Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freschi, Ana Carolina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244775
Resumo: No contexto de teletandem institucional integrado (TTDii), universitários brasileiros (aprendizes de uma língua estrangeira) encontram-se virtualmente com universitários de outros países (aprendizes de língua portuguesa) para aprenderem a língua do outro por meio de uma série de tarefas integradas às disciplinas de língua estrangeira (ARANHA; CAVALARI, 2014; CAVALARI; ARANHA, 2016). Entre essas tarefas, destacam-se os diários de aprendizagem escritos após cada encontro e as sessões de mediação (reuniões de discussão entre o professor e os alunos). Os estudos realizados por Cavalari (2019) e Cavalari e Aranha (2022) revelam a importância da avaliação formativa, que ocorre por meio do feedback e dos momentos de contingência (interação formativa) (BLACK; WILIAM, 2009), para a aprendizagem em TTDii. No entanto, tais investigações não discutem o feedback do ponto de vista teórico-metodológico da avaliação formativa e nem mostram como esse feedback é usado nas sessões de mediação para a criação dos momentos de contingência. Desse modo, esta tese tem como objetivo caracterizar a avaliação formativa promovida pelo professor por meio dos diários de aprendizagem e das sessões de mediação. De maneira específica, neste estudo, busca-se caracterizar (i) o feedback formativo oferecido pelo professor aos diários de aprendizagem (com base em Hattie e Timperley, 2007, que discutem o feedback na perspectiva formativa) e (ii) como esse feedback é usado nas sessões de mediação. Os resultados apontam que, nos diários de aprendizagem, há três níveis de feedback (processamento da tarefa, autorregulação e pessoal) e a perspectiva Feed Forward (o que pode ser feito para melhorar o progresso de aprendizagem) é a mais mobilizada. Os resultados ainda mostram que, nas sessões de mediação, os feedbacks ao processamento da tarefa e à autorregulação são os que podem promover momentos de contingência. Desse modo, compreende-se que o processo de ensino-aprendizagem em contextos telecolaborativos, como o TTDii, está relacionado não só aos próprios aprendizes e aos seus parceiros, mas também ao professor-mediador, quem pode auxiliar os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.
id UNSP_c2fd56801c50dbc09bb878d3cda60a60
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integradoAssessment and virtual exchange: a case study on formative assessment in institutional integrated teletandemIntercâmbio virtualTeletandem institucional integradoAvaliação formativaFeedbackMomento de contingênciaVirtual exchangeInstitutional integrated teletandemFormative assessmentMoments of contingencyNo contexto de teletandem institucional integrado (TTDii), universitários brasileiros (aprendizes de uma língua estrangeira) encontram-se virtualmente com universitários de outros países (aprendizes de língua portuguesa) para aprenderem a língua do outro por meio de uma série de tarefas integradas às disciplinas de língua estrangeira (ARANHA; CAVALARI, 2014; CAVALARI; ARANHA, 2016). Entre essas tarefas, destacam-se os diários de aprendizagem escritos após cada encontro e as sessões de mediação (reuniões de discussão entre o professor e os alunos). Os estudos realizados por Cavalari (2019) e Cavalari e Aranha (2022) revelam a importância da avaliação formativa, que ocorre por meio do feedback e dos momentos de contingência (interação formativa) (BLACK; WILIAM, 2009), para a aprendizagem em TTDii. No entanto, tais investigações não discutem o feedback do ponto de vista teórico-metodológico da avaliação formativa e nem mostram como esse feedback é usado nas sessões de mediação para a criação dos momentos de contingência. Desse modo, esta tese tem como objetivo caracterizar a avaliação formativa promovida pelo professor por meio dos diários de aprendizagem e das sessões de mediação. De maneira específica, neste estudo, busca-se caracterizar (i) o feedback formativo oferecido pelo professor aos diários de aprendizagem (com base em Hattie e Timperley, 2007, que discutem o feedback na perspectiva formativa) e (ii) como esse feedback é usado nas sessões de mediação. Os resultados apontam que, nos diários de aprendizagem, há três níveis de feedback (processamento da tarefa, autorregulação e pessoal) e a perspectiva Feed Forward (o que pode ser feito para melhorar o progresso de aprendizagem) é a mais mobilizada. Os resultados ainda mostram que, nas sessões de mediação, os feedbacks ao processamento da tarefa e à autorregulação são os que podem promover momentos de contingência. Desse modo, compreende-se que o processo de ensino-aprendizagem em contextos telecolaborativos, como o TTDii, está relacionado não só aos próprios aprendizes e aos seus parceiros, mas também ao professor-mediador, quem pode auxiliar os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.In the context of institutional integrated teletandem (iiTTD), Brazilian university students (learners of a foreign language) virtually meet university students from other countries (learners of Portuguese) to learn the other's language through a series of tasks integrated with foreign language subjects (ARANHA; CAVALARI, 2014; CAVALARI; ARANHA, 2016). Among these tasks, we highlight learning diaries written after each meeting and mediation sessions (discussion meetings between teacher and students). The studies conducted by Cavalari (2019) and Cavalari and Aranha (2022) reveal the importance of formative assessment, which occurs through feedback and moments of contingency (formative interaction) (BLACK; WILIAM, 2009), for learning in