A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119808 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta discutir a respeito da organização dos espaços públicos destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Procura analisar como a questão da acessibilidade vem sendo tratada, nas escolas e no meio urbano, além de identificar, no município de Rio Claro quais as adaptações/adequações foram realizadas recentemente, no sentido de garantir maior acessibilidade aos seus munícipes. O objetivo é o de analisar como se dá a adequação desses espaços e sua contribuição para a vida das pessoas. Constitui-se em pesquisa qualitativa de referencial bibliográfico pautada no levantamento de autores que problematizem a questão do espaço físico, e suas relações com a inclusão, a deficiência e a acessibilidade. Contando ainda com pesquisa de campo e registro fotográfico das adequações no Centro Comercial da cidade de Rio Claro |
id |
UNSP_c6a3a6d6c800e18f7b3a9d6996c7603d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119808 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiaisCrianças deficientesDeficientes - Orientação e mobilidadeEducação especialEscolasAcessibilidadeEdifícios públicos com acesso livre aos deficientesRio Claro (SP)O presente trabalho tem como proposta discutir a respeito da organização dos espaços públicos destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Procura analisar como a questão da acessibilidade vem sendo tratada, nas escolas e no meio urbano, além de identificar, no município de Rio Claro quais as adaptações/adequações foram realizadas recentemente, no sentido de garantir maior acessibilidade aos seus munícipes. O objetivo é o de analisar como se dá a adequação desses espaços e sua contribuição para a vida das pessoas. Constitui-se em pesquisa qualitativa de referencial bibliográfico pautada no levantamento de autores que problematizem a questão do espaço físico, e suas relações com a inclusão, a deficiência e a acessibilidade. Contando ainda com pesquisa de campo e registro fotográfico das adequações no Centro Comercial da cidade de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP]2015-03-23T15:21:59Z2015-03-23T15:21:59Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfMARCELINO, Patrícia Vasqui. A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais. 2012. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/119808000716070marcelino_pv_tcc_rcla.pdf5048619255003350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:14:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119808Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:31.253781Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
title |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
spellingShingle |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP] Crianças deficientes Deficientes - Orientação e mobilidade Educação especial Escolas Acessibilidade Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes Rio Claro (SP) |
title_short |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
title_full |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
title_fullStr |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
title_sort |
A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais |
author |
Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP] |
author_facet |
Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rossi, Célia Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças deficientes Deficientes - Orientação e mobilidade Educação especial Escolas Acessibilidade Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes Rio Claro (SP) |
topic |
Crianças deficientes Deficientes - Orientação e mobilidade Educação especial Escolas Acessibilidade Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes Rio Claro (SP) |
description |
O presente trabalho tem como proposta discutir a respeito da organização dos espaços públicos destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Procura analisar como a questão da acessibilidade vem sendo tratada, nas escolas e no meio urbano, além de identificar, no município de Rio Claro quais as adaptações/adequações foram realizadas recentemente, no sentido de garantir maior acessibilidade aos seus munícipes. O objetivo é o de analisar como se dá a adequação desses espaços e sua contribuição para a vida das pessoas. Constitui-se em pesquisa qualitativa de referencial bibliográfico pautada no levantamento de autores que problematizem a questão do espaço físico, e suas relações com a inclusão, a deficiência e a acessibilidade. Contando ainda com pesquisa de campo e registro fotográfico das adequações no Centro Comercial da cidade de Rio Claro |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:21:59Z 2015-03-23T15:21:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCELINO, Patrícia Vasqui. A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais. 2012. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/119808 000716070 marcelino_pv_tcc_rcla.pdf 5048619255003350 |
identifier_str_mv |
MARCELINO, Patrícia Vasqui. A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais. 2012. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716070 marcelino_pv_tcc_rcla.pdf 5048619255003350 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129279374917632 |