Adolescência sexualidade e construção de redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ90.htm http://hdl.handle.net/11449/148404 |
Resumo: | Introdução: Considerando as atuais condições de ensino público brasileiro e a influência exercida pela mídia nos adolescentes, período em que o ser humano se encontra mais vulnerável ao mundo externo, resolvemos desenvolver um trabalho dentro da escola pública, onde conteúdos referentes à sexualidade, mesmo estando presentes no cotidiano escolar, dificilmente encontram um espaço adequado para a reflexão.A nossa proposta consiste em trabalhar, em pequenos grupos, temas relativos à adolescência. Para tanto, contamos com recursos de vídeos informativos, materiais lúdicos de pintura, transparências, livros educativos, além das dinâmicas grupais e espaços dedicados a debates.Desde o princípio optamos por fazer desse projeto um trabalho informativo e psicológico, utilizando a linguagem verbal e/ou a execução de colagens, desenhos, acrósticos, etc.Objetivo: Colocar em discussão temas presentes dentro e fora da escola, que muitas vezes não são explorados de modo científico e eficaz, fazendo com que se crie supostos saberes entre os jovens.E também integrar pais e professores nesse projeto, através de reuniões que possibilitassem a escuta desses perante as atividades desenvolvidas.Métodos: Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Leo Pizato, em Assis, nas sextas e sétimas séries. Cada uma delas foi dividida em dois grupos e cerca de dois ou três estagiários ficaram responsáveis pela metade de cada sala de aula. As propostas de trabalho acontecem em rodas de debates, objetivando a integração dos grupos. Ao iniciar esse projeto, demos preferência aos trabalhos com temas aberto para que pudéssemos possibilitar a integração do grupo de trabalho.Passado esse período, nos preocuparemos com a escolha de materiais para a abordagem de assuntos como: DSTs, drogas, gravidez na adolescência, diferenças sociais entre os sexos, escolha do parceiro, além de outros, que os alunos forem trazendo.Resultados: Esse projeto deveria se reiniciado na Escola Estadual Lurdes Pereira, porém esta optou pelo rompimento do vínculo, alegando questões de interesse da instituição, então procuramos outra escola e estabelecer novos vínculos . Para isso, foram realizadas reuniões com os professores, e depois disso tivemos nosso primeiro encontro com os adolescentes ( dia 12/06/2002). Desde essa data estamos trabalhando para o fortalecimento das relações grupais, através das execuções dos acrósticos, desenhos livre e espaços dedicados às perguntas, discussões e sugestões dos alunos. |
id |
UNSP_c309a58ea71972c17f93011e94528621 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148404 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociaisIntrodução: Considerando as atuais condições de ensino público brasileiro e a influência exercida pela mídia nos adolescentes, período em que o ser humano se encontra mais vulnerável ao mundo externo, resolvemos desenvolver um trabalho dentro da escola pública, onde conteúdos referentes à sexualidade, mesmo estando presentes no cotidiano escolar, dificilmente encontram um espaço adequado para a reflexão.A nossa proposta consiste em trabalhar, em pequenos grupos, temas relativos à adolescência. Para tanto, contamos com recursos de vídeos informativos, materiais lúdicos de pintura, transparências, livros educativos, além das dinâmicas grupais e espaços dedicados a debates.Desde o princípio optamos por fazer desse projeto um trabalho informativo e psicológico, utilizando a linguagem verbal e/ou a execução de colagens, desenhos, acrósticos, etc.Objetivo: Colocar em discussão temas presentes dentro e fora da escola, que muitas vezes não são explorados de modo científico e eficaz, fazendo com que se crie supostos saberes entre os jovens.E também integrar pais e professores nesse projeto, através de reuniões que possibilitassem a escuta desses perante as atividades desenvolvidas.Métodos: Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Leo Pizato, em Assis, nas sextas e sétimas séries. Cada uma delas foi dividida em dois grupos e cerca de dois ou três estagiários ficaram responsáveis pela metade de cada sala de aula. As propostas de trabalho acontecem em rodas de debates, objetivando a integração dos grupos. Ao iniciar esse projeto, demos preferência aos trabalhos com temas aberto para que pudéssemos possibilitar a integração do grupo de trabalho.Passado esse período, nos preocuparemos com a escolha de materiais para a abordagem de assuntos como: DSTs, drogas, gravidez na adolescência, diferenças sociais entre os sexos, escolha do parceiro, além de outros, que os alunos forem trazendo.Resultados: Esse projeto deveria se reiniciado na Escola Estadual Lurdes Pereira, porém esta optou pelo rompimento do vínculo, alegando questões de interesse da instituição, então procuramos outra escola e estabelecer novos vínculos . Para isso, foram realizadas reuniões com os professores, e depois disso tivemos nosso primeiro encontro com os adolescentes ( dia 12/06/2002). Desde essa data estamos trabalhando para o fortalecimento das relações grupais, através das execuções dos acrósticos, desenhos livre e espaços dedicados às perguntas, discussões e sugestões dos alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia clínica, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia clínica, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Waideman, Marlene de Castro [UNESP]Valente, Maria Luiza Louro de Castro [UNESP]Rizzatto, Christiane Cecília [UNESP]Capeleto, Alexandre [UNESP]Santos, Bruno Amaral dos [UNESP]Santa, Cláudia Regina [UNESPOliveira, Ednelson Fiúza de [UNESP]Ghingaro, Fernanda Lemos Del [UNESP]Belão, Fernanda Mora [UNESP]Vinha, Gisele Cristina G. [UNESP]Santos, José Roberto Oliveira dos [UNESP]Castão, Kelyn Cristina [UNESP]Contiero, Melissa Torres [UNESP]Matheus, Patrícia Kely [UNESP]Roman, Renata Cristina [UNESP]Silva, Thaís Mendes [UNESP]2017-01-18T18:11:37Z2017-01-18T18:11:37Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ90.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148404PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:23:25.965087Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
