Práticas de ensino de língua portuguesa na formação docente inicial: a alteridade na constituição dos sujeitos participantes do PIBID/UEAP
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255830 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma criação do governo federal na tentativa de fomentar a formação inicial de docentes em cursos de licenciatura em várias regiões do Brasil. O contato inicial com a escola é uma experiência fundamental para o acadêmico que vê como as práticas de ensino ocorrem a partir do olhar de docente da escola pública. Em meio a este contexto de iniciação à docência, surge esta pesquisa que tem por objetivo investigar, nos enunciados de acadêmicos de Letras e Pedagogia da UEAP, como a experiência no PIBID contribuiu na construção do sujeito docente em formação e como se desenvolveram as práticas para o ensino de Língua Portuguesa nessas relações de alteridade que se estabeleceram em suas vivências. O corpus da pesquisa se organiza em dois gêneros: relatórios produzidos pelos bolsistas PIBID/UEAP, dos anos de 2018 a 2020, e enviados à CAPES, ao final do projeto em janeiro de 2020, e entrevistas realizadas com os bolsistas, nas modalidades online e presencial, nos meses de agosto e setembro de 2021. Apresentando uma base teórico-metodológica com base no Círculo de Bakhtin, as análises aqui apresentadas trazem como referencial os autores do Círculo, tais como Bakhtin (2011; 2017) e Volochínov (2021); Volochinóv (2013), além de comentadores do Círculo, tais como Geraldi (2012; 2013; 2019), Mendonça (2011), Miotello (2017), Brait e Melo (2005) entre outros. Além do referencial teórico-metodológico, trazemos, nas análises, uma discussão sobre formação de professores e a importância da experiência prática como produção de conhecimento para a formação docente inicial, embasada em Nóvoa (2009), Larossa (2011), Soares (2002; 2016), Tardif (2002) entre outros. Partindo da tese de que o PIBID/UEAP é concebido enquanto prática como produção de conhecimento e fundamental na formação da subjetividade do professor em formação, traçamos como objetivos específicos: reconhecer nos discursos dos acadêmicos concepções científicas sobre as práticas de ensino de língua portuguesa na educação básica; refletir como a experiência dos acadêmicos no PIBID/UEAP exerce influência na relação entre teoria e prática dos professores em formação em Letras/Língua Portuguesa e em Pedagogia a partir de suas ações didáticas no programa; reconhecer como a alteridade se estabelece na constituição do sujeito docente em formação a partir das relações dialógicas entre o acadêmico e a comunidade escolar; identificar o papel assumido pelo bolsista durante sua experiência na escola pública por meio do PIBID/UEAP. Os resultados mostram que a alteridade constitui o sujeito professor em formação e contribui para a construção de sua identidade docente ao realizar práticas nas quais o bolsista reflete seu papel em meio a elas e que as concepções para o ensino de língua portuguesa apresentadas nos discursos dos bolsistas são baseadas em sua formação ainda com base nos PCN´s que prevê o ensino de português baseado em textos, no entanto não apresentam uma concepção clara sobre o estudo com o gênero discursivo. Os resultados apontam ainda que a relação teoria e prática está presente nos discursos dos bolsistas que veem a universidade ainda um pouco distante da realidade escolar, apontando assim uma ausência de diálogo entre a formação e as práticas apresentadas no PIBID. Por fim, as concepções de ensino de leitura apontam a relevância que os bolsistas veem no incentivo à leitura por meio do livro, reconhecido aqui como um signo ideológico desse incentivo, já para o ensino de escrita, a visão que os pibidianos apresentam em seus discursos é de um ensino que trabalhe com produção e reescrita aos moldes dos PCN´s, sem que a correção gramatical de textos fique em segundo plano, uma vez que é vista como parte do processo de desenvolvimento da modalidade escrita. |
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Práticas de ensino de língua portuguesa na formação docente inicial: a alteridade na constituição dos sujeitos participantes do PIBID/UEAPPortuguese language teaching practices in initial teacher training: the alterity in the constitution of the subjects participating in PIBID/UEAPPrática como conhecimentoPIBID/UEAPAlteridadeCírculo de BakhtinPractice as knowledgeAlterityBakhtin CircleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma criação do governo federal na tentativa de fomentar a formação inicial de docentes em cursos de licenciatura em várias regiões do Brasil. O contato inicial com a escola é uma experiência fundamental para o acadêmico que vê como as práticas de ensino ocorrem a partir do olhar de docente da escola pública. Em meio a este contexto de iniciação à docência, surge esta pesquisa que tem por objetivo investigar, nos enunciados de acadêmicos de Letras e Pedagogia da UEAP, como a experiência no PIBID contribuiu na construção do sujeito docente em formação e como se desenvolveram as práticas para o ensino de Língua Portuguesa nessas relações de alteridade que se estabeleceram em suas vivências. O corpus da pesquisa se organiza em dois gêneros: relatórios produzidos pelos bolsistas PIBID/UEAP, dos anos de 2018 a 2020, e enviados à CAPES, ao final do projeto em janeiro de 2020, e entrevistas realizadas com os bolsistas, nas modalidades