Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144646 |
Resumo: | Neste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade. |
id |
UNSP_c503b1b834330c6e13444aa28439327d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144646 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879)Morals, education and religion: the civilization of childhood in the Brazilian Empire (1854-1879)História do Brasil (Império)Sociedade imperialReligiãoMoralHistória da educaçãoHistory of Brazil (Empire)Imperial societyReligionMoralsHistory of educationHistoire du Brésil (Empire)Société impérialeMoraleHistoire de l’ÉducationNeste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade.In this thesis, my purpose is to analyze how education, morals and religion constitute structural relations in the formation of images and knowledge on childhood in nineteenthcentury Rio de Janeiro. I analyze this problem between two important political reforms in education: the first was conducted by minister Couto Ferraz in 1856, and the second was implemented by minister Leôncio de Carvalho in 1879. In formulating this cronological approach, I would like to emphasize this period as an important moment in the emergence of childhood on the political horizon of the Brazilian Empire, taking into account important social processes that took place in Imperial Brazil from the 1850s through the 1870s: schoolbooks publication, institutionalized attentions on the education of children (schools, public lessons, asylums) and debates concerning instruction and education. The research is based on official reports, schoolbooks, newspapers and manuscripts. Instruction, education and moralization are understood in terms of structuration process of an educational sphere which gives a definite form to a society through the prism of the routinization of values from the realm of morality.Dans cette thèse, j’analyse le rôle de l’éducation, de la morale et de la religion dans la construction des images et des savoirs sur l’enfance à Rio de Janeiro au XIXe siècle. Cette démarche est delimité par des réformes importantes concernant l’enseignement primaire: la réforme du ministre Couto Ferraz en 1854 et la réforme du ministre Leôncio de Carvalho en 1879. Il s’agit d’une période où l’enfance est effectivement apparu à l’horizon politique de l’Empire brésilien à partir de processus sociaux d’éducation spécifiques: la publication des manuels scolaires, les débats des élites culturelles sur l’instruction et l’éducation et la formation des préoccupations institutionalisées à l’égard de l’enfance (écoles, conférences publiques, instituts d’enseignement, etc.). La recherche est basée sur rapports officiels de l’Empire, documents des institutions d’enseignement et charité, manuels scolaires, journaux et documentation manuscrite. Dans l’ordre politique impérial, instruction, éducation et moralisation forment un ensemble pour la structuration de l’enfance dans la mesure où cette dynamique constitue les rélations entre une sphère de l’éducation et sa cohérence dans une forme sociale fondée sur la routinisation des valeurs du champ de la moralité.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]Naxara, Marcia Regina Capelari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Narita, Felipe Ziotti [UNESP]2016-11-17T13:22:11Z2016-11-17T13:22:11Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14464600087571133004072013P003965948524791756904951754558127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T18:54:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) Morals, education and religion: the civilization of childhood in the Brazilian Empire (1854-1879) |
title |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
spellingShingle |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) Narita, Felipe Ziotti [UNESP] História do Brasil (Império) Sociedade imperial Religião Moral História da educação History of Brazil (Empire) Imperial society Religion Morals History of education Histoire du Brésil (Empire) Société impériale Morale Histoire de l’Éducation |
title_short |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
title_full |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
title_fullStr |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
title_full_unstemmed |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
title_sort |
Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879) |
author |
Narita, Felipe Ziotti [UNESP] |
author_facet |
Narita, Felipe Ziotti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manoel, Ivan Aparecido [UNESP] Naxara, Marcia Regina Capelari [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narita, Felipe Ziotti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do Brasil (Império) Sociedade imperial Religião Moral História da educação History of Brazil (Empire) Imperial society Religion Morals History of education Histoire du Brésil (Empire) Société impériale Morale Histoire de l’Éducation |
topic |
História do Brasil (Império) Sociedade imperial Religião Moral História da educação History of Brazil (Empire) Imperial society Religion Morals History of education Histoire du Brésil (Empire) Société impériale Morale Histoire de l’Éducation |
description |
Neste trabalho pretendo analisar o lugar da educação, da moral e da religião na construção de imagens e de saberes sobre a infância na Corte imperial (Rio de Janeiro), especificamente no período compreendido entre as duas importantes reformas do ensino: a reforma do ministro Couto Ferraz, em 1854, e a do ministro Leôncio de Carvalho, em 1879. Trata-se de um momento em que a infância era efetivamente objetivada nas atenções do Império a partir de processos de educação específicos, já que, além da produção livresca destinada àquele público (tanto livros de leitura quanto livros didáticos), os grupos letrados debatiam dimensões da instrução/educação em congressos e periódicos, apoiando, inclusive, a formulação de preocupações intitucionalizadas para a educação da infância (escolas, conferências públicas, institutos para crianças cegas e surdas, asilos para crianças desvalidas e sociedades de instrução). A pesquisa está fundamentada, sobretudo, em relatórios oficiais do Império, documentos de instituições de ensino e de caridade, livros escolares, periódicos e pareceres manuscritos de professores. Instruir, educar e moralizar: três fundamentos para que os jovens engenhos fossem inseridos no conjunto da sociedade imperial – momento em que a infância era construída, sobretudo, no horizonte político do Império, estabelecendo alguns importantes nexos entre uma nascente esfera educacional e a coerência de sua forma social estruturada a partir da rotinização de valores do campo da moralidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17T13:22:11Z 2016-11-17T13:22:11Z 2016-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144646 000875711 33004072013P0 0396594852479175 6904951754558127 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144646 |
identifier_str_mv |
000875711 33004072013P0 0396594852479175 6904951754558127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650160189767680 |