Escola normal da corte (1876-1889): um estudo por meio de fontes documentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancini, Ana Paula Gomes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252875
Resumo: Esta pesquisa procurou recuperar uma parcela da trajetória da Escola Normal da Corte, percorrida de 1876 a 1889. A metodologia esteve subsidiada com auxilio de fontes documentais. O período de estudo tem início a partir da criação da Escola no século XIX. De imediato, procuro demonstrar que, não obstante o discurso do fracasso escolar, em razão da Escola Normal da Corte que tem início a idealização de se construir um modelo de formação de professores no Brasil. Dessa forma, procurei pesquisar os antecedentes da criação da Escola, o momento histórico da fundação, a organização didática e pedagógica, os professores e os alunos para que, a partir da reconstrução histórica dessa trajetória, a pesquisa pudesse revelar momentos fundamentais do cotidiano e da cultura geral da escola. Assim, a pesquisa teve por fim revelar a gênese, o desenvolvimento e a trajetória da formação de professores na Escola Normal da Corte nas últimas décadas do século XIX.
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spelling Escola normal da corte (1876-1889): um estudo por meio de fontes documentaisNormal court school (1876/1889): a study using documentary sourcesEscola Normal da CorteFormação de professoresModelo de formação de professoresTeacher educationModel of teacher educationEsta pesquisa procurou recuperar uma parcela da trajetória da Escola Normal da Corte, percorrida de 1876 a 1889. A metodologia esteve subsidiada com auxilio de fontes documentais. O período de estudo tem início a partir da criação da Escola no século XIX. De imediato, procuro demonstrar que, não obstante o discurso do fracasso escolar, em razão da Escola Normal da Corte que tem início a idealização de se construir um modelo de formação de professores no Brasil. Dessa forma, procurei pesquisar os antecedentes da criação da Escola, o momento histórico da fundação, a organização didática e pedagógica, os professores e os alunos para que, a partir da reconstrução histórica dessa trajetória, a pesquisa pudesse revelar momentos fundamentais do cotidiano e da cultura geral da escola. Assim, a pesquisa teve por fim revelar a gênese, o desenvolvimento e a trajetória da formação de professores na Escola Normal da Corte nas últimas décadas do século XIX.This work aims at getting back the Escola Normal da Corte (the Court school for teacher education) trajectory from 1876 to 1889. Documental sources underlie the methodology. The period of study starts with the establishment of the School in the nineteenth century. First, I try to demonstrate that despite the discourse of school failure, the idealization of building a model of teacher education in Brazil begins with Escola Normal da Corte. Thus, I researched the foregoing of the school creation, the historical moment of the foundation, the didactic and pedagogical organization, the teachers and students in order to reveal the fundamental moments of the everyday life and the general culture of the school. Then, the research aimed at revealing the genes is, the development and the trajectory of the teacher education at Escola Normal da Corte in the last decades of the ninteenth century.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monarcha, Carlos [UNESP]Mancini, Ana Paula Gomes2024-01-19T13:38:06Z2024-01-19T13:38:06Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMANCINI, Ana Paula Gomes. Escola normal da corte (1876-1889): um estudo por meio de fontes documentais. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2005.https://hdl.handle.net/11449/25287533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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