Formação moral e educação: um estudo a partir da filosofia prática de Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Renata Cristina Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104809
Resumo: O presente estudo se propõe a explorar e expor a Filosofia Prática de Kant e a sua Doutrina da Educação. Abordaremos o pensamento prático kantiano examinando: i) a sua concepção de moralidade e de educação; ii) a possibilidade, de acordo com o filósofo, da formação moral do educando e do alcance da ética mediante a educação; iii) o exame do ser humano enquanto o ser da liberdade – moral e livre – na filosofia de Kant, ou seja, da educação para o fim ou a destinação da natureza humana. O alcance da ética, isto é, a ação em geral com valor moral, via educação, parece ser possível, segundo Kant, mediante a formação moral do educando, o que envolve a formação do caráter, da pessoa, para a virtude, em valores; o desenvolvimento de um ser humano moral e ético, capaz de mover-se, agir e viver segundo valores e princípios. Desse modo, pretendemos investigar se e compreender como tal concepção de ser humano, de acordo com o pensamento prático kantiano, é possível. Realizaremos uma análise conceitual da filosofia prática kantiana examinando os conceitos e o relacionamento entre eles, fundamentalmente, de moralidade, educação e ética.
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spelling Formação moral e educação: um estudo a partir da filosofia prática de KantKant, Immanuel, 1724-1804ÉticaEducaçãoMoralidade (Direito)O presente estudo se propõe a explorar e expor a Filosofia Prática de Kant e a sua Doutrina da Educação. Abordaremos o pensamento prático kantiano examinando: i) a sua concepção de moralidade e de educação; ii) a possibilidade, de acordo com o filósofo, da formação moral do educando e do alcance da ética mediante a educação; iii) o exame do ser humano enquanto o ser da liberdade – moral e livre – na filosofia de Kant, ou seja, da educação para o fim ou a destinação da natureza humana. O alcance da ética, isto é, a ação em geral com valor moral, via educação, parece ser possível, segundo Kant, mediante a formação moral do educando, o que envolve a formação do caráter, da pessoa, para a virtude, em valores; o desenvolvimento de um ser humano moral e ético, capaz de mover-se, agir e viver segundo valores e princípios. Desse modo, pretendemos investigar se e compreender como tal concepção de ser humano, de acordo com o pensamento prático kantiano, é possível. Realizaremos uma análise conceitual da filosofia prática kantiana examinando os conceitos e o relacionamento entre eles, fundamentalmente, de moralidade, educação e ética.This study aims to explore and expose the Practical Philosophy of Kant and his Doctrine of Education. Discuss the practical thinking Kantian, examining: i ) their conception of morality and education , ii) the possibility, according to the philosopher, of the moral education of the student and scope of ethics through education , iii ) the examination of human while the being of the freedom – moral and free - in Kant's philosophy , i.e. , of the education for the purpose or the allocation of human nature . The scope of ethics, that is, the action generally with moral value, through education, seems to be possible, according to Kant, through the moral education of the student, which involves the formation of character, of person, to virtue, in values, the development of a moral and ethical human, able to move, act and live according to values and principles. We intend to investigate whether and to understand how such a conception of human, according to the Kantian practical thinking, it is possible. We will conduct a conceptual analysis of Kantian practical philosophy, examining the concepts and the relationships between them, essentially of: morality, education and ethics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Renata Cristina Lopes [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2013-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 f.application/pdfANDRADE, Renata Cristina Lopes. Formação moral e educação: um estudo a partir da filosofia prática de Kant. 2013. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/104809000736027000736027.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T06:22:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:22:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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