title |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
spellingShingle |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais Waideman, Marlene de Castro [UNESP] |
title_short |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
title_full |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
title_fullStr |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
title_full_unstemmed |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
title_sort |
Adolescência sexualidade e construção de redes sociais |
author |
Waideman, Marlene de Castro [UNESP] |
author_facet |
Waideman, Marlene de Castro [UNESP] Valente, Maria Luiza Louro de Castro [UNESP] Rizzatto, Christiane Cecília [UNESP] Capeleto, Alexandre [UNESP] Santos, Bruno Amaral dos [UNESP] Santa, Cláudia Regina [UNESP Oliveira, Ednelson Fiúza de [UNESP] Ghingaro, Fernanda Lemos Del [UNESP] Belão, Fernanda Mora [UNESP] Vinha, Gisele Cristina G. [UNESP] Santos, José Roberto Oliveira dos [UNESP] Castão, Kelyn Cristina [UNESP] Contiero, Melissa Torres [UNESP] Matheus, Patrícia Kely [UNESP] Roman, Renata Cristina [UNESP] Silva, Thaís Mendes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Maria Luiza Louro de Castro [UNESP] Rizzatto, Christiane Cecília [UNESP] Capeleto, Alexandre [UNESP] Santos, Bruno Amaral dos [UNESP] Santa, Cláudia Regina [UNESP Oliveira, Ednelson Fiúza de [UNESP] Ghingaro, Fernanda Lemos Del [UNESP] Belão, Fernanda Mora [UNESP] Vinha, Gisele Cristina G. [UNESP] Santos, José Roberto Oliveira dos [UNESP] Castão, Kelyn Cristina [UNESP] Contiero, Melissa Torres [UNESP] Matheus, Patrícia Kely [UNESP] Roman, Renata Cristina [UNESP] Silva, Thaís Mendes [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waideman, Marlene de Castro [UNESP] Valente, Maria Luiza Louro de Castro [UNESP] Rizzatto, Christiane Cecília [UNESP] Capeleto, Alexandre [UNESP] Santos, Bruno Amaral dos [UNESP] Santa, Cláudia Regina [UNESP Oliveira, Ednelson Fiúza de [UNESP] Ghingaro, Fernanda Lemos Del [UNESP] Belão, Fernanda Mora [UNESP] Vinha, Gisele Cristina G. [UNESP] Santos, José Roberto Oliveira dos [UNESP] Castão, Kelyn Cristina [UNESP] Contiero, Melissa Torres [UNESP] Matheus, Patrícia Kely [UNESP] Roman, Renata Cristina [UNESP] Silva, Thaís Mendes [UNESP] |
description |
Introdução: Considerando as atuais condições de ensino público brasileiro e a influência exercida pela mídia nos adolescentes, período em que o ser humano se encontra mais vulnerável ao mundo externo, resolvemos desenvolver um trabalho dentro da escola pública, onde conteúdos referentes à sexualidade, mesmo estando presentes no cotidiano escolar, dificilmente encontram um espaço adequado para a reflexão.A nossa proposta consiste em trabalhar, em pequenos grupos, temas relativos à adolescência. Para tanto, contamos com recursos de vídeos informativos, materiais lúdicos de pintura, transparências, livros educativos, além das dinâmicas grupais e espaços dedicados a debates.Desde o princípio optamos por fazer desse projeto um trabalho informativo e psicológico, utilizando a linguagem verbal e/ou a execução de colagens, desenhos, acrósticos, etc.Objetivo: Colocar em discussão temas presentes dentro e fora da escola, que muitas vezes não são explorados de modo científico e eficaz, fazendo com que se crie supostos saberes entre os jovens.E também integrar pais e professores nesse projeto, através de reuniões que possibilitassem a escuta desses perante as atividades desenvolvidas.Métodos: Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Leo Pizato, em Assis, nas sextas e sétimas séries. Cada uma delas foi dividida em dois grupos e cerca de dois ou três estagiários ficaram responsáveis pela metade de cada sala de aula. As propostas de trabalho acontecem em rodas de debates, objetivando a integração dos grupos. Ao iniciar esse projeto, demos preferência aos trabalhos com temas aberto para que pudéssemos possibilitar a integração do grupo de trabalho.Passado esse período, nos preocuparemos com a escolha de materiais para a abordagem de assuntos como: DSTs, drogas, gravidez na adolescência, diferenças sociais entre os sexos, escolha do parceiro, além de outros, que os alunos forem trazendo.Resultados: Esse projeto deveria se reiniciado na Escola Estadual Lurdes Pereira, porém esta optou pelo rompimento do vínculo, alegando questões de interesse da instituição, então procuramos outra escola e estabelecer novos vínculos . Para isso, foram realizadas reuniões com os professores, e depois disso tivemos nosso primeiro encontro com os adolescentes ( dia 12/06/2002). Desde essa data estamos trabalhando para o fortalecimento das relações grupais, através das execuções dos acrósticos, desenhos livre e espaços dedicados às perguntas, discussões e sugestões dos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:37Z 2017-01-18T18:11:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ90.htm http://hdl.handle.net/11449/148404 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ90.htm http://hdl.handle.net/11449/148404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128354283421696 |