O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Luana Ribeiro do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216315
Resumo: Mesmo antes de nascerem, os bebês já têm contato com a linguagem (entendendo-se, neste trabalho, linguagem como sendo as linguagens oral, escrita, gestual etc. de uma cultura). A apropriação e o desenvolvimento da linguagem têm gênese histórica-social e depende do ambiente cultural em que a criança está inserida. Sendo a linguagem um meio de comunicação social que se forma e se desenvolve pelas mediações que acontecem nas culturas humanas, é através da internalização dos signos que pensamento e fala convergem, fazendo com que as funções psíquicas superiores do ser humano se desenvolvam. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise acerca da influência das experiências culturais iniciais da vida de crianças de 0 a 2 anos no desenvolvimento da linguagem, a partir da produção acadêmica sobre a temática. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com estratégia de investigação analítica-qualitativa, tendo como base publicações já feitas sobre o assunto em livros e artigos, que foram selecionados por meio de buscas em plataformas artigos científicos (como SciELO), fazendo uso dos descritores: linguagem infantil, crianças de 0 a 2 anos, cultura e experiências culturais iniciais; procurando, portanto, compreender como as experiências culturais iniciais da vida de uma criança influenciam no desenvolvimento da linguagem e explicitar como se dá o desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais em crianças de 0 a 2 anos. Dessa forma, defende-se que frequentar uma escola na infância coloca a criança frente a experiências diferentes daquelas vividas no seio familiar. Interagir com pessoas de diferentes culturas, com a mediação de profissionais capacitados em desenvolver a criança de modo integral, promove o desenvolvimento da linguagem infantil através do estímulo à interação e comunicação com o próximo.
id UNSP_c494099426b1dcd7784cdd43e9eddfdf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216315
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciaisThe development of language through initial cultural experiences' mediationEducaçãoCrianças desenvolvimentoCrianças linguagemMediação culturalChildren's language developmentCultural mediationChildren aged 0 to 2-years-oldCultural-historical theoryMesmo antes de nascerem, os bebês já têm contato com a linguagem (entendendo-se, neste trabalho, linguagem como sendo as linguagens oral, escrita, gestual etc. de uma cultura). A apropriação e o desenvolvimento da linguagem têm gênese histórica-social e depende do ambiente cultural em que a criança está inserida. Sendo a linguagem um meio de comunicação social que se forma e se desenvolve pelas mediações que acontecem nas culturas humanas, é através da internalização dos signos que pensamento e fala convergem, fazendo com que as funções psíquicas superiores do ser humano se desenvolvam. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise acerca da influência das experiências culturais iniciais da vida de crianças de 0 a 2 anos no desenvolvimento da linguagem, a partir da produção acadêmica sobre a temática. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com estratégia de investigação analítica-qualitativa, tendo como base publicações já feitas sobre o assunto em livros e artigos, que foram selecionados por meio de buscas em plataformas artigos científicos (como SciELO), fazendo uso dos descritores: linguagem infantil, crianças de 0 a 2 anos, cultura e experiências culturais iniciais; procurando, portanto, compreender como as experiências culturais iniciais da vida de uma criança influenciam no desenvolvimento da linguagem e explicitar como se dá o desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais em crianças de 0 a 2 anos. Dessa forma, defende-se que frequentar uma escola na infância coloca a criança frente a experiências diferentes daquelas vividas no seio familiar. Interagir com pessoas de diferentes culturas, com a mediação de profissionais capacitados em desenvolver a criança de modo integral, promove o desenvolvimento da linguagem infantil através do estímulo à interação e comunicação com o próximo.The development of language through initial cultural experiences' mediation Even before being born, babies are already in contact with the language (understanding, in this final paper, language as the oral, written, gestural, and others, languages of a culture). The appropriation and development of language have a historical-social genesis and depend on the cultural environment in which the child is inserted. Since language is a means of social communication that is raised and developed through mediations that occur in human cultures, it is through the internalization of signs that Thinking and Speech converge, making the Higher Mental Functions of the human being develop. Thus, this final paper proposes an analysis of the influence of early cultural experiences on language development in the lives of children aged 0 to 2-years-old, based on academic production about the subject. To achieve this goal bibliographic research was carried out with an analytical-qualitative research strategy, based on publications made about the analyzed subject in books and articles, which have had selected through searches in scientific articles publishing platforms (as SciELO), using the descriptors: child language, children aged 0 to 2-years-old, culture and early cultural experiences; therefore searching, to understand how the early cultural experiences of a child's life influence language development and to explain how language development takes place through the mediation of early cultural experiences in children aged 0 to 2-years-old. For this purpose, the argumentation is that attending a pre-school during childhood places the child face to face with different experiences from those lived within the family. Interacting with people from different cultures, with the mediation of professionals capable of fully developing the child, promotes the development of children's language by encouraging interaction and communication with others.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]González, Abel Gustavo GarayUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Luana Ribeiro do2022-02-03T19:41:52Z2022-02-03T19:41:52Z2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
The development of language through initial cultural experiences' mediation
title O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
spellingShingle O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
Amaral, Luana Ribeiro do
Educação
Crianças desenvolvimento
Crianças linguagem
Mediação cultural
Children's language development
Cultural mediation
Children aged 0 to 2-years-old
Cultural-historical theory
title_short O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
title_full O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
title_fullStr O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
title_full_unstemmed O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
title_sort O desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais
author Amaral, Luana Ribeiro do
author_facet Amaral, Luana Ribeiro do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
González, Abel Gustavo Garay
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Luana Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crianças desenvolvimento
Crianças linguagem
Mediação cultural
Children's language development
Cultural mediation
Children aged 0 to 2-years-old
Cultural-historical theory
topic Educação
Crianças desenvolvimento
Crianças linguagem
Mediação cultural
Children's language development
Cultural mediation
Children aged 0 to 2-years-old
Cultural-historical theory
description Mesmo antes de nascerem, os bebês já têm contato com a linguagem (entendendo-se, neste trabalho, linguagem como sendo as linguagens oral, escrita, gestual etc. de uma cultura). A apropriação e o desenvolvimento da linguagem têm gênese histórica-social e depende do ambiente cultural em que a criança está inserida. Sendo a linguagem um meio de comunicação social que se forma e se desenvolve pelas mediações que acontecem nas culturas humanas, é através da internalização dos signos que pensamento e fala convergem, fazendo com que as funções psíquicas superiores do ser humano se desenvolvam. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise acerca da influência das experiências culturais iniciais da vida de crianças de 0 a 2 anos no desenvolvimento da linguagem, a partir da produção acadêmica sobre a temática. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com estratégia de investigação analítica-qualitativa, tendo como base publicações já feitas sobre o assunto em livros e artigos, que foram selecionados por meio de buscas em plataformas artigos científicos (como SciELO), fazendo uso dos descritores: linguagem infantil, crianças de 0 a 2 anos, cultura e experiências culturais iniciais; procurando, portanto, compreender como as experiências culturais iniciais da vida de uma criança influenciam no desenvolvimento da linguagem e explicitar como se dá o desenvolvimento da linguagem pela mediação das experiências culturais iniciais em crianças de 0 a 2 anos. Dessa forma, defende-se que frequentar uma escola na infância coloca a criança frente a experiências diferentes daquelas vividas no seio familiar. Interagir com pessoas de diferentes culturas, com a mediação de profissionais capacitados em desenvolver a criança de modo integral, promove o desenvolvimento da linguagem infantil através do estímulo à interação e comunicação com o próximo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03T19:41:52Z
2022-02-03T19:41:52Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216315
url http://hdl.handle.net/11449/216315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789764833771520