Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254777 https://hdl.handle.net/11449/254778 |
Resumo: | Neste trabalho elaboramos um jogo educativo, constituído por um conjunto de atividades investigativas envolvendo o conteúdo de fotossíntese, para ser utilizado com alunos do Ensino Médio O jogo foi elaborado no Microsoft Powerpoint, podendo ser utilizado off-line em sala de aula ou em laboratório com os alunos divididos em grupos. Aplicamos o jogo com nove alunos de uma turma da 1a série do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo durante as aulas de Biologia. Apresentamos uma análise descritiva dos dados referentes a aplicação do jogo, constituídos pela observação direta da pesquisadora durante as atividades realizadas pelos alunos, dos resultados obtidos pelos alunos durante o jogo, e também dos dados obtidos pelos questionários respondidos pelos alunos e pelo questionário respondido pela professora responsável pela turma. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo interativo tem o potencial de engajar os estudantes, propiciando ao aluno vivenciar as etapas do método científico nas atividades de caráter investigativo, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades como como autonomia, protagonismo e pensamento crítico, ademais de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos relacionados à fotossíntese. |
id |
UNSP_c7fa7a9a1e8ca4d1e524151c0324b9bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/254777 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino MédioPhotosynthesis: development and application of interactive game with Hight School students.FotossínteseMetodologias ativasEnsino por investigaçãoTrabalho colaborativo.Neste trabalho elaboramos um jogo educativo, constituído por um conjunto de atividades investigativas envolvendo o conteúdo de fotossíntese, para ser utilizado com alunos do Ensino Médio O jogo foi elaborado no Microsoft Powerpoint, podendo ser utilizado off-line em sala de aula ou em laboratório com os alunos divididos em grupos. Aplicamos o jogo com nove alunos de uma turma da 1a série do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo durante as aulas de Biologia. Apresentamos uma análise descritiva dos dados referentes a aplicação do jogo, constituídos pela observação direta da pesquisadora durante as atividades realizadas pelos alunos, dos resultados obtidos pelos alunos durante o jogo, e também dos dados obtidos pelos questionários respondidos pelos alunos e pelo questionário respondido pela professora responsável pela turma. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo interativo tem o potencial de engajar os estudantes, propiciando ao aluno vivenciar as etapas do método científico nas atividades de caráter investigativo, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades como como autonomia, protagonismo e pensamento crítico, ademais de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos relacionados à fotossíntese.In this research, we elaborate an education game with investigative activities, involving photosynthesis, to be used by High School students. The game was developed in the Microsoft Power Point and it can be used off line by groups of students in classroom or in laboratory. The game was applied with nine students in a public school in a small city in São Paulo during the Biology classes. We show a descriptive analysis of the obtained data during the game application, including researcher observation, activities made by the students and information from students and teachers quizzes. The results show that the interactive game has the protentional of engage the students, provides the experience with scientific method in the investigative activities. Besides the game made possible the development of skills like autonomy, protagonism, critical thinking and it can contribute to photosynthesis learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Denise Fernandes de [UNESP]Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira2024-03-27T13:42:29Z2024-03-27T13:42:29Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDoná, Fernanda Ticianelli de Oliveira. Fotossíntese: desenvolvimento de jogo educativo com alunos da 1a série do Ensino Médio. Orientador: Denise Fernandes de Mello. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024https://hdl.handle.net/11449/254777https://hdl.handle.net/11449/254778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-28T06:00:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254777Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:53:19.362232Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio Photosynthesis: development and application of interactive game with Hight School students. |
title |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
spellingShingle |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira Fotossíntese Metodologias ativas Ensino por investigação Trabalho colaborativo. |
title_short |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
title_full |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
title_fullStr |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
title_sort |
Fotossíntese: desenvolvimento e aplicação de jogo interativo com alunos da 1ª série do Ensino Médio |
author |
Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira |
author_facet |
Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Denise Fernandes de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotossíntese Metodologias ativas Ensino por investigação Trabalho colaborativo. |
topic |
Fotossíntese Metodologias ativas Ensino por investigação Trabalho colaborativo. |
description |
Neste trabalho elaboramos um jogo educativo, constituído por um conjunto de atividades investigativas envolvendo o conteúdo de fotossíntese, para ser utilizado com alunos do Ensino Médio O jogo foi elaborado no Microsoft Powerpoint, podendo ser utilizado off-line em sala de aula ou em laboratório com os alunos divididos em grupos. Aplicamos o jogo com nove alunos de uma turma da 1a série do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo durante as aulas de Biologia. Apresentamos uma análise descritiva dos dados referentes a aplicação do jogo, constituídos pela observação direta da pesquisadora durante as atividades realizadas pelos alunos, dos resultados obtidos pelos alunos durante o jogo, e também dos dados obtidos pelos questionários respondidos pelos alunos e pelo questionário respondido pela professora responsável pela turma. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo interativo tem o potencial de engajar os estudantes, propiciando ao aluno vivenciar as etapas do método científico nas atividades de caráter investigativo, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades como como autonomia, protagonismo e pensamento crítico, ademais de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos relacionados à fotossíntese. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-27T13:42:29Z 2024-03-27T13:42:29Z 2024-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira. Fotossíntese: desenvolvimento de jogo educativo com alunos da 1a série do Ensino Médio. Orientador: Denise Fernandes de Mello. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024 https://hdl.handle.net/11449/254777 https://hdl.handle.net/11449/254778 |
identifier_str_mv |
Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira. Fotossíntese: desenvolvimento de jogo educativo com alunos da 1a série do Ensino Médio. Orientador: Denise Fernandes de Mello. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/254777 https://hdl.handle.net/11449/254778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128287232229376 |