Romances-folhetins de “bom tom” para o encanto do “belo sexo”: reflexões sobre as narrativas produzidas por João Manuel Pereira da Silva.
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255069 |
Resumo: | Esta tese tem o objetivo de estudar narrativas de ficção publicadas nos periódicos da primeira metade do século XIX pelo escritor, historiador e político João Manuel Pereira da Silva. Após um primeiro contato com o corpus, observamos que ele se dividia em três grandes eixos temáticos: narrativas fantásticas, sociais e históricas. Essa divisão foi considerada para a execução deste trabalho. A partir disso, iniciamos uma investigação de um dos critérios de julgamento para a avaliação da qualidade da prosa da época, a moralidade. Verificamos que as narrativas fazem uso do aparato de leis em vigor na época, o Código de Ordenações Filipino, e também interpõem as regras religiosas da fé em voga, a da Igreja Católica. Estudando o “projeto moralista” de Pereira da Silva, constatamos que as convenções norteadoras da prosa ficcional de Silva, estavam na esteira da ideia, muito utilizada pelos periódicos do século XIX, de instruir e divertir ao mesmo tempo. Nessa época, já se tinha em mente que a literatura tem um poder corruptor e dessa maneira, poderia moldar decisões ou, ainda, emprestar ideias a quem não as tem. Assim, era de bom tom que a disseminação de conceitos fosse referente ao princípio moralista do convívio na sociedade oitocentista. |
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Romances-folhetins de “bom tom” para o encanto do “belo sexo”: reflexões sobre as narrativas produzidas por João Manuel Pereira da Silva.Romanzi seriali di “buon tono” per il fascino del “gentil sesso”: riflessioni sulle narrazioni prodotte da João Manuel Pereira da SilvaPereira da SilvaNarrativas brasileirasHistória e literaturaLiteratura e jornalismoBrazilian narrativesLiterature and historyLiterature and journalismEsta tese tem o objetivo de estudar narrativas de ficção publicadas nos periódicos da primeira metade do século XIX pelo escritor, historiador e político João Manuel Pereira da Silva. Após um primeiro contato com o corpus, observamos que ele se dividia em três grandes eixos temáticos: narrativas fantásticas, sociais e históricas. Essa divisão foi considerada para a execução deste trabalho. A partir disso, iniciamos uma investigação de um dos critérios de julgamento para a avaliação da qualidade da prosa da época, a moralidade. Verificamos que as narrativas fazem uso do aparato de leis em vigor na época, o Código de Ordenações Filipino, e também interpõem as regras religiosas da fé em voga, a da Igreja Católica. Estudando o “projeto moralista” de Pereira da Silva, constatamos que as convenções norteadoras da prosa ficcional de Silva, estavam na esteira da ideia, muito utilizada pelos periódicos do século XIX, de instruir e divertir ao mesmo tempo. Nessa época, já se tinha em mente que a literatura tem um poder corruptor e dessa maneira, poderia moldar decisões ou, ainda, emprestar ideias a quem não as tem. Assim, era de bom tom que a disseminação de conceitos fosse referente ao princípio moralista do convívio na sociedade oitocentista.This Ph. D. dissertation aims at studying the fictional narratives published in the newspapers of the first half of the 19th century by the writer, historian, and politician João Manuel Pereira da Silva. After an initial contact with the corpus, it was observed that it could be divided into three major thematic axes: fantastic, social, and historical narratives. This division wastaken into account in the execution of this dissertation. Then, an investigation related to morality, one of the criteria for evaluating the quality of prose during that period, was conducted the conclusion was that the narratives make use of the technique used at the time, the "Philippine Ordenation Code" and also incorporate the religious rules of the prevailing faith, that is, of the Catholic Church. By studying Pereira da Silva's "moralistic project," it was noticed that the conventions that Silva's fictional prose followed the idea, widely used by 19th-century newspapers, of instructing and entertaining at the same time. During this period, it was already understood that literature has a corrupting power and could shape decisions or even lend ideas to those who do not possess them. Therefore, it was considered proper to disseminate concepts related to the moral principles of the 19th-century society in a favorable manner.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wimmer, NormaPorto, Jakeline Longo2024-04-10T13:47:10Z2024-04-10T13:47:10Z2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPORTO, Jakeline Longo. Romances-folhetins de “bom tom” para o encanto do “belo sexo”: reflexões sobre as narrativas produzidas por João Manuel Pereira da Silva. (Doutorado em Letras). 2024. 137 f. - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-11T06:14:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-11T06:14:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta tese tem o objetivo de estudar narrativas de ficção publicadas nos periódicos da primeira metade do século XIX pelo escritor, historiador e político João Manuel Pereira da Silva. Após um primeiro contato com o corpus, observamos que ele se dividia em três grandes eixos temáticos: narrativas fantásticas, sociais e históricas. Essa divisão foi considerada para a execução deste trabalho. A partir disso, iniciamos uma investigação de um dos critérios de julgamento para a avaliação da qualidade da prosa da época, a moralidade. Verificamos que as narrativas fazem uso do aparato de leis em vigor na época, o Código de Ordenações Filipino, e também interpõem as regras religiosas da fé em voga, a da Igreja Católica. Estudando o “projeto moralista” de Pereira da Silva, constatamos que as convenções norteadoras da prosa ficcional de Silva, estavam na esteira da ideia, muito utilizada pelos periódicos do século XIX, de instruir e divertir ao mesmo tempo. Nessa época, já se tinha em mente que a literatura tem um poder corruptor e dessa maneira, poderia moldar decisões ou, ainda, emprestar ideias a quem não as tem. Assim, era de bom tom que a disseminação de conceitos fosse referente ao princípio moralista do convívio na sociedade oitocentista. |
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