Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239295 |
Resumo: | Dentro do processo de certificação de uma aeronave, a campanha de ensaios em voo pode representar um dos maiores custos e tempo devido aos numerosos requisitos e tarefas envolvidas, bem como uma demanda de profissionais qualificados, infraestrutura adequada, ferramental e instrumentos para realização dos testes. Como prova de conceito, esse trabalho de graduação pretende modelar o processo de testes em voo, baseado nos requisitos de design e performance da categoria Leve Esportiva, aplicando as restrições e inputs necessários, utilizando técnicas de programação para analisar estratégias de sequenciamento, compatibilidade e alocação lógica. Com a modelagem e programação aplicada, simular um plano de testes em voo que resulte em uma otimização na relação tempo e custo, e assim apresentar uma referência de plano aos fabricantes de aeronaves leve esportivas. |
id |
UNSP_c827b87350af7076c0be9366d6cd26d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239295 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportivaOptimization of the flight test campaign of the certification process of a light sport aircraftAeronáuticaCertificaçãoEngenhariaDentro do processo de certificação de uma aeronave, a campanha de ensaios em voo pode representar um dos maiores custos e tempo devido aos numerosos requisitos e tarefas envolvidas, bem como uma demanda de profissionais qualificados, infraestrutura adequada, ferramental e instrumentos para realização dos testes. Como prova de conceito, esse trabalho de graduação pretende modelar o processo de testes em voo, baseado nos requisitos de design e performance da categoria Leve Esportiva, aplicando as restrições e inputs necessários, utilizando técnicas de programação para analisar estratégias de sequenciamento, compatibilidade e alocação lógica. Com a modelagem e programação aplicada, simular um plano de testes em voo que resulte em uma otimização na relação tempo e custo, e assim apresentar uma referência de plano aos fabricantes de aeronaves leve esportivas.Within the certification process of an aircraft, the flight testing process can represent one of the highest costs and time due to the numerous requirements and tasks involved, as well as a demand for qualified professionals, adequate infrastructure, tools and instruments to carry out the tests. As a proof of concept, this work below intends to model the flight testing process, based on the design and performance requirements of the Light Sport category, applying the necessary restrictions and inputs, using programming techniques to analyze sequencing strategies, compatibility and allocation logical. With the modeling and programming applied, simulate a flight test plan that results in an optimization in terms of time and cost, and thus present a plan reference to light sport aircraft manufacturers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Leandra Isabel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vico, Gabriel Prizimich de Almeida Gamero2023-02-03T16:27:09Z2023-02-03T16:27:09Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:17:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva Optimization of the flight test campaign of the certification process of a light sport aircraft |
title |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
spellingShingle |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva Vico, Gabriel Prizimich de Almeida Gamero Aeronáutica Certificação Engenharia |
title_short |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
title_full |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
title_fullStr |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
title_full_unstemmed |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
title_sort |
Otimização da campanha de ensaios em voo do processo de certificação de uma aeronave leve esportiva |
author |
Vico, Gabriel Prizimich de Almeida Gamero |
author_facet |
Vico, Gabriel Prizimich de Almeida Gamero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Leandra Isabel de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vico, Gabriel Prizimich de Almeida Gamero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeronáutica Certificação Engenharia |
topic |
Aeronáutica Certificação Engenharia |
description |
Dentro do processo de certificação de uma aeronave, a campanha de ensaios em voo pode representar um dos maiores custos e tempo devido aos numerosos requisitos e tarefas envolvidas, bem como uma demanda de profissionais qualificados, infraestrutura adequada, ferramental e instrumentos para realização dos testes. Como prova de conceito, esse trabalho de graduação pretende modelar o processo de testes em voo, baseado nos requisitos de design e performance da categoria Leve Esportiva, aplicando as restrições e inputs necessários, utilizando técnicas de programação para analisar estratégias de sequenciamento, compatibilidade e alocação lógica. Com a modelagem e programação aplicada, simular um plano de testes em voo que resulte em uma otimização na relação tempo e custo, e assim apresentar uma referência de plano aos fabricantes de aeronaves leve esportivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-03T16:27:09Z 2023-02-03T16:27:09Z 2023-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239295 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128145224630272 |