As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141937
Resumo: Por meio do levantamento de reportagens da mídia impressa, da bibliografia existente e de entrevistas com pessoas que participaram do processo, este trabalho investiga o processo de constituição das primeiras escolas de circo da cidade de São Paulo, a Academia Piolim de Artes Circenses em 1978 e o Circo-Escola Picadeiro em 1984 e as transformações, internas e externas ao modo de organização do trabalho circense, que contribuíram para as distintas formas de produção da linguagem circense, em particular do circo paulistano e brasileiro. A partir dessas escolas, levantamos os grupos que surgiram, formados e fundados por alunos ou ex-alunos, com o intuito de explorar o conhecimento circense adquirido nas escolas e suas estéticas, propondo alterações nos modos de produção e constituição dos espetáculos circenses, assim como do próprio modo de organização do trabalho e do modo de formação e aprendizagem do circo. Esse levantamento permite discutir os conceitos “representação” (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p. 19-20), ou seja, generalizações, resultando nos rótulos “universais” que surgiram para definir os circos no século XX, a maior parte dos quais associados a essa produção pós-escolas de circo, como Circo Contemporâneo, Circo Tradicional e Circo Novo, todos resultantes de uma disputa de poderes e saberes entre os atores históricos e sua relação entre si, com o poder público e com a mídia. Na parte final, apresenta-se um levantamento da trajetória artística do Circo Mínimo, o seu processo de constituição e uma análise de suas obras mais relevantes a partir das reações da imprensa escrita, à luz do que foi discutido até então. O trabalho termina concluindo sobre a diversidade sobre a linguagem das artes do circo, da impossibilidade de determinar sobre seus limites e fronteiras e como as condições históricas recentes do Brasil, em particular a ditadura civil-militar, contribuíram para aquelas transformações.
id UNSP_c8400225e32796baea1f6ff148fe5f78
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141937
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo MínimoThe circus productions from the circus schools' former students, in the dacade of 1980 and the constitution of Circo MinimoArtes circensesCirco contemporâneoEscola de circoCirco mínimoGrupo de circoCircus artsContemporary circusCircus schoolsCircus groupsPor meio do levantamento de reportagens da mídia impressa, da bibliografia existente e de entrevistas com pessoas que participaram do processo, este trabalho investiga o processo de constituição das primeiras escolas de circo da cidade de São Paulo, a Academia Piolim de Artes Circenses em 1978 e o Circo-Escola Picadeiro em 1984 e as transformações, internas e externas ao modo de organização do trabalho circense, que contribuíram para as distintas formas de produção da linguagem circense, em particular do circo paulistano e brasileiro. A partir dessas escolas, levantamos os grupos que surgiram, formados e fundados por alunos ou ex-alunos, com o intuito de explorar o conhecimento circense adquirido nas escolas e suas estéticas, propondo alterações nos modos de produção e constituição dos espetáculos circenses, assim como do próprio modo de organização do trabalho e do modo de formação e aprendizagem do circo. Esse levantamento permite discutir os conceitos “representação” (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p. 19-20), ou seja, generalizações, resultando nos rótulos “universais” que surgiram para definir os circos no século XX, a maior parte dos quais associados a essa produção pós-escolas de circo, como Circo Contemporâneo, Circo Tradicional e Circo Novo, todos resultantes de uma disputa de poderes e saberes entre os atores históricos e sua relação entre si, com o poder público e com a mídia. Na parte final, apresenta-se um levantamento da trajetória artística do Circo Mínimo, o seu processo de constituição e uma análise de suas obras mais relevantes a partir das reações da imprensa escrita, à luz do que foi discutido até então. O trabalho termina concluindo sobre a diversidade sobre a linguagem das artes do circo, da impossibilidade de determinar sobre seus limites e fronteiras e como as condições históricas recentes do Brasil, em particular a ditadura civil-militar, contribuíram para aquelas transformações.Through a research amongst reports on printed media, the existing literature and interviews with some of the people who took part in the process, this work investigates the process of constitution of the first circus schools in the city of São Paulo: Piolim Academy of Circus Arts in 1978, and the Circo-Escola Picadeiro, in 1984. It also investigates the changes and transformations, both internal and external to the “method of organizing the circus work”, which contributed to the different forms of production in circus language, particularly in São Paulo. From those schools we point the groups that emerged, formed and founded by students or former students in order to explore the circus knowledge acquired in the schools and their aesthetics, proposing changes in the modes of production and creation of circus shows, as well as the method of organizing work and the way of training