Formação docente online: abordagem CCS para a cultura em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Ariane Barilli de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253375
Resumo: A presente pesquisa, em nível de doutorado, foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente – SP, e está vinculada a linha de pesquisa intitulada: “Processos formativos, ensino e aprendizagem”. O estudo contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O tema proposto decorreu do fato de que vivenciamos, constantemente, diversos problemas ambientais em todos os níveis e escalas. A educação e o processo de escolarização são formas que podem contribuir com o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cultura ambiental dos indivíduos, possibilitando, assim, a minimização e/ou solução destes problemas. Diante desta demanda de âmbito global e partindo do interesse e desejo de realizar um estudo amplo, surgiu à possibilidade e proposta de desenvolver esta pesquisa. O objetivo do presente estudo foi analisar como um processo formativo docente em Educação Ambiental (EA) na modalidade online e segundo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que usa como estratégia o desenvolvimento de projetos, pode contribuir com a prática pedagógica na perspectiva da EA crítica e proporcionar o desenvolvimento da consciência e da cultura ambiental dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). Estes profissionais realizaram um curso de formação em Educação Ambiental na modalidade online, à distância, que foi ofertado no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (AVA/MOODLE). O curso se insere em nível de aperfeiçoamento e teve a carga horária de 180 horas. A opção teórica assumida por esta pesquisa foi a da EA na perspectiva Crítica e Emancipatória. O estudo teve como abordagem a qualitativa. A opção metodológica da pesquisa foi a investigação-ação, mais especificamente, a pesquisa-ação colaborativa. O curso de formação teve como abordagem/metodologia de ensino e aprendizagem a abordagem CCS. Os procedimentos metodológicos adotados pelo estudo foram: levantamento bibliográfico; análise documental – com foco no currículo escolar; elaboração e construção do curso de formação online; elaboração e desenvolvimento do curso no AVA/MOODLE, junto aos educadores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP); coleta, seleção e análise dos dados por meio da triangulação. Os principais resultados obtidos foram: os docentes que realmente participaram e fizeram o curso de forma ativa, comprometida e responsável conseguiram desenvolver e executar os planos/projetos de ação de EA Crítica, segundo a abordagem CCS, visto que focaram no contexto e realidade dos seus estudantes e no que era possível de ser feito no momento.
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spelling Formação docente online: abordagem CCS para a cultura em educação ambientalOnline teacher training: CCS approach to culture in environmental educationProcessos formativos de professoresEducação ambiental críticaEducação à distância (EaD)Abordagem construcionista, contextualizada e significativaConsciênciaCulturaTeacher trainingCritical environmental educationDistance education (EaD)Contextualized and meaningful constructionist approachConscienceCultureA presente pesquisa, em nível de doutorado, foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente – SP, e está vinculada a linha de pesquisa intitulada: “Processos formativos, ensino e aprendizagem”. O estudo contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O tema proposto decorreu do fato de que vivenciamos, constantemente, diversos problemas ambientais em todos os níveis e escalas. A educação e o processo de escolarização são formas que podem contribuir com o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cultura ambiental dos indivíduos, possibilitando, assim, a minimização e/ou solução destes problemas. Diante desta demanda de âmbito global e partindo do interesse e desejo de realizar um estudo amplo, surgiu à possibilidade e proposta de desenvolver esta pesquisa. O objetivo do presente estudo foi analisar como um processo formativo docente em Educação Ambiental (EA) na modalidade online e segundo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que usa como estratégia o desenvolvimento de projetos, pode contribuir com a prática pedagógica na perspectiva da EA crítica e proporcionar o desenvolvimento da consciência e da cultura ambiental dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). Estes profissionais realizaram um curso de formação em Educação Ambiental na modalidade online, à distância, que foi ofertado no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (AVA/MOODLE). O curso se insere em nível de aperfeiçoamento e teve a carga horária de 180 horas. A opção teórica assumida por esta pesquisa foi a da EA na perspectiva Crítica e Emancipatória. O estudo teve como abordagem a qualitativa. A opção metodológica da pesquisa foi a investigação-ação, mais especificamente, a pesquisa-ação colaborativa. O curso de formação teve como abordagem/metodologia de ensino e aprendizagem a abordagem CCS. Os procedimentos metodológicos adotados pelo estudo foram: levantamento bibliográfico; análise documental – com foco no currículo escolar; elaboração e construção do curso de formação online; elaboração e desenvolvimento do curso no AVA/MOODLE, junto aos educadores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP); coleta, seleção e análise dos dados por meio da triangulação. Os principais resultados obtidos foram: os docentes que realmente participaram e fizeram o curso de forma ativa, comprometida e responsável conseguiram desenvolver e executar os planos/projetos de ação de EA Crítica, segundo a abordagem CCS, visto que focaram no contexto e realidade dos seus estudantes e no que era possível de ser feito no momento.This research, at doctoral level, was developed within the scope of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Science and Technology of the Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Presidente Prudente Campus – SP, and is linked the line of research entitled: “Training processes, teaching and learning”. The study was funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The proposed theme arose from the fact that we constantly experience various environmental problems at all levels and scales. Education and the schooling process are ways that can contribute to the development of awareness and, consequently, the environmental culture of individuals, thus enabling the minimization and/or solution of these problems. Faced with this global demand and based on the interest and desire to carry out a broad study, the possibility and proposal to develop this research emerged. The objective of the present study was to analyze how a teaching training process in Environmental Education (EE) in the online modality and according to the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCS) approach, which uses project development as a strategy, can contribute to pedagogical practice in perspective of critical EE and provide the development of students' environmental awareness and culture. The research was developed with teachers of Basic Education II from the São Paulo State Department of Education (SEE-SP). These professionals completed a training course in Environmental Education online, at a distance, which was offered in the Virtual Learning Environment of the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (AVA/MOODLE). The course is at an improvement level and had a workload of 180 hours. The theoretical option adopted by this research was EA from a Critical and Emancipatory perspective. The study had a qualitative approach. The methodological option for the research was action research, more specifically, collaborative action research. The training course had the CCS approach/teaching and learning methodology. The methodological procedures adopted by the study were: bibliographical survey; document analysis – focusing on the school curriculum; preparation and construction of the online training course; preparation and development of the course in AVA/MOODLE, together with educators from the São Paulo State Department of Education (SEE-SP); collection, selection and analysis of data through triangulation. The main results obtained were: the teachers who actually participated and took the course in an active, committed and responsible way were able to develop and execute Critical EE action plans/projects, according to the CCS approach, as they focused on the context and reality of their students and what was possible to be done at the moment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe MoriyaMattos, Ariane Barilli de2024-02-21T16:14:09Z2024-02-21T16:14:09Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMATTOS, Ariane Barilli de .Formação docente online: abordagem CCS para a cultura em educação ambiental. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. 2024. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2533755884112585095117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-21T16:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:25.013757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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