Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144646
Resumo: Neste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade.
id UNSP_c503b1b834330c6e13444aa28439327d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144646
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)Morals, education and religion: the civilization of childhood in the Brazilian Empire (1854-1879)História do Brasil (Império)Sociedade imperialReligiãoMoralHistória da educaçãoHistory of Brazil (Empire)Imperial societyReligionMoralsHistory of educationHistoire du Brésil (Empire)Société impérialeMoraleHistoire de l’ÉducationNeste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade.In this thesis, my purpose is to analyze how education, morals and religion constitute structural relations in the formation of images and knowledge on childhood in nineteenthcentury Rio de Janeiro. I analyze this problem between two important political reforms in education: the first was conducted by minister Couto Ferraz in 1856, and the second was implemented by minister Leôncio de Carvalho in 1879. In formulating this cronological approach, I would like to emphasize this period as an important moment in the emergence of childhood on the political horizon of the Brazilian Empire, taking into account important social processes that took place in Imperial Brazil from the 1850s through the 1870s: schoolbooks publication, institutionalized attentions on the education of children (schools, public lessons, asylums) and debates concerning instruction and education. The research is based on official reports, schoolbooks, newspapers and manuscripts. Instruction, education and moralization are understood in terms of structuration process of an educational sphere which gives a definite form to a society through the prism of the routinization of values from the realm of morality.Dans cette thèse, j’analyse le rôle de l’éducation, de la morale et de la religion dans la construction des images et des savoirs sur l’enfance à Rio de Janeiro au XIXe siècle. Cette démarche est delimité par des réformes importantes concernant l’enseignement primaire: la réforme du ministre Couto Ferraz en 1854 et la réforme du ministre Leôncio de Carvalho en 1879. Il s’agit d’une période où l’enfance est effectivement apparu à l’horizon politique de l’Empire brésilien à partir de processus sociaux d’éducation spécifiques: la publication des manuels scolaires, les débats des élites culturelles sur l’instruction et l’éducation et la formation des préoccupations institutionalisées à l’égard de l’enfance (écoles, conférences publiques, instituts d’enseignement, etc.). La recherche est basée sur rapports officiels de l’Empire, documents des institutions d’enseignement et charité, manuels scolaires, journaux et documentation manuscrite. Dans l’ordre politique impérial, instruction, éducation et moralisation forment un ensemble pour la structuration de l’enfance dans la mesure où cette dynamique constitue les rélations entre une sphère de l’éducation et sa cohérence dans une forme sociale fondée sur la routinisation des valeurs du champ de la moralité.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]Naxara, Marcia Regina Capelari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Narita, Felipe Ziotti [UNESP]2016-11-17T13:22:11Z2016-11-17T13:22:11Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14464600087571133004072013P003965948524791756904951754558127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T18:54:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
Morals, education and religion: the civilization of childhood in the Brazilian Empire (1854-1879)
title Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
spellingShingle Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
História do Brasil (Império)
Sociedade imperial
Religião
Moral
História da educação
History of Brazil (Empire)
Imperial society
Religion
Morals
History of education
Histoire du Brésil (Empire)
Société impériale
Morale
Histoire de l’Éducation
title_short Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
title_full Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
title_fullStr Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
title_full_unstemmed Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
title_sort Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
author Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
author_facet Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]
Naxara, Marcia Regina Capelari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História do Brasil (Império)
Sociedade imperial
Religião
Moral
História da educação
History of Brazil (Empire)
Imperial society
Religion
Morals
History of education
Histoire du Brésil (Empire)
Société impériale
Morale
Histoire de l’Éducation
topic História do Brasil (Império)
Sociedade imperial
Religião
Moral
História da educação
History of Brazil (Empire)
Imperial society
Religion
Morals
History of education
Histoire du Brésil (Empire)
Société impériale
Morale
Histoire de l’Éducation
description Neste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T13:22:11Z
2016-11-17T13:22:11Z
2016-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144646
000875711
33004072013P0
0396594852479175
6904951754558127
url http://hdl.handle.net/11449/144646
identifier_str_mv 000875711
33004072013P0
0396594852479175
6904951754558127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650160189767680