O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103604
Resumo: O discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.
id UNSP_c3beaeb5921e9d5cf541256197132572
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103604
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da SilvaSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945-Análise do discursoSemioticaSemioticsO discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.The journalistic discourse consists of a powerful tool in the construction and dissemination of passional and cognitive values in contemporary society, so that, in political scope, this persuasive doing tends to be more intense and, consequently, more evident, in periods that involve electoral campaigns to the presidency of a nation. Such thematic scenery sustains the present research that, based on Greimasian Semiotic Theory, tries to (re)construct, by means of different textual genres that compose the press journalism - represented here by the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, and by the magazines Istoé and Veja - the identity of the subject Luiz Inácio Lula da Silva in the thematic role of candidate to the Republic Presidency during the 2002 electoral dispute (specifically in the period from June to October). To attain this, it is used the category of subject in order to approach it in the cognitive, pragmatic and passional dimensions and, from this, verify how does it textually realize the candidateþs image to the voter/reader, by means of press journalism discourse.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]2014-06-11T19:32:47Z2014-06-11T19:32:47Z2007-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 f. : il.application/pdfCASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/103604000491923castro_abb_dr_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:30.283401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
title O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
spellingShingle O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Análise do discurso
Semiotica
Semiotics
title_short O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
title_full O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
title_fullStr O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
title_full_unstemmed O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
title_sort O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
author Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]
author_facet Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Análise do discurso
Semiotica
Semiotics
topic Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Análise do discurso
Semiotica
Semiotics
description O discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-09
2014-06-11T19:32:47Z
2014-06-11T19:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/103604
000491923
castro_abb_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv CASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000491923
castro_abb_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/103604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128751185166336