Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154829 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada por meio de uma análise descritiva/analítica da proposta de implantação e seus desdobramentos de uma escola destinada ao público LGBTTI, a E-JOVEM, sendo uma na capital do estado de São Paulo, duas no interior e uma no litoral paulista. O estudo possibilitou perceber a cada um desses segmentos e como a E-JOVEM contribuiu para a promoção ou não ao combate à homofobia e o respeito pelas diferenças no período de 2009 até 2012. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e com os resultados e análises das narrativas trazidas pelos gestores/fundadores, granjeamos os pontos críticos e relevantes da E-JOVEM. As fontes são de duas naturezas: documentais, sobre a criação e implementação da E-JOVEM e a percepção sobre o trabalho desenvolvido pelos principais atores/atrizes, neste caso, os fundadores/diretores assim como, os resultados objetivados na vida dos depoentes. Além disso, observou-se qual a percepção da direção, dos professores e dos alunos sobre os resultados que a referida formação pedagógica trouxe a cada um desses segmentos, à luz do objetivo da criação da escola: promover o combate à homofobia e o respeito pelas diferenças. Nesse sentido, o objetivo central entrecruzou ações e reações derivadas de políticas públicas específicas ao grupo LGBTTI. |
id |
UNSP_c454fe8b1728f58480750c7c2e1f24ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/154829 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentosInclude excluding or exclude including: E-YOUTH/LGBTTI and its unfoldingE-JOVEMEscolaLGBTTIHomofobiaViolênciaPolítica públicasA presente pesquisa foi realizada por meio de uma análise descritiva/analítica da proposta de implantação e seus desdobramentos de uma escola destinada ao público LGBTTI, a E-JOVEM, sendo uma na capital do estado de São Paulo, duas no interior e uma no litoral paulista. O estudo possibilitou perceber a cada um desses segmentos e como a E-JOVEM contribuiu para a promoção ou não ao combate à homofobia e o respeito pelas diferenças no período de 2009 até 2012. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e com os resultados e análises das narrativas trazidas pelos gestores/fundadores, granjeamos os pontos críticos e relevantes da E-JOVEM. As fontes são de duas naturezas: documentais, sobre a criação e implementação da E-JOVEM e a percepção sobre o trabalho desenvolvido pelos principais atores/atrizes, neste caso, os fundadores/diretores assim como, os resultados objetivados na vida dos depoentes. Além disso, observou-se qual a percepção da direção, dos professores e dos alunos sobre os resultados que a referida formação pedagógica trouxe a cada um desses segmentos, à luz do objetivo da criação da escola: promover o combate à homofobia e o respeito pelas diferenças. Nesse sentido, o objetivo central entrecruzou ações e reações derivadas de políticas públicas específicas ao grupo LGBTTI.The present research was carried out by means of a descriptive / analytical analysis of the proposal of implantation and its unfolding of a school destined to the public LGBTTI, the EJOVEM, being one in the capital of the state of São Paulo, two in the interior and one in the coast paulista The study made it possible to perceive each of these segments and how EJOVEM contributed to promoting or not the fight against homophobia and respect for differences between 2009 and 2012. The methodological approach of this research is qualitative and with the results and analyzes of the narratives brought by the managers / founders, we get the critical and relevant points of E-JOVEM. The sources are of two natures: documentaries, about the creation and implementation of E-JOVEM and the perception about the work developed by the main actors / actresses, in this case, the founders / directors as well as the objective results in the life of the deponents. In addition, it was observed the perception of the direction of teachers and students on the results that the pedagogical training brought to each of these segments, in light of the objective of the creation of the school: to promote the fight against homophobia and respect for differences. In this sense, the central objective intertwined actions and reactions derived from specific public policies to the LGBTTI group.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)99999.006746/2015-02Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Oliveira, João Manuel Calhau de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Renan Antônio da [UNESP]2018-08-09T17:58:19Z2018-08-09T17:58:19Z2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15482900090678533004030079P25851335209487224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:47.706053Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos Include excluding or exclude including: E-YOUTH/LGBTTI and its unfolding |
title |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
spellingShingle |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos Silva, Renan Antônio da [UNESP] E-JOVEM Escola LGBTTI Homofobia Violência Política públicas |
title_short |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
title_full |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
title_fullStr |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
title_full_unstemmed |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
title_sort |
Incluir excluindo ou excluir incluindo: a escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
author |
Silva, Renan Antônio da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Renan Antônio da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muzzeti, Luci Regina [UNESP] Oliveira, João Manuel Calhau de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renan Antônio da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-JOVEM Escola LGBTTI Homofobia Violência Política públicas |
topic |
E-JOVEM Escola LGBTTI Homofobia Violência Política públicas |
description |
A presente pesquisa foi realizada por meio de uma análise descritiva/analítica da proposta de implantação e seus desdobramentos de uma escola destinada ao público LGBTTI, a E-JOVEM, sendo uma na capital do estado de São Paulo, duas no interior e uma no litoral paulista. O estudo possibilitou perceber a cada um desses segmentos e como a E-JOVEM contribuiu para a promoção ou não ao combate à homofobia e o respeito pelas diferenças no período de 2009 até 2012. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e com os resultados e análises das narrativas trazidas pelos gestores/fundadores, granjeamos os pontos críticos e relevantes da E-JOVEM. As fontes são de duas naturezas: documentais, sobre a criação e implementação da E-JOVEM e a percepção sobre o trabalho desenvolvido pelos principais atores/atrizes, neste caso, os fundadores/diretores assim como, os resultados objetivados na vida dos depoentes. Além disso, observou-se qual a percepção da direção, dos professores e dos alunos sobre os resultados que a referida formação pedagógica trouxe a cada um desses segmentos, à luz do objetivo da criação da escola: promover o combate à homofobia e o respeito pelas diferenças. Nesse sentido, o objetivo central entrecruzou ações e reações derivadas de políticas públicas específicas ao grupo LGBTTI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-09T17:58:19Z 2018-08-09T17:58:19Z 2018-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/154829 000906785 33004030079P2 5851335209487224 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/154829 |
identifier_str_mv |
000906785 33004030079P2 5851335209487224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128226235514880 |