As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Noemia Ramos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101429
Resumo: As transformações espaciais ocorridas mundialmente nos últimos anos levaram os intelectuais da Geografia a um amplo debate sobre o significado das categorias lugar, paisagem, território e região. Essas discussões foram introduzidas oficialmente entre os professores do Ensino Básico a partir de meados dos anos de 1990 com a elaboração e implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Geografia. No entanto isso não foi o suficiente para que as reflexões realizadas na universidade, a respeito dessas categorias, se concretizassem na prática dos professores que atuam no Ensino Fundamental. Através de uma investigação junto aos professores de Geografia das escolas estaduais da cidade de Marilia detectamos que as discussões existentes no âmbito do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao significado das categorias lugar, paisagem território e região, estão muito aquém daquelas realizadas no Ensino Superior. O que aponta para a existência de um desencontro teórico-metodológico entre a Geografia do Ensino Fundamental e a Geografia do Ensino Superior. Na busca de elementos explicativos para essa realidade nos deparamos com profundas contradições existentes no processo de formação continuada dos professores. Objetivando contribuir para uma melhor qualidade do ensino de Geografia, o presente trabalho promove a socialização dos resultados obtidos em nossa investigação.
id UNSP_c145462f99e9bcd995b4a620763c5bd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de MaríliaGeografiaLivros didaticosGeografia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoFormação continuada de professoresTeaching of geographyContinuing education process of teachersDidactic bookPCNs for geographyAs transformações espaciais ocorridas mundialmente nos últimos anos levaram os intelectuais da Geografia a um amplo debate sobre o significado das categorias lugar, paisagem, território e região. Essas discussões foram introduzidas oficialmente entre os professores do Ensino Básico a partir de meados dos anos de 1990 com a elaboração e implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Geografia. No entanto isso não foi o suficiente para que as reflexões realizadas na universidade, a respeito dessas categorias, se concretizassem na prática dos professores que atuam no Ensino Fundamental. Através de uma investigação junto aos professores de Geografia das escolas estaduais da cidade de Marilia detectamos que as discussões existentes no âmbito do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao significado das categorias lugar, paisagem território e região, estão muito aquém daquelas realizadas no Ensino Superior. O que aponta para a existência de um desencontro teórico-metodológico entre a Geografia do Ensino Fundamental e a Geografia do Ensino Superior. Na busca de elementos explicativos para essa realidade nos deparamos com profundas contradições existentes no processo de formação continuada dos professores. Objetivando contribuir para uma melhor qualidade do ensino de Geografia, o presente trabalho promove a socialização dos resultados obtidos em nossa investigação.The spatial transformations that have taken place worldwide in the last few years have led intellectuals of Geography to a broad debate about the meaning of the categories of place, landscape, territory and region. These discussions were officially introduced among teacher of Elementary Schools in mid-nineties with the implementation of the National Curriculum Parameters for Geography. However, that was not enough for the reflections made at Universities about these categories to become a reality in the practice of Elementary School teachers. In a research/investigation made with teachers of public schools in the city of Marília, we detected that the existing discussions in Elementary Schools concerning the meaning of the categories of place, landscape, territory and region are far from those made at colleges. This indicates that there is a theoreticalmethodological divergence between Geography taught at Elementary Schools and Geography taught at colleges. Looking for an explanation for this reality, we found profound contradictions in the continuing education process of the teachers. Aiming at contributing to a better quality of the teaching of Geography, this present paper promotes the socialization of the results obtained in our research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Noemia Ramos [UNESP]2014-06-11T19:31:27Z2014-06-11T19:31:27Z2007-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 f. : il.application/pdfVIEIRA, Noemia Ramos. As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília. 2007. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/101429000498385vieira_nr_dr_prud.pdf33004129042P3283676480008458555872869626597630000-0002-3565-4018Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:25:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:54:48.775201Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
title As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
spellingShingle As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
Vieira, Noemia Ramos [UNESP]
Geografia
Livros didaticos
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Teaching of geography
Continuing education process of teachers
Didactic book
PCNs for geography
title_short As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
title_full As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
title_fullStr As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
title_full_unstemmed As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
title_sort As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília
author Vieira, Noemia Ramos [UNESP]
author_facet Vieira, Noemia Ramos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Noemia Ramos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Livros didaticos
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Teaching of geography
Continuing education process of teachers
Didactic book
PCNs for geography
topic Geografia
Livros didaticos
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Teaching of geography
Continuing education process of teachers
Didactic book
PCNs for geography
description As transformações espaciais ocorridas mundialmente nos últimos anos levaram os intelectuais da Geografia a um amplo debate sobre o significado das categorias lugar, paisagem, território e região. Essas discussões foram introduzidas oficialmente entre os professores do Ensino Básico a partir de meados dos anos de 1990 com a elaboração e implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Geografia. No entanto isso não foi o suficiente para que as reflexões realizadas na universidade, a respeito dessas categorias, se concretizassem na prática dos professores que atuam no Ensino Fundamental. Através de uma investigação junto aos professores de Geografia das escolas estaduais da cidade de Marilia detectamos que as discussões existentes no âmbito do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao significado das categorias lugar, paisagem território e região, estão muito aquém daquelas realizadas no Ensino Superior. O que aponta para a existência de um desencontro teórico-metodológico entre a Geografia do Ensino Fundamental e a Geografia do Ensino Superior. Na busca de elementos explicativos para essa realidade nos deparamos com profundas contradições existentes no processo de formação continuada dos professores. Objetivando contribuir para uma melhor qualidade do ensino de Geografia, o presente trabalho promove a socialização dos resultados obtidos em nossa investigação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-09
2014-06-11T19:31:27Z
2014-06-11T19:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Noemia Ramos. As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília. 2007. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/101429
000498385
vieira_nr_dr_prud.pdf
33004129042P3
2836764800084585
5587286962659763
0000-0002-3565-4018
identifier_str_mv VIEIRA, Noemia Ramos. As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília. 2007. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000498385
vieira_nr_dr_prud.pdf
33004129042P3
2836764800084585
5587286962659763
0000-0002-3565-4018
url http://hdl.handle.net/11449/101429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128289331478528