Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinaccio, Mônica [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90059
Resumo: Os objetivos do presente trabalho foram: buscar compreender, utilizando-se de provas piagetianas e da apresentação de outros problemas relativos à leitura de imagem, cálculo de distância e interpretação de fábula, quais estratégias e artifícios, crianças, adolescentes e adultos pouco escolarizados utilizam para equacionar os problemas que lhes são propostos; comparar os dados coletados entre esses três grupos e analisar se as diferenças entre eles são significativas. Conscientes das dificuldades enfrentadas pelos jovens e adultos nas classes de alfabetização, optamos pela realização de um trabalho que pudesse auxiliar os profissionais dessa modalidade de ensino, possibilitando uma maior reflexão sobre a influência da escolarização no desenvolvimento cognitivo. A análise dos resultados revelou que é baixo o nível cognitivo dos alunos da EJA, segundo as provas piagetianas aplicadas, além de demonstrar que o grupo de adolescentes se sobressaiu aos demais grupos na resolução dos problemas que exigiam abstração. Também revelou que as estratégias utilizadas pelos sujeitos foram influenciadas pelas características dos estádios cognitivos a que pertenciam e por suas experiências cotidianas, mas estas não se mostraram como elementos suficientes para que resolvessem satisfatoriamente os problemas propostos. Concluímos que a escola pode ter contribuído para um maior desenvolvimento dos níveis de abstração dos sujeitos, colaborando para que os adolescentes obtivessem os melhores resultados na resolução dos problemas.
id UNSP_c6ddf6f040005553b44052f7c9b46722
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJAPiaget, Jean, 1896-1980CogniçãoDesenvolvimento cognitivoEducação de jovens e adultosOs objetivos do presente trabalho foram: buscar compreender, utilizando-se de provas piagetianas e da apresentação de outros problemas relativos à leitura de imagem, cálculo de distância e interpretação de fábula, quais estratégias e artifícios, crianças, adolescentes e adultos pouco escolarizados utilizam para equacionar os problemas que lhes são propostos; comparar os dados coletados entre esses três grupos e analisar se as diferenças entre eles são significativas. Conscientes das dificuldades enfrentadas pelos jovens e adultos nas classes de alfabetização, optamos pela realização de um trabalho que pudesse auxiliar os profissionais dessa modalidade de ensino, possibilitando uma maior reflexão sobre a influência da escolarização no desenvolvimento cognitivo. A análise dos resultados revelou que é baixo o nível cognitivo dos alunos da EJA, segundo as provas piagetianas aplicadas, além de demonstrar que o grupo de adolescentes se sobressaiu aos demais grupos na resolução dos problemas que exigiam abstração. Também revelou que as estratégias utilizadas pelos sujeitos foram influenciadas pelas características dos estádios cognitivos a que pertenciam e por suas experiências cotidianas, mas estas não se mostraram como elementos suficientes para que resolvessem satisfatoriamente os problemas propostos. Concluímos que a escola pode ter contribuído para um maior desenvolvimento dos níveis de abstração dos sujeitos, colaborando para que os adolescentes obtivessem os melhores resultados na resolução dos problemas.The aims of our current work was: to seek understanding by using the piagetianas` test and other problems on which are related to image, distance calculations and the interpretation of myths where specific and regular children, teens, and adults with poor education succeed or not on solving problems that were presented to them; compare all datas acquired, with the three different kinds of groups which will be analyzed in order to see if the discrepancies found are of significance. Knowing the difficulties of youth and adults when facing alphabetization classes, we choose to do a work which could to assist the professionals of this teach moddalitie, making it possibile for a better understanding concerning influences of alphabetization on cognitive developed. The result s analysis showed a low cognitive level of the EJA students, according to piagetian tasks, and yet, it has shown that the youth group was superior to the remaining groups on the problems resolutions, when analyzing abstraction problems. The analysis has also revealed that the strategies used by the characters were bias towards theirs characteristics of their present cognitive stage and way of life. However, these were not sufficient to prove and support the pre-disposed problems. In conclusion we found that the school could have contributed for a better developed abstraction level of the students, helping those obtaining better results when solving the problems presented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Farinaccio, Mônica [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2006-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f. : il.application/pdfFARINACCIO, Mônica. Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA. 2006. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90059000467330farinaccio_m_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:12:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:28:48.873225Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
title Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
spellingShingle Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
Farinaccio, Mônica [UNESP]
Piaget, Jean, 1896-1980
Cognição
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
title_short Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
title_full Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
title_fullStr Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
title_sort Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA
author Farinaccio, Mônica [UNESP]
author_facet Farinaccio, Mônica [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinaccio, Mônica [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Cognição
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Cognição
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
description Os objetivos do presente trabalho foram: buscar compreender, utilizando-se de provas piagetianas e da apresentação de outros problemas relativos à leitura de imagem, cálculo de distância e interpretação de fábula, quais estratégias e artifícios, crianças, adolescentes e adultos pouco escolarizados utilizam para equacionar os problemas que lhes são propostos; comparar os dados coletados entre esses três grupos e analisar se as diferenças entre eles são significativas. Conscientes das dificuldades enfrentadas pelos jovens e adultos nas classes de alfabetização, optamos pela realização de um trabalho que pudesse auxiliar os profissionais dessa modalidade de ensino, possibilitando uma maior reflexão sobre a influência da escolarização no desenvolvimento cognitivo. A análise dos resultados revelou que é baixo o nível cognitivo dos alunos da EJA, segundo as provas piagetianas aplicadas, além de demonstrar que o grupo de adolescentes se sobressaiu aos demais grupos na resolução dos problemas que exigiam abstração. Também revelou que as estratégias utilizadas pelos sujeitos foram influenciadas pelas características dos estádios cognitivos a que pertenciam e por suas experiências cotidianas, mas estas não se mostraram como elementos suficientes para que resolvessem satisfatoriamente os problemas propostos. Concluímos que a escola pode ter contribuído para um maior desenvolvimento dos níveis de abstração dos sujeitos, colaborando para que os adolescentes obtivessem os melhores resultados na resolução dos problemas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-14
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARINACCIO, Mônica. Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA. 2006. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90059
000467330
farinaccio_m_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv FARINACCIO, Mônica. Estratégias utilizadas por crianças, adolescentes e adultos na resolução de problemas cognitivos: um estudo da EJA. 2006. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
000467330
farinaccio_m_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128817262231552