Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007 http://hdl.handle.net/11449/124690 |
Resumo: | Taking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion. |
id |
UNSP_c597377c48910e5475e5874e46a630c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124690 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessáriasDemocratic schoolCurriculumSchool modelEscola democráticaCurrículoModelo de escolaTaking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]Ribeiro, Ricardo [UNESP]2015-07-15T18:27:28Z2015-07-15T18:27:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article159-173application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124690ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf753662289379466962340850194139490000-0002-7478-4835Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124690Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:14:26.905253Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
title |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
spellingShingle |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias Lemes, Sebastião de Souza [UNESP] Democratic school Curriculum School model Escola democrática Currículo Modelo de escola |
title_short |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
title_full |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
title_fullStr |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
title_full_unstemmed |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
title_sort |
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias |
author |
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP] |
author_facet |
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP] Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP] Ribeiro, Ricardo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP] Ribeiro, Ricardo [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP] Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP] Ribeiro, Ricardo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratic school Curriculum School model Escola democrática Currículo Modelo de escola |
topic |
Democratic school Curriculum School model Escola democrática Currículo Modelo de escola |
description |
Taking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-07-15T18:27:28Z 2015-07-15T18:27:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011. 1982-5587 http://hdl.handle.net/11449/124690 ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf 7536622893794669 6234085019413949 0000-0002-7478-4835 |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007 http://hdl.handle.net/11449/124690 |
identifier_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011. 1982-5587 ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf 7536622893794669 6234085019413949 0000-0002-7478-4835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159-173 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128910787870720 |