O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davolos, Maria Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243866
Resumo: A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva complexa que envolve diversas capacidades físicas. Dentre estas encontramos a força (explosiva e de resistência) como principais nesta modalidade. O presente estudo teve como objetivo descrever a organização do treinamento de força de equipes de GR do interior de São Paulo, apontando suas particularidades e similaridades. A partir da abordagem qualitativa, o estudo utilizou um questionário, respondido pelas treinadoras de três equipes da 4ª Região dos Jogos Regionais do estado de São Paulo. Em acréscimo, foi realizado uma análise documental dos planejamentos do treinamento das equipes. Os principais achados do estudo mostraram que a sessão de treinamento das equipes é dividida em 4 momentos, onde foi possível notar a semelhança entre diversos exercícios utilizados para o treinamento da força. Apesar dos exercícios de resistência de força estarem de acordo com as indicações da literatura, as informações quanto ao desenvolvimento da força explosiva trazem questionamentos quanto a sua efetividade em decorrência do volume e intensidade característicos dessa manifestação. Portanto, a partir desses resultados, podemos concluir que, as treinadoras planejam o treinamento, no geral, de forma apropriada, dando a devida importância ao treinamento de força. A resistência de força é trabalhada de forma adequada, entretanto, o trabalho da força explosiva pode ser questionado.
id UNSP_c137d8da904a20e9f9dff31fed7ba672
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243866
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São PauloStrength training in rhythmic gymnastics teams in the interior of São PauloEducação físicaGinásticaTreinamentoTreinamento esportivoForçaA Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva complexa que envolve diversas capacidades físicas. Dentre estas encontramos a força (explosiva e de resistência) como principais nesta modalidade. O presente estudo teve como objetivo descrever a organização do treinamento de força de equipes de GR do interior de São Paulo, apontando suas particularidades e similaridades. A partir da abordagem qualitativa, o estudo utilizou um questionário, respondido pelas treinadoras de três equipes da 4ª Região dos Jogos Regionais do estado de São Paulo. Em acréscimo, foi realizado uma análise documental dos planejamentos do treinamento das equipes. Os principais achados do estudo mostraram que a sessão de treinamento das equipes é dividida em 4 momentos, onde foi possível notar a semelhança entre diversos exercícios utilizados para o treinamento da força. Apesar dos exercícios de resistência de força estarem de acordo com as indicações da literatura, as informações quanto ao desenvolvimento da força explosiva trazem questionamentos quanto a sua efetividade em decorrência do volume e intensidade característicos dessa manifestação. Portanto, a partir desses resultados, podemos concluir que, as treinadoras planejam o treinamento, no geral, de forma apropriada, dando a devida importância ao treinamento de força. A resistência de força é trabalhada de forma adequada, entretanto, o trabalho da força explosiva pode ser questionado.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Antualpa, Kizzy Fernandes [UNESP]Bento-Soares, Daniela [UNESP]Deutsch, Silvia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Davolos, Maria Paula2023-06-01T16:35:31Z2023-06-01T16:35:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:07:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243866Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:26.621696Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
Strength training in rhythmic gymnastics teams in the interior of São Paulo
title O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
spellingShingle O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
Davolos, Maria Paula
Educação física
Ginástica
Treinamento
Treinamento esportivo
Força
title_short O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
title_full O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
title_fullStr O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
title_full_unstemmed O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
title_sort O treinamento de força em equipes de ginástica rítmica do interior de São Paulo
author Davolos, Maria Paula
author_facet Davolos, Maria Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antualpa, Kizzy Fernandes [UNESP]
Bento-Soares, Daniela [UNESP]
Deutsch, Silvia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Davolos, Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ginástica
Treinamento
Treinamento esportivo
Força
topic Educação física
Ginástica
Treinamento
Treinamento esportivo
Força
description A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva complexa que envolve diversas capacidades físicas. Dentre estas encontramos a força (explosiva e de resistência) como principais nesta modalidade. O presente estudo teve como objetivo descrever a organização do treinamento de força de equipes de GR do interior de São Paulo, apontando suas particularidades e similaridades. A partir da abordagem qualitativa, o estudo utilizou um questionário, respondido pelas treinadoras de três equipes da 4ª Região dos Jogos Regionais do estado de São Paulo. Em acréscimo, foi realizado uma análise documental dos planejamentos do treinamento das equipes. Os principais achados do estudo mostraram que a sessão de treinamento das equipes é dividida em 4 momentos, onde foi possível notar a semelhança entre diversos exercícios utilizados para o treinamento da força. Apesar dos exercícios de resistência de força estarem de acordo com as indicações da literatura, as informações quanto ao desenvolvimento da força explosiva trazem questionamentos quanto a sua efetividade em decorrência do volume e intensidade característicos dessa manifestação. Portanto, a partir desses resultados, podemos concluir que, as treinadoras planejam o treinamento, no geral, de forma apropriada, dando a devida importância ao treinamento de força. A resistência de força é trabalhada de forma adequada, entretanto, o trabalho da força explosiva pode ser questionado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-01T16:35:31Z
2023-06-01T16:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243866
url http://hdl.handle.net/11449/243866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128265838133248