online e presencial, nos meses de agosto e setembro de 2021. Apresentando uma base teórico-metodológica com base no Círculo de Bakhtin, as análises aqui apresentadas trazem como referencial os autores do Círculo, tais como Bakhtin (2011; 2017) e Volochínov (2021); Volochinóv (2013), além de comentadores do Círculo, tais como Geraldi (2012; 2013; 2019), Mendonça (2011), Miotello (2017), Brait e Melo (2005) entre outros. Além do referencial teórico-metodológico, trazemos, nas análises, uma discussão sobre formação de professores e a importância da experiência prática como produção de conhecimento para a formação docente inicial, embasada em Nóvoa (2009), Larossa (2011), Soares (2002; 2016), Tardif (2002) entre outros. Partindo da tese de que o PIBID/UEAP é concebido enquanto prática como produção de conhecimento e fundamental na formação da subjetividade do professor em formação, traçamos como objetivos específicos: reconhecer nos discursos dos acadêmicos concepções científicas sobre as práticas de ensino de língua portuguesa na educação básica; refletir como a experiência dos acadêmicos no PIBID/UEAP exerce influência na relação entre teoria e prática dos professores em formação em Letras/Língua Portuguesa e em Pedagogia a partir de suas ações didáticas no programa; reconhecer como a alteridade se estabelece na constituição do sujeito docente em formação a partir das relações dialógicas entre o acadêmico e a comunidade escolar; identificar o papel assumido pelo bolsista durante sua experiência na escola pública por meio do PIBID/UEAP. Os resultados mostram que a alteridade constitui o sujeito professor em formação e contribui para a construção de sua identidade docente ao realizar práticas nas quais o bolsista reflete seu papel em meio a elas e que as concepções para o ensino de língua portuguesa apresentadas nos discursos dos bolsistas são baseadas em sua formação ainda com base nos PCN´s que prevê o ensino de português baseado em textos, no entanto não apresentam uma concepção clara sobre o estudo com o gênero discursivo. Os resultados apontam ainda que a relação teoria e prática está presente nos discursos dos bolsistas que veem a universidade ainda um pouco distante da realidade escolar, apontando assim uma ausência de diálogo entre a formação e as práticas apresentadas no PIBID. Por fim, as concepções de ensino de leitura apontam a relevância que os bolsistas veem no incentivo à leitura por meio do livro, reconhecido aqui como um signo ideológico desse incentivo, já para o ensino de escrita, a visão que os pibidianos apresentam em seus discursos é de um ensino que trabalhe com produção e reescrita aos moldes dos PCN´s, sem que a correção gramatical de textos fique em segundo plano, uma vez que é vista como parte do processo de desenvolvimento da modalidade escrita.The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) was created by the federal government in an attempt to encourage the teachers´ initial training in degree courses in various regions of Brazil. The initial contact with the school is a fundamental experience for the academic who experiences how teaching practices occur from the perspective of a publicschool teacher. Amid this initiation into teaching context, this research aims to investigate how Portuguese language teaching practices developed during the participation of Portuguese Language and Pedagogy students from the State University of Amapá (UEAP) in PIBID and how otherness is established in these dialogical relationships in the school environment. The corpus of the research is organized into two genres: reports produced by PIBID/UEAP fellows from 2018 to 2020 and sent to CAPES at the end of the project in January 2020, and interviews carried out with the fellows, online and in person, in August and September 2021. Presenting a theoretical-methodological basis based on the Bakhtin Circle, the analyses presented here bring as a reference the authors of the Circle, such as Bakhtin (2011; 2017) and Volochínov (2021); Volochinóv (2013), as well as commentators of the Circle, such as Geraldi (2012; 2013; 2019), Mendonça (2011), Miotello (2017), Brait and Melo (2005) among others. In addition to the theoretical-methodological framework, the analyses include a discussion of teacher training and the importance of practical experience as a production of knowledge for initial teacher training, based on Nóvoa (2009), Larossa (2011), Soares (2002; 2016), Tardif (2002) and others. Based on the thesis that PIBID/UEAP is conceived as a practice that produces knowledge and is fundamental in the formation of the subjectivity of the teacher in training, we set ourselves the following specific objectives: to recognize in the academics´ speeches scientific conceptions about Portuguese language teaching practices in basic education; to reflect on how the experience of academics in PIBID/UEAP influences the relationship between theory and practice of Portuguese Language and Pedagogy teachers in training from their didactic actions in the program; to recognize how alterity is established in the constitution of the teacher subject in training from the dialogical relationships between the academic and the school community; to identify the role assumed by the scholarship students during their experience in the public school through PIBID/UEAP. The results show that alterity constitutes the teacher-in-training and contributes to the