Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renan Valdez dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214558
Resumo: Este trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas.
id UNSP_c3e7ddcd53d3cce1206efe29ca1aaa10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214558
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgiaProcesses and challenges in the composition of a new opera: "The 120 Days of Sodom" : analysis of the aesthetical proposal and the relationships between music and dramaturgyComposição (Música)ÓperaMúsica - Filosofia e estéticaEste trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas.This work describes and analyses the process of composition of the first act of the opera “The 120 Days of Sodom”, of my authorship, based on the homonym work by the Marquis of Sade, from the choice of the text and its adaptation to the libretto until a description of the techniques and compositional devices utilized and their relationship with the dramaturgy. In the first part, it presents its aesthetical proposition, which proposes the discussions around the philosophical and political aspects related to the composer’s intent regarding the adaptation of the text, as well as the manifestations of those aspects in the adaptation from literary to dramatic genre. In the second part, it presents the musical materials and the techniques utilized to generate them, and a demonstration of how those same materials are developed along with the drama in order to underline, suggest or highlight the original aesthetic proposal. The work concludes with the proposition of pathways to the continuity of the composition, according to the initial planning of the piece and its intents.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Renan Valdez dos2021-09-27T15:01:54Z2021-09-27T15:01:54Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:21.986128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
Processes and challenges in the composition of a new opera: "The 120 Days of Sodom" : analysis of the aesthetical proposal and the relationships between music and dramaturgy
title Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
spellingShingle Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
Santos, Renan Valdez dos
Composição (Música)
Ópera
Música - Filosofia e estética
title_short Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
title_full Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
title_fullStr Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
title_full_unstemmed Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
title_sort Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
author Santos, Renan Valdez dos
author_facet Santos, Renan Valdez dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renan Valdez dos
dc.subject.por.fl_str_mv Composição (Música)
Ópera
Música - Filosofia e estética
topic Composição (Música)
Ópera
Música - Filosofia e estética
description Este trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T15:01:54Z
2021-09-27T15:01:54Z
2021-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214558
url http://hdl.handle.net/11449/214558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128554870767616