Brasilidade e Modernidade: folclore e sensibilidade romântica em Mário de Andrade (1920-1945)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/145027 |
Resumo: | Na primeira metade do século XX São Paulo vivenciou uma série de transformações nos âmbitos cultural, social, político e econômico. Era a cidade que mais crescia no Brasil e em meio a toda a sua efervescência cultural estavam os intelectuais ligados ao modernismo brasileiro, que, em sua “fase nacionalista”, buscaram entender e dar um sentido para o Brasil, dotando-o de singularidade e totalidade para, ao mesmo tempo, inseri-lo em um processo de modernização que se pretendia universal. Entre os modernistas, Mário de Andrade buscou traçar linhas próprias na construção da identidade nacional mergulhando na pesquisa de expressão artística do povo brasileiro, trilhando o caminho da etnografia e do folclore. Tenho por objetivo central destacar, através da revisitação dos esforços de delineamento da cultura folclórica nacional por Mário de Andrade, entre os anos 1920 e 1945, a permanência de aspectos de uma sensibilidade romântica em sua trajetória. Para sustentar esta tese, foram analisadas as correspondências trocadas entre o autor e intelectuais do folclore e dos estudos sociais, que também estavam envolvidos na consolidação da cultura popular nacional no período abordado, ao lado de manuscritos, artigos, tratados e obras em que trata da questão. Lançando mão da discussão do vínculo entre política e estética, a análise das fontes também possibilita a reflexão sobre os laços entre o Estado e a atividade intelectual do autor na construção de bens culturais simbólicos. |
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Brasilidade e Modernidade: folclore e sensibilidade romântica em Mário de Andrade (1920-1945)Brazilianness and Modernity: folklore and romantic sensibility in Mário de Andrade (1920-1945)Mário de AndradeBrasilidadeModernidadeFolcloreCultura popularRomantismoBraziliannessModernityFolklorePopular cultureRomanticismNa primeira metade do século XX São Paulo vivenciou uma série de transformações nos âmbitos cultural, social, político e econômico. Era a cidade que mais crescia no Brasil e em meio a toda a sua efervescência cultural estavam os intelectuais ligados ao modernismo brasileiro, que, em sua “fase nacionalista”, buscaram entender e dar um sentido para o Brasil, dotando-o de singularidade e totalidade para, ao mesmo tempo, inseri-lo em um processo de modernização que se pretendia universal. Entre os modernistas, Mário de Andrade buscou traçar linhas próprias na construção da identidade nacional mergulhando na pesquisa de expressão artística do povo brasileiro, trilhando o caminho da etnografia e do folclore. Tenho por objetivo central destacar, através da revisitação dos esforços de delineamento da cultura folclórica nacional por Mário de Andrade, entre os anos 1920 e 1945, a permanência de aspectos de uma sensibilidade romântica em sua trajetória. Para sustentar esta tese, foram analisadas as correspondências trocadas entre o autor e intelectuais do folclore e dos estudos sociais, que também estavam envolvidos na consolidação da cultura popular nacional no período abordado, ao lado de manuscritos, artigos, tratados e obras em que trata da questão. Lançando mão da discussão do vínculo entre política e estética, a análise das fontes também possibilita a reflexão sobre os laços entre o Estado e a atividade intelectual do autor na construção de bens culturais simbólicos.In the first half of the twentieth century, São Paulo has experienced a myriad of transformations on its cultural, social, political and economic spheres. The city had the biggest growing rate in Brazil and in the midst of its cultural effervescence, there were the intellectual ones related to Brazilian Modernism, which, during its “nationalist stage” intended to understand and give a sense to Brazil, endowing it with singularity and totality, in order to insert it into a modernization process that aimed to be universal. Among the modernists, Mário de Andrade sought to draw its own lines in the construction of the national identity, plunging into the research of Brazilian people’s artistic expression, following the path of ethnography and folklore. Therefore, my main purpose is to highlight, through evisiting the efforts made by Mário de Andrade to outline the national folk culture from 1920 to 1945, the presence of a romantic sensibility in his trajectory. In order to support such thesis, I analyzed the letters which the author exchanged with other folk and social studies’ intellectuals who were also involved in the consolidation of the national popular culture during the approached period, alongside with manuscripts, articles, treaties and literary works in which he addresses the topic. Bringing up the discussion regarding the existing link between politics and aesthetics, the analysis of the sources also enables the reflection about the ties that connect the State to the author’s intellectual activity within the construction of symbolic cultural goods.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Naxara, Márcia Regina Capelari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Monique Mendes Silva [UNESP]2016-12-09T11:52:44Z2016-12-09T11:52:44Z2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14502700087704133004072013P06904951754558127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:37:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/145027Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:42:03.779412Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Na primeira metade do século XX São Paulo vivenciou uma série de transformações nos âmbitos cultural, social, político e econômico. Era a cidade que mais crescia no Brasil e em meio a toda a sua efervescência cultural estavam os intelectuais ligados ao modernismo brasileiro, que, em sua “fase nacionalista”, buscaram entender e dar um sentido para o Brasil, dotando-o de singularidade e totalidade para, ao mesmo tempo, inseri-lo em um processo de modernização que se pretendia universal. Entre os modernistas, Mário de Andrade buscou traçar linhas próprias na construção da identidade nacional mergulhando na pesquisa de expressão artística do povo brasileiro, trilhando o caminho da etnografia e do folclore. Tenho por objetivo central destacar, através da revisitação dos esforços de delineamento da cultura folclórica nacional por Mário de Andrade, entre os anos 1920 e 1945, a permanência de aspectos de uma sensibilidade romântica em sua trajetória. Para sustentar esta tese, foram analisadas as correspondências trocadas entre o autor e intelectuais do folclore e dos estudos sociais, que também estavam envolvidos na consolidação da cultura popular nacional no período abordado, ao lado de manuscritos, artigos, tratados e obras em que trata da questão. Lançando mão da discussão do vínculo entre política e estética, a análise das fontes também possibilita a reflexão sobre os laços entre o Estado e a atividade intelectual do autor na construção de bens culturais simbólicos. |
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