construction of their teaching identity by carrying out Portuguese language teaching practices in which the scholarship students reflects on their role in these practices. The research also showed that the conceptions of Portuguese language teaching presented in the scholars' speeches are based on their training, which is still based on the PCN's (National Curricular Guidelines), that foresees the teaching of Portuguese based on texts; however, they do not have a clear conception of the study of discursive genres. The results also show that the relationship between theory and practice are present in the speeches of the scholarship students who still see the university as somewhat far from the reality of the school, thus pointing to a lack of dialog between training and the practices presented in the PIBID. Finally, the conceptions of teaching reading point out the importance that the fellows see in encouraging reading through books, recognized here as an ideological sign of this encouragement, while for the teaching of writing, the vision that students show in their speeches is of a teaching that works with production and rewriting along the lines of the PCN's, without the grammatical correction of texts being in the background, since it is seen as part of the process of developing the written modality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Oliveira, Michelle Araujo de [UNESP]2024-06-03T19:55:45Z2024-06-03T19:55:45Z2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T06:08:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:55:15.887529Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma criação do governo federal na tentativa de fomentar a formação inicial de docentes em cursos de licenciatura em várias regiões do Brasil. O contato inicial com a escola é uma experiência fundamental para o acadêmico que vê como as práticas de ensino ocorrem a partir do olhar de docente da escola pública. Em meio a este contexto de iniciação à docência, surge esta pesquisa que tem por objetivo investigar, nos enunciados de acadêmicos de Letras e Pedagogia da UEAP, como a experiência no PIBID contribuiu na construção do sujeito docente em formação e como se desenvolveram as práticas para o ensino de Língua Portuguesa nessas relações de alteridade que se estabeleceram em suas vivências. O corpus da pesquisa se organiza em dois gêneros: relatórios produzidos pelos bolsistas PIBID/UEAP, dos anos de 2018 a 2020, e enviados à CAPES, ao final do projeto em janeiro de 2020, e entrevistas realizadas com os bolsistas, nas modalidades online e presencial, nos meses de agosto e setembro de 2021. Apresentando uma base teórico-metodológica com base no Círculo de Bakhtin, as análises aqui apresentadas trazem como referencial os autores do Círculo, tais como Bakhtin (2011; 2017) e Volochínov (2021); Volochinóv (2013), além de comentadores do Círculo, tais como Geraldi (2012; 2013; 2019), Mendonça (2011), Miotello (2017), Brait e Melo (2005) entre outros. Além do referencial teórico-metodológico, trazemos, nas análises, uma discussão sobre formação de professores e a importância da experiência prática como produção de conhecimento para a formação docente inicial, embasada em Nóvoa (2009), Larossa (2011), Soares (2002; 2016), Tardif (2002) entre outros. Partindo da tese de que o PIBID/UEAP é concebido enquanto prática como produção de conhecimento e fundamental na formação da subjetividade do professor em formação, traçamos como objetivos específicos: reconhecer nos discursos dos acadêmicos concepções científicas sobre as práticas de ensino de língua portuguesa na educação básica; refletir como a experiência dos acadêmicos no PIBID/UEAP exerce influência na relação entre teoria e prática dos professores em formação em Letras/Língua Portuguesa e em Pedagogia a partir de suas ações didáticas no programa; reconhecer como a alteridade se estabelece na constituição do sujeito docente em formação a partir das relações dialógicas entre o acadêmico e a comunidade escolar; identificar o papel assumido pelo bolsista durante sua experiência na escola pública por meio do PIBID/UEAP. Os resultados mostram que a alteridade constitui o sujeito professor em formação e contribui para a construção de sua identidade docente ao realizar práticas nas quais o bolsista reflete seu papel em meio a elas e que as concepções para o ensino de língua portuguesa apresentadas nos discursos dos bolsistas são baseadas em sua formação ainda com base nos PCN´s que prevê o ensino de português baseado em textos, no entanto não apresentam uma concepção clara sobre o estudo com o gênero discursivo. Os resultados apontam ainda que a relação teoria e prática está presente nos discursos dos bolsistas que veem a universidade ainda um pouco distante da realidade escolar, apontando assim uma ausência de diálogo entre a formação e as práticas apresentadas no PIBID. Por fim, as concepções de ensino de leitura apontam a relevância que os bolsistas veem no incentivo à leitura por meio do livro, reconhecido aqui como um signo ideológico desse incentivo, já para o ensino de escrita, a visão que os pibidianos apresentam em seus discursos é de um ensino que trabalhe com produção e reescrita aos moldes dos PCN´s, sem que a correção gramatical de textos fique em segundo plano, uma vez que é vista como parte do processo de desenvolvimento da modalidade escrita. |
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