Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141788
Resumo: O objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo.
id UNSP_c76e31ef6935990b65825981ec100b3b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141788
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinasTutoriaMediaçãoEducação a distânciaO objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]2016-07-19T13:00:28Z2016-07-19T13:00:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11302-11313application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-113132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141788ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:43:42.251881Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
title Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
spellingShingle Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]
Tutoria
Mediação
Educação a distância
title_short Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
title_full Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
title_fullStr Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
title_full_unstemmed Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
title_sort Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
author Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]
author_facet Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Mediação
Educação a distância
topic Tutoria
Mediação
Educação a distância
description O objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:28Z
2016-07-19T13:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-11313
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141788
ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141788
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-11313
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11302-11313
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128409214124032