Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141788 |
Resumo: | O objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo. |
id |
UNSP_c76e31ef6935990b65825981ec100b3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141788 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinasTutoriaMediaçãoEducação a distânciaO objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]2016-07-19T13:00:28Z2016-07-19T13:00:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11302-11313application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-113132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141788ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:43:42.251881Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
title |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
spellingShingle |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP] Tutoria Mediação Educação a distância |
title_short |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
title_full |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
title_fullStr |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
title_full_unstemmed |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
title_sort |
Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas |
author |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP] |
author_facet |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Mediação Educação a distância |
topic |
Tutoria Mediação Educação a distância |
description |
O objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:28Z 2016-07-19T13:00:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-11313 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141788 ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141788 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-11313 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11302-11313 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128409214124032 |