A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Luciana Elena [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95151
Resumo: Nesta pesquisa foi realizada uma discussão a respeito de música, som, e suas concepções na contemporaneidade, sob a luz de textos de Theodor Adorno, Jacques Attali e Murray Schafer. O posicionamento tomado por tais pensadores evidencia, sob diferentes perspectivas, a necessidade da realização de um trabalho voltado para a escuta atenta e consciente dos sons, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. Diante desta constatação, nesta dissertação teve-se como objetivo investigar se alguns educadores musicais da cidade de São Paulo realizam em suas aulas um trabalho direcionado à escuta, bem como ao desenvolvimento da atenção, concentração, criatividade e senso crítico dos estudantes, aspectos tão necessários à sociedade atual. Nos casos em que isso foi observado, procurou-se conhecer de que forma esse trabalho ocorre. Para esta pesquisa de caráter qualitativo, realizada em sete diferentes instituições, envolvendo nove educadores musicais, utilizou-se o método de observação não participante juntamente com entrevista estruturada. A análise dos dados colhidos permitiu que se percebesse que todos os educadores pesquisados realizavam em suas aulas atividades relacionadas ao desenvolvimento da escuta, atenção e concentração dos estudantes; entretanto, o mesmo não se pode dizer com relação ao desenvolvimento da criatividade e do senso crítico dos alunos. Após essa constatação, realizou-se uma discussão acerca dos dados encontrados, relacionando-os com a bibliografia estudada
id UNSP_c7848188d573bd444971cc668cdb7d76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95151
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musicalCriatividadeCriatividade - MúsicaEducação musicalEscutaSenso críticoListeningCreativityCritical senseMusical educationNesta pesquisa foi realizada uma discussão a respeito de música, som, e suas concepções na contemporaneidade, sob a luz de textos de Theodor Adorno, Jacques Attali e Murray Schafer. O posicionamento tomado por tais pensadores evidencia, sob diferentes perspectivas, a necessidade da realização de um trabalho voltado para a escuta atenta e consciente dos sons, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. Diante desta constatação, nesta dissertação teve-se como objetivo investigar se alguns educadores musicais da cidade de São Paulo realizam em suas aulas um trabalho direcionado à escuta, bem como ao desenvolvimento da atenção, concentração, criatividade e senso crítico dos estudantes, aspectos tão necessários à sociedade atual. Nos casos em que isso foi observado, procurou-se conhecer de que forma esse trabalho ocorre. Para esta pesquisa de caráter qualitativo, realizada em sete diferentes instituições, envolvendo nove educadores musicais, utilizou-se o método de observação não participante juntamente com entrevista estruturada. A análise dos dados colhidos permitiu que se percebesse que todos os educadores pesquisados realizavam em suas aulas atividades relacionadas ao desenvolvimento da escuta, atenção e concentração dos estudantes; entretanto, o mesmo não se pode dizer com relação ao desenvolvimento da criatividade e do senso crítico dos alunos. Após essa constatação, realizou-se uma discussão acerca dos dados encontrados, relacionando-os com a bibliografia estudadaIn this research was made a survey about music, sound and their conceptions in the contemporaneous time, based on the texts of Theodor Adorno, Jacques Attali and Murray Schafer. The studies made by those thinkers pointed out under different perspectives, the need of having a work directed towards the careful and conscious listening of the sounds, aiming to develop the critical sense and creativity of the students. According to the verification in this paper, it was raised the objective of investigating if some educators of São Paulo City perform in their classes a work focusing on listening, as well as the development of attention, concentration and critical sense of the students, issues which are so necessary for the current society. In the cases where those issues were observed, it was known the way that work was done. For this research with qualitative characteristic, which was made in seven different institutions, having the participation of nine musical educators, was adopted the method of non-participative observation and structured interview. The data collected allowed us to realize that all musical educators surveyed, performed in their classes activities aiming to develop the listening, attention and concentration of the students, however, the same cannot be said about the development of creativity and critical sense of the students. After the observation, it there was a discussion about the collected data, comparing them to the bibliography studiedFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarmento, Luciana Elena [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2010-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 f. : il., mapas, partituras, tabs.application/pdfSARMENTO, Luciana Elena. A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/95151000632526sarmento_le_me_ia.pdf33004013066P33530066753313245Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-08T06:24:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95151Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:25:34.740861Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
title A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
spellingShingle A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
Sarmento, Luciana Elena [UNESP]
Criatividade
Criatividade - Música
Educação musical
Escuta
Senso crítico
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
title_short A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
title_full A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
title_fullStr A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
title_full_unstemmed A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
title_sort A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
author Sarmento, Luciana Elena [UNESP]
author_facet Sarmento, Luciana Elena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Luciana Elena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Criatividade - Música
Educação musical
Escuta
Senso crítico
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
topic Criatividade
Criatividade - Música
Educação musical
Escuta
Senso crítico
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
description Nesta pesquisa foi realizada uma discussão a respeito de música, som, e suas concepções na contemporaneidade, sob a luz de textos de Theodor Adorno, Jacques Attali e Murray Schafer. O posicionamento tomado por tais pensadores evidencia, sob diferentes perspectivas, a necessidade da realização de um trabalho voltado para a escuta atenta e consciente dos sons, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. Diante desta constatação, nesta dissertação teve-se como objetivo investigar se alguns educadores musicais da cidade de São Paulo realizam em suas aulas um trabalho direcionado à escuta, bem como ao desenvolvimento da atenção, concentração, criatividade e senso crítico dos estudantes, aspectos tão necessários à sociedade atual. Nos casos em que isso foi observado, procurou-se conhecer de que forma esse trabalho ocorre. Para esta pesquisa de caráter qualitativo, realizada em sete diferentes instituições, envolvendo nove educadores musicais, utilizou-se o método de observação não participante juntamente com entrevista estruturada. A análise dos dados colhidos permitiu que se percebesse que todos os educadores pesquisados realizavam em suas aulas atividades relacionadas ao desenvolvimento da escuta, atenção e concentração dos estudantes; entretanto, o mesmo não se pode dizer com relação ao desenvolvimento da criatividade e do senso crítico dos alunos. Após essa constatação, realizou-se uma discussão acerca dos dados encontrados, relacionando-os com a bibliografia estudada
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-14
2014-06-11T19:27:27Z
2014-06-11T19:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARMENTO, Luciana Elena. A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/95151
000632526
sarmento_le_me_ia.pdf
33004013066P3
3530066753313245
identifier_str_mv SARMENTO, Luciana Elena. A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
000632526
sarmento_le_me_ia.pdf
33004013066P3
3530066753313245
url http://hdl.handle.net/11449/95151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. : il., mapas, partituras, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129426223792128