Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Tatiana Schneider Vieira De
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Anna Maria Pessoa De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040009
http://hdl.handle.net/11449/158147
Resumo: Abstract: Student's graphic representations must be analyzed based on evidences and represent one of the ways of communication in the classroom. With qualitative approach and a case study perspective, an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS) was structured for the students of 1st year of elementary school. At the end of classes, students had developed graphic representations, analyzed from a categorization process. These drawings, in association with the student's speech, had been able to communicate activities, concerning both the studied living being and the materials used in the inquiry-based process. The skills used by the students in their graphic representations are necessary tools for the engagement with scientific culture. Therefore, it is believed that the preparation of drawings, as a way to record, must be encouraged from the early years of the elementary school, leading to the building of new concepts and the growing engagement in scientific literacy.
id UNSP_c1c8b5d9e4a63260e6ae18a80e41d2ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158147
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunosScientific inquiry to the first year of elementary school: an articulation between students' speeches and graphical representationsScience teachingScientific inquiryGraphic representationsElementary schoolEnsino de ciênciasInvestigação científicaRepresentações gráficasEnsino fundamentalAbstract: Student's graphic representations must be analyzed based on evidences and represent one of the ways of communication in the classroom. With qualitative approach and a case study perspective, an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS) was structured for the students of 1st year of elementary school. At the end of classes, students had developed graphic representations, analyzed from a categorization process. These drawings, in association with the student's speech, had been able to communicate activities, concerning both the studied living being and the materials used in the inquiry-based process. The skills used by the students in their graphic representations are necessary tools for the engagement with scientific culture. Therefore, it is believed that the preparation of drawings, as a way to record, must be encouraged from the early years of the elementary school, leading to the building of new concepts and the growing engagement in scientific literacy.Resumo: Os registros gráficos dos alunos devem ser analisados com base em evidências e representam um dos modos de comunicação em sala de aula. Com enfoque qualitativo e perspectiva de estudo de caso, estruturou-se uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Ao término das aulas, os alunos elaboraram registros gráficos, analisados a partir de um processo de categorização. Esses desenhos, em associação com as falas dos alunos, foram capazes de comunicar as atividades realizadas, tanto no que diz respeito ao ser vivo estudado, como em relação aos materiais utilizados no processo de investigação. As habilidades empregadas pelos alunos em suas representações gráficas são ferramentas necessárias para o envolvimento com a cultura científica. Acredita-se que a elaboração de desenhos, como forma de registro, deve ser fomentada desde os primeiros anos do EF, visando a construção de novos conceitos e o envolvimento crescente com processos de Alfabetização Científica (AC).Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de DidáticaUniversidade de São Paulo Faculdade de Educação Departamento de Metodologia do Ensino e Educação ComparadaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de DidáticaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Moraes, Tatiana Schneider Vieira DeCarvalho, Anna Maria Pessoa De2018-11-12T17:28:32Z2018-11-12T17:28:32Z2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article941-961application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 23, n. 4, p. 941-961, 2017.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/15814710.1590/1516-731320170040009S1516-73132017000400941S1516-73132017000400941.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:13:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:13:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
Scientific inquiry to the first year of elementary school: an articulation between students' speeches and graphical representations
title Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
spellingShingle Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
Moraes, Tatiana Schneider Vieira De
Science teaching
Scientific inquiry
Graphic representations
Elementary school
Ensino de ciências
Investigação científica
Representações gráficas
Ensino fundamental
title_short Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
title_full Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
title_fullStr Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
title_full_unstemmed Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
title_sort Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos
author Moraes, Tatiana Schneider Vieira De
author_facet Moraes, Tatiana Schneider Vieira De
Carvalho, Anna Maria Pessoa De
author_role author
author2 Carvalho, Anna Maria Pessoa De
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Tatiana Schneider Vieira De
Carvalho, Anna Maria Pessoa De
dc.subject.por.fl_str_mv Science teaching
Scientific inquiry
Graphic representations
Elementary school
Ensino de ciências
Investigação científica
Representações gráficas
Ensino fundamental
topic Science teaching
Scientific inquiry
Graphic representations
Elementary school
Ensino de ciências
Investigação científica
Representações gráficas
Ensino fundamental
description Abstract: Student's graphic representations must be analyzed based on evidences and represent one of the ways of communication in the classroom. With qualitative approach and a case study perspective, an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS) was structured for the students of 1st year of elementary school. At the end of classes, students had developed graphic representations, analyzed from a categorization process. These drawings, in association with the student's speech, had been able to communicate activities, concerning both the studied living being and the materials used in the inquiry-based process. The skills used by the students in their graphic representations are necessary tools for the engagement with scientific culture. Therefore, it is believed that the preparation of drawings, as a way to record, must be encouraged from the early years of the elementary school, leading to the building of new concepts and the growing engagement in scientific literacy.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
2018-11-12T17:28:32Z
2018-11-12T17:28:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040009
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 23, n. 4, p. 941-961, 2017.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/158147
10.1590/1516-731320170040009
S1516-73132017000400941
S1516-73132017000400941.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040009
http://hdl.handle.net/11449/158147
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 23, n. 4, p. 941-961, 2017.
1516-7313
10.1590/1516-731320170040009
S1516-73132017000400941
S1516-73132017000400941.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 941-961
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046544019030016