Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP], Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007
http://hdl.handle.net/11449/124690
Resumo: Taking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.
id UNSP_c597377c48910e5475e5874e46a630c4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124690
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessáriasDemocratic schoolCurriculumSchool modelEscola democráticaCurrículoModelo de escolaTaking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]Ribeiro, Ricardo [UNESP]2015-07-15T18:27:28Z2015-07-15T18:27:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article159-173application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124690ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf753662289379466962340850194139490000-0002-7478-4835Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124690Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:14:26.905253Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
title Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
spellingShingle Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Democratic school
Curriculum
School model
Escola democrática
Currículo
Modelo de escola
title_short Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
title_full Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
title_fullStr Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
title_full_unstemmed Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
title_sort Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
author Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
author_facet Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
author_role author
author2 Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Democratic school
Curriculum
School model
Escola democrática
Currículo
Modelo de escola
topic Democratic school
Curriculum
School model
Escola democrática
Currículo
Modelo de escola
description Taking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:27:28Z
2015-07-15T18:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/124690
ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf
7536622893794669
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007
http://hdl.handle.net/11449/124690
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.
1982-5587
ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf
7536622893794669
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159-173
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128910787870720