TTDii. However, such investigations do not discuss feedback from the theoretical-methodological point of view of formative assessment nor do they show how this feedback is used in mediation sessions for the creation of contingency moments. Thus, this thesis aims to characterize the formative assessment promoted by the teacher through learning diaries and mediation sessions. Specifically, this study seeks to characterize (i) the formative feedback offered by the teacher to the learning diaries (based on Hattie and Timperley, 2007, who discuss feedback from a formative perspective) and (ii) how this feedback is used in mediation sessions. The results indicate that in the learning diaries there are three levels of feedback (task processing, self-regulation and personal) and the Feed Forward perspective (what can be done to improve learning progress) is the most mobilized. Results also show that, in mediation sessions, feedbacks to task processing and self-regulation are the ones that can promote moments of contingency. Thus, it is understood that the teaching-learning process in telecollaborative contexts, such as TTDii, is related not only to the learners themselves and their partners, but also to the teacher-mediator, who can help students achieve their learning goals.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Suzi Marques Spatti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freschi, Ana Carolina2023-07-26T15:13:27Z2023-07-26T15:13:27Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24477533004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:11:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:30:29.881985Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
Assessment and virtual exchange: a case study on formative assessment in institutional integrated teletandem
title Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
spellingShingle Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
Freschi, Ana Carolina
Intercâmbio virtual
Teletandem institucional integrado
Avaliação formativa
Feedback
Momento de contingência
Virtual exchange
Institutional integrated teletandem
Formative assessment
Moments of contingency
title_short Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
title_full Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
title_fullStr Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
title_full_unstemmed Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
title_sort Avaliação e intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre avaliação formativa no teletandem institucional integrado
author Freschi, Ana Carolina
author_facet Freschi, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalari, Suzi Marques Spatti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freschi, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Intercâmbio virtual
Teletandem institucional integrado
Avaliação formativa
Feedback
Momento de contingência
Virtual exchange
Institutional integrated teletandem
Formative assessment
Moments of contingency
topic Intercâmbio virtual
Teletandem institucional integrado
Avaliação formativa
Feedback
Momento de contingência
Virtual exchange
Institutional integrated teletandem
Formative assessment
Moments of contingency
description No contexto de teletandem institucional integrado (TTDii), universitários brasileiros (aprendizes de uma língua estrangeira) encontram-se virtualmente com universitários de outros países (aprendizes de língua portuguesa) para aprenderem a língua do outro por meio de uma série de tarefas integradas às disciplinas de língua estrangeira (ARANHA; CAVALARI, 2014; CAVALARI; ARANHA, 2016). Entre essas tarefas, destacam-se os diários de aprendizagem escritos após cada encontro e as sessões de mediação (reuniões de discussão entre o professor e os alunos). Os estudos realizados por Cavalari (2019) e Cavalari e Aranha (2022) revelam a importância da avaliação formativa, que ocorre por meio do feedback e dos momentos de contingência (interação formativa) (BLACK; WILIAM, 2009), para a aprendizagem em TTDii. No entanto, tais investigações não discutem o feedback do ponto de vista teórico-metodológico da avaliação formativa e nem mostram como esse feedback é usado nas sessões de mediação para a criação dos momentos de contingência. Desse modo, esta tese tem como objetivo caracterizar a avaliação formativa promovida pelo professor por meio dos diários de aprendizagem e das sessões de mediação. De maneira específica, neste estudo, busca-se caracterizar (i) o feedback formativo oferecido pelo professor aos diários de aprendizagem (com base em Hattie e Timperley, 2007, que discutem o feedback na perspectiva formativa) e (ii) como esse feedback é usado nas sessões de mediação. Os resultados apontam que, nos diários de aprendizagem, há três níveis de feedback (processamento da tarefa, autorregulação e pessoal) e a perspectiva Feed Forward (o que pode ser feito para melhorar o progresso de aprendizagem) é a mais mobilizada. Os resultados ainda mostram que, nas sessões de mediação, os feedbacks ao processamento da tarefa e à autorregulação são os que podem promover momentos de contingência. Desse modo, compreende-se que o processo de ensino-aprendizagem em contextos telecolaborativos, como o TTDii, está relacionado não só aos próprios aprendizes e aos seus parceiros, mas também ao professor-mediador, quem pode auxiliar os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26T15:13:27Z
2023-07-26T15:13:27Z
2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244775
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/244775
identifier_str_mv 33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128939408752640