origem africana fossem os mais comuns no país, mas vemos na prática que a realidade é outra, pois a cultura eurocêntrica é predominante nos países colonizados pelos europeus. Para contornar isso, movimentos negros lutaram por seus direitos durante os anos com pequenas, mas contínuas conquistas, sendo uma delas a lei 10639/2003 que se faz obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, para estimular o conhecimento da cultura da maioria, fugindo do eurocentrismo e tornando uma sociedade mais decolonial. Assim, ao fazer uma pesquisa nos principais eventos de divulgação de ciências sobre os assuntos étnico-racial, África, Guiné-Bissau, raça, racismo e decolonialidade, concluiu-se que existem poucos trabalhos sobre estes temas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva conhecer um pouco mais da cultura, da educação, do ensino de ciências e física do país de Guiné-Bissau, a partir do relato via entrevista com um professor nascido em Guiné-Bissau, que está no Brasil desde 2006, sobre como foi sua vida escolar, suas motivações e dificuldades, além de explicar como é a estrutura de ensino e como é ensinado a física e as ciências durante os anos iniciais de estudo.The black population is greater than others in Brazil, because of this, would be fair enough imagine the ethnic and cultural customs of African origins were the most common in the country, but it is not what we see in the reality, as the Eurocentric culture is predominant in countries colonized by the Europeans. To get around this, black movements fought for their rights during the years with small but continuous achievements, one of them is the Brazilian law 10639/2003 which makes mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture in schools, in order to stimulate knowledge of these cultures, fleeing Eurocentrism and make a more decolonial society. Thus, when we do a survey in the main dissemination science events about the subjects: ethnic-racial, Africa, Guinea-Bissau, race, racism and decoloniality, it was concluded that there are few works on these themes. Therefore, the present work aims to know a little more about culture, education, science and physics teaching in the country of Guinea-Bissau, from a report via interview with a teacher born in GuineaBissau, who has been in Brazil since 2006, about his life, motivations and difficulties, as well as explaining the teaching structure and how physics and science are taught during the early years of study.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Monica Abrantes Galindo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ávila, Warley2023-01-26T14:05:05Z2023-01-26T14:05:05Z2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:28:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239007Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-25T06:28:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
Aspects of daily life, school system, science teaching and physics of Guinea-Bissau: reports of a guinean teacher
title Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
spellingShingle Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
Ávila, Warley
Ensino de física
Guiné-Bissau
Decolonialidade
Ensino de ciências
Lei 10639/2003
Physics teaching
Science teaching
Law 10639/2003
Decoloniality
title_short Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
title_full Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
title_fullStr Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
title_full_unstemmed Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
title_sort Aspectos do cotidiano, sistema escolar, ensino de ciências e física de Guiné-Bissau: relatos de um professor guineense
author Ávila, Warley
author_facet Ávila, Warley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Monica Abrantes Galindo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Warley
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Guiné-Bissau
Decolonialidade
Ensino de ciências
Lei 10639/2003
Physics teaching
Science teaching
Law 10639/2003
Decoloniality
topic Ensino de física
Guiné-Bissau
Decolonialidade
Ensino de ciências
Lei 10639/2003
Physics teaching
Science teaching
Law 10639/2003
Decoloniality
description A população negra é a maioria no Brasil, por conta disto, seria razoável imaginar que os costumes étnicos e culturais de origem africana fossem os mais comuns no país, mas vemos na prática que a realidade é outra, pois a cultura eurocêntrica é predominante nos países colonizados pelos europeus. Para contornar isso, movimentos negros lutaram por seus direitos durante os anos com pequenas, mas contínuas conquistas, sendo uma delas a lei 10639/2003 que se faz obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, para estimular o conhecimento da cultura da maioria, fugindo do eurocentrismo e tornando uma sociedade mais decolonial. Assim, ao fazer uma pesquisa nos principais eventos de divulgação de ciências sobre os assuntos étnico-racial, África, Guiné-Bissau, raça, racismo e decolonialidade, concluiu-se que existem poucos trabalhos sobre estes temas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva conhecer um pouco mais da cultura, da educação, do ensino de ciências e física do país de Guiné-Bissau, a partir do relato via entrevista com um professor nascido em Guiné-Bissau, que está no Brasil desde 2006, sobre como foi sua vida escolar, suas motivações e dificuldades, além de explicar como é a estrutura de ensino e como é ensinado a física e as ciências durante os anos iniciais de estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
2023-01-26T14:05:05Z
2023-01-26T14:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239007
url http://hdl.handle.net/11449/239007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047435760566272