Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120704
Resumo: O trabalho de parto prematuro (TPP) é uma intercorrência obstétrica com etiologia multifatorial, que tem como principal complicação a prematuridade. A infecção da cavidade amniótica (CA) é um fator associado ao TPP e, nos últimos anos, trabalhos têm demonstrado a presença de diferentes espécies bacterianas no líquido amniótico (LA) de pacientes em TPP. O objetivo desse estudo foi identificar as espécies bacterianas presentes no líquido amniótico de gestantes em trabalho de parto prematuro. Foram incluídas, no grupo de estudo, 20 gestantes em TPP e como grupo controle, 20 gestantes, fora de trabalho de parto prematuro, com indicação para amniocentese transabdominal para avaliação da maturidade fetal. As pacientes foram atendidas no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no período de junho de 2005 a outubro de 2007. Para avaliação da presença de infecção na CA, foi realizada a reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras de líquido amniótico para detecção de Mycoplasma hominis, de Ureaplasma urealyticum e da seqüência conservada inter-espécie do gene RNAr 16S. Os produtos da reação de PCR para o gene RNAr 16S foram clonados para realização do seqüenciamento com a finalidade de identificar as espécies bacterianas da CA das gestantes incluídas no estudo. A incidência de TPP no período do estudo foi de 5,8%. No grupo TPP, a pesquisa de invasão microbiana da CA foi positiva para M. hominis (35,0%), U. urealyticum (15,0%) e gene RNAr 16S (30,0%), sendo todas as frequências superiores às encontradas no grupo controle (p<0,05). A pesquisa de microrganismos no LA através da pesquisa do gene bacteriano RNAr 16S revelou positividade de seis amostras de LA pertencente...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_c0d9d98c41884d0e7c619e1d14dcf31b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120704
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuroLíquido amnióticoParto prematuroInfecção bacterianaO trabalho de parto prematuro (TPP) é uma intercorrência obstétrica com etiologia multifatorial, que tem como principal complicação a prematuridade. A infecção da cavidade amniótica (CA) é um fator associado ao TPP e, nos últimos anos, trabalhos têm demonstrado a presença de diferentes espécies bacterianas no líquido amniótico (LA) de pacientes em TPP. O objetivo desse estudo foi identificar as espécies bacterianas presentes no líquido amniótico de gestantes em trabalho de parto prematuro. Foram incluídas, no grupo de estudo, 20 gestantes em TPP e como grupo controle, 20 gestantes, fora de trabalho de parto prematuro, com indicação para amniocentese transabdominal para avaliação da maturidade fetal. As pacientes foram atendidas no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no período de junho de 2005 a outubro de 2007. Para avaliação da presença de infecção na CA, foi realizada a reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras de líquido amniótico para detecção de Mycoplasma hominis, de Ureaplasma urealyticum e da seqüência conservada inter-espécie do gene RNAr 16S. Os produtos da reação de PCR para o gene RNAr 16S foram clonados para realização do seqüenciamento com a finalidade de identificar as espécies bacterianas da CA das gestantes incluídas no estudo. A incidência de TPP no período do estudo foi de 5,8%. No grupo TPP, a pesquisa de invasão microbiana da CA foi positiva para M. hominis (35,0%), U. urealyticum (15,0%) e gene RNAr 16S (30,0%), sendo todas as frequências superiores às encontradas no grupo controle (p<0,05). A pesquisa de microrganismos no LA através da pesquisa do gene bacteriano RNAr 16S revelou positividade de seis amostras de LA pertencente...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Márcia Guimarães da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]2015-03-23T15:27:47Z2015-03-23T15:27:47Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade. Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas- Modalidade Médica) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/120704000607760ramos_bra_tcc1_botib.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:20:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120704Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:20:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
title Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
spellingShingle Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]
Líquido amniótico
Parto prematuro
Infecção bacteriana
title_short Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
title_full Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
title_fullStr Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
title_full_unstemmed Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
title_sort Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro
author Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]
author_facet Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Márcia Guimarães da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Bruna Ribeiro de Andrade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Líquido amniótico
Parto prematuro
Infecção bacteriana
topic Líquido amniótico
Parto prematuro
Infecção bacteriana
description O trabalho de parto prematuro (TPP) é uma intercorrência obstétrica com etiologia multifatorial, que tem como principal complicação a prematuridade. A infecção da cavidade amniótica (CA) é um fator associado ao TPP e, nos últimos anos, trabalhos têm demonstrado a presença de diferentes espécies bacterianas no líquido amniótico (LA) de pacientes em TPP. O objetivo desse estudo foi identificar as espécies bacterianas presentes no líquido amniótico de gestantes em trabalho de parto prematuro. Foram incluídas, no grupo de estudo, 20 gestantes em TPP e como grupo controle, 20 gestantes, fora de trabalho de parto prematuro, com indicação para amniocentese transabdominal para avaliação da maturidade fetal. As pacientes foram atendidas no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no período de junho de 2005 a outubro de 2007. Para avaliação da presença de infecção na CA, foi realizada a reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras de líquido amniótico para detecção de Mycoplasma hominis, de Ureaplasma urealyticum e da seqüência conservada inter-espécie do gene RNAr 16S. Os produtos da reação de PCR para o gene RNAr 16S foram clonados para realização do seqüenciamento com a finalidade de identificar as espécies bacterianas da CA das gestantes incluídas no estudo. A incidência de TPP no período do estudo foi de 5,8%. No grupo TPP, a pesquisa de invasão microbiana da CA foi positiva para M. hominis (35,0%), U. urealyticum (15,0%) e gene RNAr 16S (30,0%), sendo todas as frequências superiores às encontradas no grupo controle (p<0,05). A pesquisa de microrganismos no LA através da pesquisa do gene bacteriano RNAr 16S revelou positividade de seis amostras de LA pertencente...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:27:47Z
2015-03-23T15:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade. Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas- Modalidade Médica) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/120704
000607760
ramos_bra_tcc1_botib.pdf
identifier_str_mv RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade. Infecção bacteriana da cavidade amniótica em gestantes com trabalho de parto prematuro. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas- Modalidade Médica) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
000607760
ramos_bra_tcc1_botib.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046929712545792