Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90173
Resumo: Historicamente as atividades práticas ou de laboratório são apontadas como importante recurso didático no ensino de física, comparecendo em todas as propostas de ensino oficiais e não oficiais, e em projetos de ensino desenvolvidos no Brasil e no exterior. Apesar disso, pouco comparecem no ensino que efetivamente ocorre na maioria das escolas. Em outra dimensão, as interações verbais e a compreensão do seu funcionamento têm sido consideradas importantes indicadores do desenvolvimento de aulas de física. Assim, nesta pesquisa qualitativa tomamos como objeto as interações verbais em aulas de física no ensino médio produzidas a partir do uso de atividades práticas. A aproximação dessas duas esferas se justifica pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas de pensamento dos alunos e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Nossas análises das interações verbais tomam como base a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin, que a nosso ver oferece suporte para a necessária compreensão da complexa dinâmica discursiva entre os estudantes e o educador, quanto a construção de significados dos conceitos...
id UNSP_c3235f18250e4714914efc6088d027d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90173
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de FísicaEducaçãoFisicaProdução de sentidosPhysics teachingVerbal interactionsPractical activitiesProduction of meaningHistoricamente as atividades práticas ou de laboratório são apontadas como importante recurso didático no ensino de física, comparecendo em todas as propostas de ensino oficiais e não oficiais, e em projetos de ensino desenvolvidos no Brasil e no exterior. Apesar disso, pouco comparecem no ensino que efetivamente ocorre na maioria das escolas. Em outra dimensão, as interações verbais e a compreensão do seu funcionamento têm sido consideradas importantes indicadores do desenvolvimento de aulas de física. Assim, nesta pesquisa qualitativa tomamos como objeto as interações verbais em aulas de física no ensino médio produzidas a partir do uso de atividades práticas. A aproximação dessas duas esferas se justifica pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas de pensamento dos alunos e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Nossas análises das interações verbais tomam como base a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin, que a nosso ver oferece suporte para a necessária compreensão da complexa dinâmica discursiva entre os estudantes e o educador, quanto a construção de significados dos conceitos...Historically, practical or laboratory activities are identified as important teaching tools in physics classes, appearing in all proposals for official and unofficial education, and education projects developed in Brazil and abroad, but these activities are not adopted as a usual practice in the schools. In the other hand, the verbal interactions and understanding of its operation have been considered important indicators of the development of physics classes. Thus, in this qualitative research we took as the object the verbal interactions in physics classes produced from the use of practical activities in high school. The approach of these two spheres is justified by the influence that the practical activities have in the structures students' thinking and, consequently, on the construction of new meanings in these statements. Our analysis of the verbal interactions was based on the theory of enunciation of Mikhail Bakhtin, which in our view supports the necessary understanding of the complex discursive dynamics between students and educators, as construction of meaning of concepts ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Guilherme da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2010-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 120 f. : il.application/pdfLIMA, Guilherme da Silva. Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física. 2010. xi, 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90173000631768lima_gs_me_prud.pdf33004129044P622457754827727010000-0002-6506-9530Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:02.711227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
title Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
spellingShingle Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
Educação
Fisica
Produção de sentidos
Physics teaching
Verbal interactions
Practical activities
Production of meaning
title_short Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
title_full Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
title_fullStr Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
title_full_unstemmed Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
title_sort Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física
author Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
author_facet Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fisica
Produção de sentidos
Physics teaching
Verbal interactions
Practical activities
Production of meaning
topic Educação
Fisica
Produção de sentidos
Physics teaching
Verbal interactions
Practical activities
Production of meaning
description Historicamente as atividades práticas ou de laboratório são apontadas como importante recurso didático no ensino de física, comparecendo em todas as propostas de ensino oficiais e não oficiais, e em projetos de ensino desenvolvidos no Brasil e no exterior. Apesar disso, pouco comparecem no ensino que efetivamente ocorre na maioria das escolas. Em outra dimensão, as interações verbais e a compreensão do seu funcionamento têm sido consideradas importantes indicadores do desenvolvimento de aulas de física. Assim, nesta pesquisa qualitativa tomamos como objeto as interações verbais em aulas de física no ensino médio produzidas a partir do uso de atividades práticas. A aproximação dessas duas esferas se justifica pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas de pensamento dos alunos e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Nossas análises das interações verbais tomam como base a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin, que a nosso ver oferece suporte para a necessária compreensão da complexa dinâmica discursiva entre os estudantes e o educador, quanto a construção de significados dos conceitos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-05
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Guilherme da Silva. Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física. 2010. xi, 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90173
000631768
lima_gs_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
identifier_str_mv LIMA, Guilherme da Silva. Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física. 2010. xi, 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000631768
lima_gs_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
url http://hdl.handle.net/11449/90173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 120 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129388149997568