Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ocampo Ortiz, Cristian Jose
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238931
Resumo: Atualmente o uso de biotécnicas relacionadas ao sêmen bovino tem crescido exponencialmente com o objetivo de suprir a demanda de produtos de origem animal. Com isto, é possível minimizar as perdas econômicas identificando ejaculados de baixa qualidade seminal. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do gradiente Equipure™ enquanto a viabilidade e congelabilidade do sêmen de touros para seleção espermática. Para isso, 35 touros foram coletados e o sêmen foi avaliado quanto a cinética espermática, morfologia e integridade de membrana. A seguir, a amostra foi diluída e separada em 2 alíquotas, contendo 1 x 106 espermatozoides cada uma. Uma amostra foi depositada em Equipure™ e a outra mantida in natura. As alíquotas foram centrifugadas e posteriormente o pellet dos tubos foram recuperados e reavaliados. Após a análise das variáveis, os 10 touros com maior motilidade foram novamente coletados para congelação dos espermatozoides. A congelação foi conduzida após a avaliação e diluição (30 x 106 espermatozoides/mL) em meio comercial. Posteriormente, as amostras foram descongeladas e reavaliadas. Os resultados mostram que o uso de Equipure diminui a quantidade de células defeituosas após a centrifugação de sêmen fresco e após descongelação. Com isto podemos inferir que o uso de Equipure™ em amostras de sêmen de touros com pobre qualidade espermática pode aumentar a taxa de células espermáticas morfologicamente normais até valores de referência, porém considerando que a taxa de recuperação espermática descende até valores mínimos quando comparados com sêmen fresco. Estudos que avaliem as características subjetivas da qualidade seminal, o tempo e força da centrifugação, tempo transcorrido entre os procedimentos e o uso de diluentes devem ser reavaliados.
id UNSP_c8373467334fb1ebc71450c77bb5666f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238931
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™Effects of centrifugation of bovine semen in Equipure™ gradientColoideCriopreservaçãoQualidade espermáticaEspermatozoidesAtualmente o uso de biotécnicas relacionadas ao sêmen bovino tem crescido exponencialmente com o objetivo de suprir a demanda de produtos de origem animal. Com isto, é possível minimizar as perdas econômicas identificando ejaculados de baixa qualidade seminal. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do gradiente Equipure™ enquanto a viabilidade e congelabilidade do sêmen de touros para seleção espermática. Para isso, 35 touros foram coletados e o sêmen foi avaliado quanto a cinética espermática, morfologia e integridade de membrana. A seguir, a amostra foi diluída e separada em 2 alíquotas, contendo 1 x 106 espermatozoides cada uma. Uma amostra foi depositada em Equipure™ e a outra mantida in natura. As alíquotas foram centrifugadas e posteriormente o pellet dos tubos foram recuperados e reavaliados. Após a análise das variáveis, os 10 touros com maior motilidade foram novamente coletados para congelação dos espermatozoides. A congelação foi conduzida após a avaliação e diluição (30 x 106 espermatozoides/mL) em meio comercial. Posteriormente, as amostras foram descongeladas e reavaliadas. Os resultados mostram que o uso de Equipure diminui a quantidade de células defeituosas após a centrifugação de sêmen fresco e após descongelação. Com isto podemos inferir que o uso de Equipure™ em amostras de sêmen de touros com pobre qualidade espermática pode aumentar a taxa de células espermáticas morfologicamente normais até valores de referência, porém considerando que a taxa de recuperação espermática descende até valores mínimos quando comparados com sêmen fresco. Estudos que avaliem as características subjetivas da qualidade seminal, o tempo e força da centrifugação, tempo transcorrido entre os procedimentos e o uso de diluentes devem ser reavaliados.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Fabiana Ferreira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ocampo Ortiz, Cristian Jose2023-01-24T14:05:01Z2023-01-24T14:05:01Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23893133004064086P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-09T17:21:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T17:21:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
Effects of centrifugation of bovine semen in Equipure™ gradient
title Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
spellingShingle Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
Ocampo Ortiz, Cristian Jose
Coloide
Criopreservação
Qualidade espermática
Espermatozoides
title_short Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
title_full Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
title_fullStr Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
title_full_unstemmed Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
title_sort Efeitos da centrifugação do sêmen bovino em gradiente equipure™
author Ocampo Ortiz, Cristian Jose
author_facet Ocampo Ortiz, Cristian Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Fabiana Ferreira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ocampo Ortiz, Cristian Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Coloide
Criopreservação
Qualidade espermática
Espermatozoides
topic Coloide
Criopreservação
Qualidade espermática
Espermatozoides
description Atualmente o uso de biotécnicas relacionadas ao sêmen bovino tem crescido exponencialmente com o objetivo de suprir a demanda de produtos de origem animal. Com isto, é possível minimizar as perdas econômicas identificando ejaculados de baixa qualidade seminal. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do gradiente Equipure™ enquanto a viabilidade e congelabilidade do sêmen de touros para seleção espermática. Para isso, 35 touros foram coletados e o sêmen foi avaliado quanto a cinética espermática, morfologia e integridade de membrana. A seguir, a amostra foi diluída e separada em 2 alíquotas, contendo 1 x 106 espermatozoides cada uma. Uma amostra foi depositada em Equipure™ e a outra mantida in natura. As alíquotas foram centrifugadas e posteriormente o pellet dos tubos foram recuperados e reavaliados. Após a análise das variáveis, os 10 touros com maior motilidade foram novamente coletados para congelação dos espermatozoides. A congelação foi conduzida após a avaliação e diluição (30 x 106 espermatozoides/mL) em meio comercial. Posteriormente, as amostras foram descongeladas e reavaliadas. Os resultados mostram que o uso de Equipure diminui a quantidade de células defeituosas após a centrifugação de sêmen fresco e após descongelação. Com isto podemos inferir que o uso de Equipure™ em amostras de sêmen de touros com pobre qualidade espermática pode aumentar a taxa de células espermáticas morfologicamente normais até valores de referência, porém considerando que a taxa de recuperação espermática descende até valores mínimos quando comparados com sêmen fresco. Estudos que avaliem as características subjetivas da qualidade seminal, o tempo e força da centrifugação, tempo transcorrido entre os procedimentos e o uso de diluentes devem ser reavaliados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
2023-01-24T14:05:01Z
2023-01-24T14:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238931
33004064086P1
url http://hdl.handle.net/11449/238931
identifier_str_mv 33004064086P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021352824897536