Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104801 |
Resumo: | Nesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país. |
id |
UNSP_c4adcbe67e47967b585646e514c03aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104801 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesaGeraldi, João WanderleyLingua portuguesa - Estudo e ensinoEducaçãoPesquisa historicaInteracionismo linguísticoLinguistics ideasLinguistic interaccionismHistorical research in EducationPortuguese language teachingNesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país.In this doctorate thesis, the results of a research associated with “Portuguese language teaching” lines are presented. It´s part of the research group and the integrated research project entitled “History of language and literature teaching in Brazil”, both coordinated by Professor Maria do Rosário Longo Mortatti. In order to contribute to the understanding of an important moment of the Portuguese language teaching history in Brazil, João Wanderley Geraldi’s linguistic ideas about Portuguese language teaching were taken from his articles, published in the collection O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) and in the books Portos de Passagem (1991) and Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996) to be analyzed. Based on historical approach centered in documentary and bibliographical research, developed by means of localization procedures, recovery, gathering, election and ordering of documental sources and specialized bibliography reading about the subject, the elements which constitute Gerald’s linguistic thoughts about Portuguese language teaching were analysed. The results obtained show that Geraldi’s proposal for Portuguese language teaching suffered significant influence, specially from the franchian ideas about Portuguese language teaching, from the bakhtinian ideas about langage and from the linguistic ideas of French origin, propagated in Brazil in the 1980s, characterizing the linguistic interaccionism as the theoretical base of his proposal for the Portuguese language teaching in Brazil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mortati, Maria do Rosário Longo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luzia de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f.application/pdfPAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104801000617347paula_lf_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
title |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa Paula, Luzia de Fátima [UNESP] Geraldi, João Wanderley Lingua portuguesa - Estudo e ensino Educação Pesquisa historica Interacionismo linguístico Linguistics ideas Linguistic interaccionism Historical research in Education Portuguese language teaching |
title_short |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
title_full |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa |
author |
Paula, Luzia de Fátima [UNESP] |
author_facet |
Paula, Luzia de Fátima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mortati, Maria do Rosário Longo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Luzia de Fátima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geraldi, João Wanderley Lingua portuguesa - Estudo e ensino Educação Pesquisa historica Interacionismo linguístico Linguistics ideas Linguistic interaccionism Historical research in Education Portuguese language teaching |
topic |
Geraldi, João Wanderley Lingua portuguesa - Estudo e ensino Educação Pesquisa historica Interacionismo linguístico Linguistics ideas Linguistic interaccionism Historical research in Education Portuguese language teaching |
description |
Nesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-22 2014-06-11T19:33:29Z 2014-06-11T19:33:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/104801 000617347 paula_lf_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
PAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. 000617347 paula_lf_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
245 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128170465951744 |