Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136157
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858149.pdf
Resumo: Dracena, located in Presidente Prudente's region and founded in 1945, is a coffe and cotton's expansion and had your development by the advance of the Paulista Company of Railroads' tracks. For a long time the train was part of the city's and people's daily life. However, with the decline of rail trasport, the train station and a whole have become spaces without meaning and use. Thus, this final graduation work os Architecural and Urbanism course, aims to reintegrate in the urban área of Dracena Station and upgrade their space. To this end, based on the critical restoration theories and the projective references chosen were proposed the restoration of the railway station building and the creation of na annex for the Department of Culture. To enable the reintegration of the area into the urban fabric was proposed to create a linear park that provides a leisure space above the city and the lack of green areas. Preserving these spaces in a time when changes occur so quickly means keeping alive the memory and history of cities and allow new generations to take notice
id UNSP_c1845b77722cb8e464d3315b17b22fa6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136157
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atualArquiteturaCompanhia Paulista de Estradas de FerroFerrovias - Dracena (SP)Ferrovias - PreservaçãoDracena, located in Presidente Prudente's region and founded in 1945, is a coffe and cotton's expansion and had your development by the advance of the Paulista Company of Railroads' tracks. For a long time the train was part of the city's and people's daily life. However, with the decline of rail trasport, the train station and a whole have become spaces without meaning and use. Thus, this final graduation work os Architecural and Urbanism course, aims to reintegrate in the urban área of Dracena Station and upgrade their space. To this end, based on the critical restoration theories and the projective references chosen were proposed the restoration of the railway station building and the creation of na annex for the Department of Culture. To enable the reintegration of the area into the urban fabric was proposed to create a linear park that provides a leisure space above the city and the lack of green areas. Preserving these spaces in a time when changes occur so quickly means keeping alive the memory and history of cities and allow new generations to take noticeDracena, localizada na região de Presidente Prudente e fundada em 1945, é fruto da expansão cafeeira e algodoeira e teve seu desenvolvimento marcado pelo avanço dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Durante muito tempo o trem fez parte do cotidiano da cidade e de seus citadinos. Porém, com o declínio do transporte ferroviário, a Estação Ferroviária e seu conjunto tornaram-se espaços sem significado e uso. Dessa forma, este trabalho final de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo reinserir na malha urbana a área da Estação de Dracena e requalificar seus espaços. Para tal, com base nas teorias de restauro crítico e nas referências projetuais escolhidas, foram propostas a restauração do prédio da Estação Ferroviária e a criação de um anexo destinado à Secretaria de Cultura. Para possibilitar a reintegração da área à malha urbana foi proposta a criação de um parque linear que propicie um espaço de lazer à cidade e supra a carência de áreas verdes. Preservar esses espaços em uma época em que as mudanças ocorrem tão rapidamente significa manter viva a memória e a história das cidades e permitir que as novas gerações possam tomar conhecimentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hirao, Hélio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]2016-03-08T12:50:50Z2016-03-08T12:50:50Z2015-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMUÑOZ, Luiza Sobhie. Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136157000858149http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858149.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T18:29:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-19T18:29:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
title Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
spellingShingle Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
Arquitetura
Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Ferrovias - Dracena (SP)
Ferrovias - Preservação
title_short Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
title_full Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
title_fullStr Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
title_full_unstemmed Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
title_sort Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual
author Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
author_facet Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hirao, Hélio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Ferrovias - Dracena (SP)
Ferrovias - Preservação
topic Arquitetura
Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Ferrovias - Dracena (SP)
Ferrovias - Preservação
description Dracena, located in Presidente Prudente's region and founded in 1945, is a coffe and cotton's expansion and had your development by the advance of the Paulista Company of Railroads' tracks. For a long time the train was part of the city's and people's daily life. However, with the decline of rail trasport, the train station and a whole have become spaces without meaning and use. Thus, this final graduation work os Architecural and Urbanism course, aims to reintegrate in the urban área of Dracena Station and upgrade their space. To this end, based on the critical restoration theories and the projective references chosen were proposed the restoration of the railway station building and the creation of na annex for the Department of Culture. To enable the reintegration of the area into the urban fabric was proposed to create a linear park that provides a leisure space above the city and the lack of green areas. Preserving these spaces in a time when changes occur so quickly means keeping alive the memory and history of cities and allow new generations to take notice
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
2016-03-08T12:50:50Z
2016-03-08T12:50:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUÑOZ, Luiza Sobhie. Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136157
000858149
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858149.pdf
identifier_str_mv MUÑOZ, Luiza Sobhie. Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000858149
url http://hdl.handle.net/11449/136157
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858149.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649835466752000