A construção da cidade de São Paulo na poesia de Oswald de Andrade e Roberto Piva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213497 |
Resumo: | Esta dissertação teve por objetivo a seleção e análise dos poemas que exploram a temática da cidade de São Paulo nas obras Pau-Brasil (1925), do modernista Oswald de Andrade (1890-1954), e Paranoia (1963), do poeta da Geração de 60, Roberto Piva (1937-2010). A temática urbana, relevante para Baudelaire e os simbolistas franceses, foi retomada na poesia oswaldiana e piviana, que se valeram de projetos literários diferentes quando interpretaram São Paulo, o espaço em comum entre os dois poetas. As obras escolhidas compõem o corpus do trabalho, e a escolha delas justifica-se pela importância de representarem a estreia literária de ambos, e a relevância de conter poemas que ora se localizam na cidade paulistana, ora fazem menção a ela, resultando em angulações diferentes sobre o mesmo objeto de estudo. Foram analisados cinco (5) poemas do poeta modernista: “pobre alimária”, “anhangabaú”, “atelier”, “aperitivo” e “hípica”. Para o poeta experimentalista, foram selecionados três (3) poemas. Este número é inferior pela extensão de seus poemas, com um volume de versos maior do que o estilo de Oswald. São eles: “Visão de São Paulo à noite – Poema antropófago sob narcótico”, “Praça da República dos meus sonhos” e “Paisagem em 78 R.P.M.”. O estudo teórico de poesia foi fundamentado pela análise crítica analítica de Antonio Candido, juntamente dos escritos de Alfredo Bosi, Octavio Paz, bem como os estudos específicos e aprofundados sobre a peculiaridade de cada poeta e sua época na poesia brasileira, como Haroldo de Campos, Roberto Schwarz, Davi Arrigucci Jr., Paulo Franchetti etc. A ideia de modernidade foi trabalhada, assim como a concepção de moderno e Modernismo, três conceitos fundamentais para entender melhor a relação da lírica moderna com a cidade. Deste modo, tais conceitos foram baseados por meio dos escritos de Charles Baudelaire, Marshall Berman, Hans Robert Jauss e Walter Benjamin, a fim de entender como está configurada tal lírica na construção de São Paulo, considerando que politicamente e socialmente são duas épocas distintas, mas igualmente turbulentas, o que ocasionará em propostas e ideias díspares. |
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A construção da cidade de São Paulo na poesia de Oswald de Andrade e Roberto PivaThe construction of the city of São Paulo in the poetry of Oswald de Andrade and Roberto PivaPoesia brasileiraOswald de AndradeRoberto PivaCidade de São PauloEstudo comparativoBrazilian poetryCity of São PauloComparative studyEsta dissertação teve por objetivo a seleção e análise dos poemas que exploram a temática da cidade de São Paulo nas obras Pau-Brasil (1925), do modernista Oswald de Andrade (1890-1954), e Paranoia (1963), do poeta da Geração de 60, Roberto Piva (1937-2010). A temática urbana, relevante para Baudelaire e os simbolistas franceses, foi retomada na poesia oswaldiana e piviana, que se valeram de projetos literários diferentes quando interpretaram São Paulo, o espaço em comum entre os dois poetas. As obras escolhidas compõem o corpus do trabalho, e a escolha delas justifica-se pela importância de representarem a estreia literária de ambos, e a relevância de conter poemas que ora se localizam na cidade paulistana, ora fazem menção a ela, resultando em angulações diferentes sobre o mesmo objeto de estudo. Foram analisados cinco (5) poemas do poeta modernista: “pobre alimária”, “anhangabaú”, “atelier”, “aperitivo” e “hípica”. Para o poeta experimentalista, foram selecionados três (3) poemas. Este número é inferior pela extensão de seus poemas, com um volume de versos maior do que o estilo de Oswald. São eles: “Visão de São Paulo à noite – Poema antropófago sob narcótico”, “Praça da República dos meus sonhos” e “Paisagem em 78 R.P.M.”. O estudo teórico de poesia foi fundamentado pela análise crítica analítica de Antonio Candido, juntamente dos escritos de Alfredo Bosi, Octavio Paz, bem como os estudos específicos e aprofundados sobre a peculiaridade de cada poeta e sua época na poesia brasileira, como Haroldo de Campos, Roberto Schwarz, Davi Arrigucci Jr., Paulo Franchetti etc. A ideia de modernidade foi trabalhada, assim como a concepção de moderno e Modernismo, três conceitos fundamentais para entender melhor a relação da lírica moderna com a cidade. Deste modo, tais conceitos foram baseados por meio dos escritos de Charles Baudelaire, Marshall Berman, Hans Robert Jauss e Walter Benjamin, a fim de entender como está configurada tal lírica na construção de São Paulo, considerando que politicamente e socialmente são duas épocas distintas, mas igualmente turbulentas, o que ocasionará em propostas e ideias díspares.This thesis had for an object the selection and analysis of poems that explore the City of São Paulo thematic in the works Pau-Brasil (1925), from the modernist Oswald de Andrade (1890-1954), and Paranoia (1963), from the 60’s Generation poet, Roberto Piva (1937-2010). The urban thematic, relevant for Baudelaire and French symbolists, was reclaimed in the poetries of Oswald and Piva, who relied in different literary projects when interpreting São Paulo, a common space among both poets. The chosen works are part of this work’s corpus, and their choice is justified by the importance they carry for representing both literary debuts, and the relevance of containing poems that either take place in São Paulo, or mention it, resulting in different angles on the same study object. 5 (five) poems of the modernist poet were analysed: “pobre alimária”, “anhangabaú”, “atelier”, “aperitivo” and “hípica”. For the experimentalist poet, 3 (three) poems were selected. This number is inferior because of how large his poems are, with more verses when compared to Oswald’s style. These are: “Visão de São Paulo à noite – Poema antropófago sob narcótico”, “Praça da República dos meus sonhos” and “Paisagem em 78 R.P.M.”. The theoretical study of poetry was reasoned by the analytical critical analysis of Antonio Candido, along with the writings of Alfredo Bosi, Octavio Paz, as well as specific and profound studies on the peculiarity of each poet and their time in the Brazilian poetry, such as Haroldo de Campos, Roberto Schwarz, Davi Arrigucci Jr., Paulo Franchetti etc. The idea of Modernity has been worked, as well as the conceptions of Modern and Modernism, three fundamental concepts for better understanding the relation between modern lyric and the city. Therefore, such concepts were based through the writings of Charles Baudelaire, Marshall Berman, Hans Robert Jauss and Walter Benjamin, so it can be understood how such lyric is set in the construction of São Paulo, considering that these are two different times, political and socially, however equally turbulent, which will result in disparate proposals and ideas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Antônio Donizeti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Fernanda Scheluchuak [UNESP]2021-07-20T18:05:53Z2021-07-20T18:05:53Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21349733004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:51:43.681725Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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