O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103604 |
Resumo: | O discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso. |
id |
UNSP_c3beaeb5921e9d5cf541256197132572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103604 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da SilvaSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945-Análise do discursoSemioticaSemioticsO discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.The journalistic discourse consists of a powerful tool in the construction and dissemination of passional and cognitive values in contemporary society, so that, in political scope, this persuasive doing tends to be more intense and, consequently, more evident, in periods that involve electoral campaigns to the presidency of a nation. Such thematic scenery sustains the present research that, based on Greimasian Semiotic Theory, tries to (re)construct, by means of different textual genres that compose the press journalism - represented here by the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, and by the magazines Istoé and Veja - the identity of the subject Luiz Inácio Lula da Silva in the thematic role of candidate to the Republic Presidency during the 2002 electoral dispute (specifically in the period from June to October). To attain this, it is used the category of subject in order to approach it in the cognitive, pragmatic and passional dimensions and, from this, verify how does it textually realize the candidateþs image to the voter/reader, by means of press journalism discourse.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP]2014-06-11T19:32:47Z2014-06-11T19:32:47Z2007-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 f. : il.application/pdfCASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/103604000491923castro_abb_dr_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:30.283401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
title |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
spellingShingle |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP] Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- Análise do discurso Semiotica Semiotics |
title_short |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
title_full |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
title_fullStr |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
title_full_unstemmed |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
title_sort |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
author |
Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP] |
author_facet |
Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Adriane Belluci Belório de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- Análise do discurso Semiotica Semiotics |
topic |
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- Análise do discurso Semiotica Semiotics |
description |
O discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-09 2014-06-11T19:32:47Z 2014-06-11T19:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. http://hdl.handle.net/11449/103604 000491923 castro_abb_dr_arafcl.pdf 33004030009P4 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. 000491923 castro_abb_dr_arafcl.pdf 33004030009P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
262 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128751185166336 |