A configuração do habitus professoral para o aluno-mestre: a escola normal secundária de São Carlos (1911-1929)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emerson Correia da [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96323
Resumo: Com a presente dissertação de mestrado, objetivamos compreender os aspectos da constituição do campo educacional paulista entre os anos de 1911 e 1923, com especial atenção para a cidade de São Carlos/SP e a escola normal lá instalada. Delimitando este em objetivos específicos, a proposta é de desvelar como se deu a configuração do habitus professoral para o aluno-mestre e ompreender a importância da criação e manutenção das revistas Excelsior! e Revista da Escola Normal de São Carlos para o campo educacional. Considerando que a criação e a manutenção de revistas pedagógicas manifestam-se como uma forma específica do processo de organização do campo educacional, buscamos desvelar como se deu a configuração do habitus professoral para o aluno-mestre, tendo como eixo metodológico as contribuições de Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de habitus e campo e Roger Chartier no que diz respeito aos aspectos historiográficos e materiais dos periódicos em estudo. Como resultado observamos a constituição de um habitus professoral específico, centrado na difusão de uma imagem do professor republicano, progressista e liberal.
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