Adolescência sexualidade e construção de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waideman, Marlene de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Valente, Maria Luiza Louro de Castro [UNESP], Rizzatto, Christiane Cecília [UNESP], Capeleto, Alexandre [UNESP], Santos, Bruno Amaral dos [UNESP], Santa, Cláudia Regina [UNESP, Oliveira, Ednelson Fiúza de [UNESP], Ghingaro, Fernanda Lemos Del [UNESP], Belão, Fernanda Mora [UNESP], Vinha, Gisele Cristina G. [UNESP], Santos, José Roberto Oliveira dos [UNESP], Castão, Kelyn Cristina [UNESP], Contiero, Melissa Torres [UNESP], Matheus, Patrícia Kely [UNESP], Roman, Renata Cristina [UNESP], Silva, Thaís Mendes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ90.htm
http://hdl.handle.net/11449/148404
Resumo: Introdução: Considerando as atuais condições de ensino público brasileiro e a influência exercida pela mídia nos adolescentes, período em que o ser humano se encontra mais vulnerável ao mundo externo, resolvemos desenvolver um trabalho dentro da escola pública, onde conteúdos referentes à sexualidade, mesmo estando presentes no cotidiano escolar, dificilmente encontram um espaço adequado para a reflexão.A nossa proposta consiste em trabalhar, em pequenos grupos, temas relativos à adolescência. Para tanto, contamos com recursos de vídeos informativos, materiais lúdicos de pintura, transparências, livros educativos, além das dinâmicas grupais e espaços dedicados a debates.Desde o princípio optamos por fazer desse projeto um trabalho informativo e psicológico, utilizando a linguagem verbal e/ou a execução de colagens, desenhos, acrósticos, etc.Objetivo: Colocar em discussão temas presentes dentro e fora da escola, que muitas vezes não são explorados de modo científico e eficaz, fazendo com que se crie supostos saberes entre os jovens.E também integrar pais e professores nesse projeto, através de reuniões que possibilitassem a escuta desses perante as atividades desenvolvidas.Métodos: Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Leo Pizato, em Assis, nas sextas e sétimas séries. Cada uma delas foi dividida em dois grupos e cerca de dois ou três estagiários ficaram responsáveis pela metade de cada sala de aula. As propostas de trabalho acontecem em rodas de debates, objetivando a integração dos grupos. Ao iniciar esse projeto, demos preferência aos trabalhos com temas aberto para que pudéssemos possibilitar a integração do grupo de trabalho.Passado esse período, nos preocuparemos com a escolha de materiais para a abordagem de assuntos como: DSTs, drogas, gravidez na adolescência, diferenças sociais entre os sexos, escolha do parceiro, além de outros, que os alunos forem trazendo.Resultados: Esse projeto deveria se reiniciado na Escola Estadual Lurdes Pereira, porém esta optou pelo rompimento do vínculo, alegando questões de interesse da instituição, então procuramos outra escola e estabelecer novos vínculos . Para isso, foram realizadas reuniões com os professores, e depois disso tivemos nosso primeiro encontro com os adolescentes ( dia 12/06/2002). Desde essa data estamos trabalhando para o fortalecimento das relações grupais, através das execuções dos acrósticos, desenhos livre e espaços dedicados às perguntas, discussões e sugestões dos alunos.
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