Política de assistência estudantil: uma análise comparada entre o Instituto Federal do Pará e o Instituto Federal de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255601 |
Resumo: | A gestão eficaz de qualquer política faz uma diferença substancial na vida daqueles que buscam assistência, tornando o processo de gestão das instituições mais democrático. Este estudo se fundamenta na importância da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pela assistência estudantil na promoção da equidade e inclusão no ensino superior. Além disso, busca contribuir de forma teórica e prática para a academia e outras instituições que encaram a educação comparada como um desafio. O objetivo deste estudo é analisar a política de assistência estudantil adotada nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, visando compreender como essas instituições implementam políticas assistenciais para os estudantes. Percebe-se que os debates conceituais sobre políticas sociais, caracterizam a vulnerabilidade dos indivíduos frente à desigualdade socioeconômica. A pesquisa se debruça sobre as relações entre as legislações da assistência estudantil do IFPA e a política de implantação adotada pelo IFSP, considerando o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como um guia de gestão. A metodologia empregada será a educação comparada, permitindo uma análise tanto do local para o global quanto do global para o local. Esta abordagem será complementada por levantamentos bibliográficos e análise de conteúdo dos documentos pesquisados, com as legislações que regem as políticas assistenciais sendo tomadas como categorias analíticas. Ao comparar essas legislações e políticas de implantação, será possível identificar suas diferenças e semelhanças principais. A compreensão desses fatores pode contribuir para a melhoria dos serviços sociais oferecidos pelas instituições à comunidade, promovendo uma integração mais eficaz entre escola e família e, consequentemente, contribuindo para a redução das desigualdades. |
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Política de assistência estudantil: uma análise comparada entre o Instituto Federal do Pará e o Instituto Federal de São PauloStudent assistance policy: a comparative analysis between the Federal Institute of Pará and the Federal Institute of São PauloPolíticas de assistência estudantilEducação comparadaPrograma Nacional de Assistência EstudantilStudent assistance policiesComparative educationA gestão eficaz de qualquer política faz uma diferença substancial na vida daqueles que buscam assistência, tornando o processo de gestão das instituições mais democrático. Este estudo se fundamenta na importância da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pela assistência estudantil na promoção da equidade e inclusão no ensino superior. Além disso, busca contribuir de forma teórica e prática para a academia e outras instituições que encaram a educação comparada como um desafio. O objetivo deste estudo é analisar a política de assistência estudantil adotada nos Institutos Federais do Pará e de São Paulo, visando compreender como essas instituições implementam políticas assistenciais para os estudantes. Percebe-se que os debates conceituais sobre políticas sociais, caracterizam a vulnerabilidade dos indivíduos frente à desigualdade socioeconômica. A pesquisa se debruça sobre as relações entre as legislações da assistência estudantil do IFPA e a política de implantação adotada pelo IFSP, considerando o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como um guia de gestão. A metodologia empregada será a educação comparada, permitindo uma análise tanto do local para o global quanto do global para o local. Esta abordagem será complementada por levantamentos bibliográficos e análise de conteúdo dos documentos pesquisados, com as legislações que regem as políticas assistenciais sendo tomadas como categorias analíticas. Ao comparar essas legislações e políticas de implantação, será possível identificar suas diferenças e semelhanças principais. A compreensão desses fatores pode contribuir para a melhoria dos serviços sociais oferecidos pelas instituições à comunidade, promovendo uma integração mais eficaz entre escola e família e, consequentemente, contribuindo para a redução das desigualdades.Effective management of any policy makes a substantial difference in the lives of those seeking assistance, making the process of managing institutions more democratic. This study is based on the importance of the Student Assistance Policy at the Federal Institutes of Pará and São Paulo, recognizing the fundamental role played by student assistance in promoting equity and inclusion in higher education. Furthermore, it seeks to contribute in a theoretical and practical way to academia and other institutions that see comparative education as a challenge. The objective of this study is to analyze the student assistance policy adopted at the Federal Institutes of Pará and São Paulo, aiming to understand how these institutions implement assistance policies for students. It is clear that conceptual debates on social policies characterize the vulnerability of individuals in the face of socioeconomic inequality. The research focuses on the relationships between the IFPA's student assistance legislation and the implementation policy adopted by the IFSP, considering the National Student Assistance Plan (PNAES) as a management guide. The methodology used will be comparative education, allowing an analysis both from the local to the global and from the global to the local. This approach will be complemented by bibliographical surveys and content analysis of the documents researched, with the legislation that governs assistance policies being taken as analytical categories. By comparing these legislations and implementation policies, it will be possible to identify their main differences and similarities. Understanding these factors can contribute to improving the social services offered by institutions to the community, promoting more effective integration between school and family and, consequently, contributing to the reduction of inequalities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Andrade, Mauro Celso de Jesus2024-05-13T19:42:10Z2024-05-13T19:42:10Z2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Mauro Celso de Jesus. Política de assistência estudantil: uma análise comparada entre o Instituto Federal do Pará e o Instituto Federal de São Paulo. 2024. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25560133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T06:32:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:34.106688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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