and learning circus. This survey allows us to discuss the concepts "representation" (DELEUZE and GUATTARI, 1992, p. 19-20) or generalizations, resulting into the "universal" labels that were created to define the circus diversity in the twentieth century, most of which related to this circus schools post-production, such as Contemporary, Traditional and New Circus, all emerging from the power and knowledge disputes between historical actors and their relationship with each other, the government and the general media. This survey allows us to discuss the concepts-representation linked to universal labels that came to the circus in the twentieth century, most of them associated with this circus of post-school production, such as Contemporary Circus, Traditional Circus and New Circus, all emerging from power and knowledge disputes between historical actors and their relationship with each other, the government and the media. In the final part, we made a gathering of the artistic career of the Circo Mínimo, the process of its constitution and an analysis of the most important works, based on the written press reactions, in the light of what has been discussed in this work so far. The work ends concluding on the diversity of the language of circus arts, since it is impossible to determine on its limits and boundaries and how recent historical conditions in Brazil, particularly the civil-military dictatorship, contributed to those changes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Erminia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]2016-07-28T15:31:29Z2016-07-28T15:31:29Z2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14193700087261433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141937Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
The circus productions from the circus schools' former students, in the dacade of 1980 and the constitution of Circo Minimo
title As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
spellingShingle As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]
Artes circenses
Circo contemporâneo
Escola de circo
Circo mínimo
Grupo de circo
Circus arts
Contemporary circus
Circus schools
Circus groups
title_short As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
title_full As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
title_fullStr As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
title_full_unstemmed As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
title_sort As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo
author Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]
author_facet Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Erminia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes circenses
Circo contemporâneo
Escola de circo
Circo mínimo
Grupo de circo
Circus arts
Contemporary circus
Circus schools
Circus groups
topic Artes circenses
Circo contemporâneo
Escola de circo
Circo mínimo
Grupo de circo
Circus arts
Contemporary circus
Circus schools
Circus groups
description Por meio do levantamento de reportagens da mídia impressa, da bibliografia existente e de entrevistas com pessoas que participaram do processo, este trabalho investiga o processo de constituição das primeiras escolas de circo da cidade de São Paulo, a Academia Piolim de Artes Circenses em 1978 e o Circo-Escola Picadeiro em 1984 e as transformações, internas e externas ao modo de organização do trabalho circense, que contribuíram para as distintas formas de produção da linguagem circense, em particular do circo paulistano e brasileiro. A partir dessas escolas, levantamos os grupos que surgiram, formados e fundados por alunos ou ex-alunos, com o intuito de explorar o conhecimento circense adquirido nas escolas e suas estéticas, propondo alterações nos modos de produção e constituição dos espetáculos circenses, assim como do próprio modo de organização do trabalho e do modo de formação e aprendizagem do circo. Esse levantamento permite discutir os conceitos “representação” (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p. 19-20), ou seja, generalizações, resultando nos rótulos “universais” que surgiram para definir os circos no século XX, a maior parte dos quais associados a essa produção pós-escolas de circo, como Circo Contemporâneo, Circo Tradicional e Circo Novo, todos resultantes de uma disputa de poderes e saberes entre os atores históricos e sua relação entre si, com o poder público e com a mídia. Na parte final, apresenta-se um levantamento da trajetória artística do Circo Mínimo, o seu processo de constituição e uma análise de suas obras mais relevantes a partir das reações da imprensa escrita, à luz do que foi discutido até então. O trabalho termina concluindo sobre a diversidade sobre a linguagem das artes do circo, da impossibilidade de determinar sobre seus limites e fronteiras e como as condições históricas recentes do Brasil, em particular a ditadura civil-militar, contribuíram para aquelas transformações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28T15:31:29Z
2016-07-28T15:31:29Z
2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141937
000872614
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/141937
identifier_str_mv 000872614
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546404281319424