A poética ontológica de uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccarin, Maria Clara [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91546
Resumo: Este trabalho surge da preocupação inicial com dois temas: a poesia e a ontologia. O contato abissal com o livro Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e com a literatura de Clarice Lispector, de uma forma geral, faz emergir a vontade de compreender, tanto pelo lado sensível quanto pelo intelectual, um pouco mais os temas ontológicos e poéticos que são essenciais na obra clariceana. É a partir desses dois temas essenciais que surge um mundo inesgotável de material de estudo na obra da autora. A linguagem poética é um dos grandes focos deste trabalho, já que é a partir desse tipo de linguagem que a obra literária de Clarice deixa entrever faces pouco acessíveis do ser, e ainda é através desse tipo de linguagem que a obra se amplia, desloca valores, ultrapassa delimitações, inunda de imaginação o campo das significações. Clarice Lispector chega no ápice do uso e abuso da língua, utiliza a palavra como forma de expressão ontológica, que toca o silêncio e o indizível, que chega no limite da própria palavra e do próprio ser, que degusta e esmiúça a língua para expressar de forma mais plena e fiel o que é residual, condensado, inato do homem. O caminho deste trabalho é, assim, o da linguagem, o da literatura, o da poesia e o do ser. Aspectos que são, na verdade, partes de uma mesma totalidade, constituintes de um cosmo. Em Clarice quebram-se as dualidades, as oposições e as diferenciações qualitativas, o caminho é o da comunhão. A forma de entendimento de mundo é cosmológica, abrange o sensível e o empírico, o racional e o emocional; ás vezes fragmenta-se o todo, mas a noção de todo não pode perder-se. Clarice Lispector é a mulher, a escritora consciente da unidade presente no mundo. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres é o livro expressão da comunhão: entre homem e mulher, entre poesia e prosa, entre razão e sensação, entre ser e linguagem.
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Clarice Lispector chega no ápice do uso e abuso da língua, utiliza a palavra como forma de expressão ontológica, que toca o silêncio e o indizível, que chega no limite da própria palavra e do próprio ser, que degusta e esmiúça a língua para expressar de forma mais plena e fiel o que é residual, condensado, inato do homem. O caminho deste trabalho é, assim, o da linguagem, o da literatura, o da poesia e o do ser. Aspectos que são, na verdade, partes de uma mesma totalidade, constituintes de um cosmo. Em Clarice quebram-se as dualidades, as oposições e as diferenciações qualitativas, o caminho é o da comunhão. A forma de entendimento de mundo é cosmológica, abrange o sensível e o empírico, o racional e o emocional; ás vezes fragmenta-se o todo, mas a noção de todo não pode perder-se. Clarice Lispector é a mulher, a escritora consciente da unidade presente no mundo. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres é o livro expressão da comunhão: entre homem e mulher, entre poesia e prosa, entre razão e sensação, entre ser e linguagem.This work appears of the initial preoccupation with two subjects: the poetry and the ontology. The abysmal contact with the book An apprenticeship or the book of the pleasures and with the literature of Clarice Lispector of a general form, become manifest the wish of the comprehend, such as the sensitive side how as the intellectual side, a little more ontológical and poetic subject that are essential in the clariceana work. It is from these two essential subjects that there appears an inexhaustible world of study’s material in the work of the author. The poetic language is one of the great focuses of this work, since it is from this type of language from which the literary work of Clarice lets glimpse not much accessible faces of the being and which is through this type of language which the work is enlarged, move values, exceed delimitation, it floods of imagination the field of the significations. Clarice Lispector arrives in the top of the use and abuse of the language, uses the word like the form of ontological expression, what touches the silence and the unspeakable thing, what arrives in the limit of the word itself and of the being itself, which tastes and examines the language in detail to express in the fuller and loyal form what is residue, condensed, innate of the man. The way of this work is, so, the language, the literature, the poetry and the being. Aspects that are, in fact, sides of the same totality, constituent from a cosmos. In Clarice there are broken the duality, the oppositions and the qualitative differentiation, the way is it of the communion. The form of world understanding is cosmological, it includes the sensitive thing and the empirical thing, the rational thing and the emotional thing; sometimes break up all, but the notion of all cannot be lost. Clarice Lispector is the woman, the conscious writer of the present unity in the world. An apprenticeship or the book of the pleasures is the book communion ...Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Amorim, Silvana Vieira da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baccarin, Maria Clara [UNESP]2014-06-11T19:25:23Z2014-06-11T19:25:23Z2008-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 f.application/pdfBACCARIN, Maria Clara. A poética ontológica de uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91546000547020baccarin_mc_me_arafcl.pdf33004030016P086247279421156466045195237581370Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:26:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91546Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:10:54.203194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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