Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214558 |
Resumo: | Este trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas. |
id |
UNSP_c3e7ddcd53d3cce1206efe29ca1aaa10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214558 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgiaProcesses and challenges in the composition of a new opera: "The 120 Days of Sodom" : analysis of the aesthetical proposal and the relationships between music and dramaturgyComposição (Música)ÓperaMúsica - Filosofia e estéticaEste trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas.This work describes and analyses the process of composition of the first act of the opera “The 120 Days of Sodom”, of my authorship, based on the homonym work by the Marquis of Sade, from the choice of the text and its adaptation to the libretto until a description of the techniques and compositional devices utilized and their relationship with the dramaturgy. In the first part, it presents its aesthetical proposition, which proposes the discussions around the philosophical and political aspects related to the composer’s intent regarding the adaptation of the text, as well as the manifestations of those aspects in the adaptation from literary to dramatic genre. In the second part, it presents the musical materials and the techniques utilized to generate them, and a demonstration of how those same materials are developed along with the drama in order to underline, suggest or highlight the original aesthetic proposal. The work concludes with the proposition of pathways to the continuity of the composition, according to the initial planning of the piece and its intents.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Renan Valdez dos2021-09-27T15:01:54Z2021-09-27T15:01:54Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:21.986128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia Processes and challenges in the composition of a new opera: "The 120 Days of Sodom" : analysis of the aesthetical proposal and the relationships between music and dramaturgy |
title |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
spellingShingle |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia Santos, Renan Valdez dos Composição (Música) Ópera Música - Filosofia e estética |
title_short |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
title_full |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
title_fullStr |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
title_full_unstemmed |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
title_sort |
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia |
author |
Santos, Renan Valdez dos |
author_facet |
Santos, Renan Valdez dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renan Valdez dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição (Música) Ópera Música - Filosofia e estética |
topic |
Composição (Música) Ópera Música - Filosofia e estética |
description |
Este trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T15:01:54Z 2021-09-27T15:01:54Z 2021-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214558 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128554870767616 |