A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggio, Renan Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144482
Resumo: Propomos no presente trabalho uma abordagem pragmaticista do conceito de Significado com base nos escritos deixados por Charles Sanders Peirce em seus Collected Papers. Tal abordagem tem como fundamento analisar o conceito de Significado através de uma perspectiva triádica, onde Significado (meaning) é entendido como o hábito no qual inserimos um signo para compreendê-lo, sua Significação (signification) como o conjunto de todas as qualidades apresentadas pelo signo e o Sentido (sense) como o vetor de interpretação do signo responsável pela razoabilidade em relacionar, diante do estado de coisas, os hábitos do intérprete às qualidades do signo afim de interpretá-lo de maneira satisfatória. Para defendermos nossa proposta, abordamos, no primeiro capítulo, uma caracterização das categorias peircianas e o conceito de tríade no intuito de elucidar a arquitetura ontológica com a qual Peirce fundamenta seu pensamento. No segundo capítulo, esboçamos o conceito de signo e sua natureza triádica. Tal conceito é entendido por Peirce como o elemento mediador da ação diante do estado de coisas. No terceiro capítulo, apresentamos a formação triádica do conceito de significado que propomos nesta pesquisa, assim como a relação de sua construção com as categorias e o estímulo para a Abdução na ausência de Sentido. Por fim, no quarto capítulo, inserimos a tríade do significado em uma perspectiva exclusivamente linguística na qual relacionamos os conceitos de meaning e signification aos de denotação e conotação, que diante de uma perspectiva Lógica Formal, são responsáveis pela emergência de informação.
id UNSP_c51c1a575d1fc2d1b62ba27b8d6422bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144482
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticistaThe triadic nature of Meaning: a pragmaticist analysisSignificadoAbduçãoSemióticaInformaçãoPragmaticismoPropomos no presente trabalho uma abordagem pragmaticista do conceito de Significado com base nos escritos deixados por Charles Sanders Peirce em seus Collected Papers. Tal abordagem tem como fundamento analisar o conceito de Significado através de uma perspectiva triádica, onde Significado (meaning) é entendido como o hábito no qual inserimos um signo para compreendê-lo, sua Significação (signification) como o conjunto de todas as qualidades apresentadas pelo signo e o Sentido (sense) como o vetor de interpretação do signo responsável pela razoabilidade em relacionar, diante do estado de coisas, os hábitos do intérprete às qualidades do signo afim de interpretá-lo de maneira satisfatória. Para defendermos nossa proposta, abordamos, no primeiro capítulo, uma caracterização das categorias peircianas e o conceito de tríade no intuito de elucidar a arquitetura ontológica com a qual Peirce fundamenta seu pensamento. No segundo capítulo, esboçamos o conceito de signo e sua natureza triádica. Tal conceito é entendido por Peirce como o elemento mediador da ação diante do estado de coisas. No terceiro capítulo, apresentamos a formação triádica do conceito de significado que propomos nesta pesquisa, assim como a relação de sua construção com as categorias e o estímulo para a Abdução na ausência de Sentido. Por fim, no quarto capítulo, inserimos a tríade do significado em uma perspectiva exclusivamente linguística na qual relacionamos os conceitos de meaning e signification aos de denotação e conotação, que diante de uma perspectiva Lógica Formal, são responsáveis pela emergência de informação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Lauro Frederico Barbosa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baggio, Renan Henrique [UNESP]2016-11-01T14:46:05Z2016-11-01T14:46:05Z2016-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14448200087503533004110041P18037309525654386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:50:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
The triadic nature of Meaning: a pragmaticist analysis
title A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
spellingShingle A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
Baggio, Renan Henrique [UNESP]
Significado
Abdução
Semiótica
Informação
Pragmaticismo
title_short A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
title_full A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
title_fullStr A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
title_full_unstemmed A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
title_sort A natureza triádica do Significado: uma análise pragmaticista
author Baggio, Renan Henrique [UNESP]
author_facet Baggio, Renan Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Lauro Frederico Barbosa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggio, Renan Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Significado
Abdução
Semiótica
Informação
Pragmaticismo
topic Significado
Abdução
Semiótica
Informação
Pragmaticismo
description Propomos no presente trabalho uma abordagem pragmaticista do conceito de Significado com base nos escritos deixados por Charles Sanders Peirce em seus Collected Papers. Tal abordagem tem como fundamento analisar o conceito de Significado através de uma perspectiva triádica, onde Significado (meaning) é entendido como o hábito no qual inserimos um signo para compreendê-lo, sua Significação (signification) como o conjunto de todas as qualidades apresentadas pelo signo e o Sentido (sense) como o vetor de interpretação do signo responsável pela razoabilidade em relacionar, diante do estado de coisas, os hábitos do intérprete às qualidades do signo afim de interpretá-lo de maneira satisfatória. Para defendermos nossa proposta, abordamos, no primeiro capítulo, uma caracterização das categorias peircianas e o conceito de tríade no intuito de elucidar a arquitetura ontológica com a qual Peirce fundamenta seu pensamento. No segundo capítulo, esboçamos o conceito de signo e sua natureza triádica. Tal conceito é entendido por Peirce como o elemento mediador da ação diante do estado de coisas. No terceiro capítulo, apresentamos a formação triádica do conceito de significado que propomos nesta pesquisa, assim como a relação de sua construção com as categorias e o estímulo para a Abdução na ausência de Sentido. Por fim, no quarto capítulo, inserimos a tríade do significado em uma perspectiva exclusivamente linguística na qual relacionamos os conceitos de meaning e signification aos de denotação e conotação, que diante de uma perspectiva Lógica Formal, são responsáveis pela emergência de informação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T14:46:05Z
2016-11-01T14:46:05Z
2016-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144482
000875035
33004110041P1
8037309525654386
url http://hdl.handle.net/11449/144482
identifier_str_mv 000875035
33004110041P1
8037309525654386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128167968243712