Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY2OQ== http://hdl.handle.net/11449/146839 |
Resumo: | A despeito do grande desenvolvimento científico e tecnológico, a prevalência de várias parasitoses humanas se mantém em níveis elevados em alguns grupos populacionais, especialmente, nas populações de baixa renda. Esta realidade se torna particularmente grave quando as pessoas se instalam em locais desprovidos de infra-estrutura sanitária, pois faz com que a ocupação humana represente um fator de risco para o meio-ambiente e para a saúde pública em geral. Nestes grupos, as intervenções destinadas à educação sanitária adquirem maior relevância, pois implica em que se abordem as implicações das parasitoses para a saúde dos próprios indivíduos, e que se promova a conscientização para a responsabilidade de preservação do meio-ambiente como elemento de promoção de saúde de toda a população. Por isso, o presente trabalho vem sendo desenvolvido em duas colônias situadas no Médio Tietê, onde pescadores de pesca artesanal e suas famílias vivem em barracos à margem do rio, sem nenhuma infraestrutura urbanística ou sanitária. A partir dos exames para identificação dos parasitas humanos e caninos prevalentes nestas populações, procedeu-se o tratamento das pessoas infectadas para reduzir a contaminação ambiental por parasitas e minimizar os riscos de infecção para toda a população que utiliza o rio, profissionalmente ou para lazer. Os resultados da pesquisa de parasitas intestinais, realizada por exames coproparasitológicos, revelaram uma elevada prevalência de infecções por Cryptosporidium, Giardia e Entamoeba coli em adultos e crianças. Nos cães, foram elevadas as freqüências de Cryptosporidium e de ancilostomídeos. Ressalta-se que alguns destes parasitas podem ser transmitidos diretamente de pessoa a pessoa, de cães para pessoas ou indiretamente, através do ambiente e, em particular, pela água contaminada. Outros problemas identificados incluem os casos de pediculose e a alta densidade de moscas e mosquitos. Com base nos problemas identificados e nas características da população, constatou-se que as crianças deveriam receber uma atenção especial em termos de educação sanitária e que seria importante desenvolver atividades que aguçassem o senso de responsabilidade de cada um para com a sua própria saúde e também para adotar comportamentos ambientalmente responsáveis. Para isso, está sendo criada uma cartilha na qual as principais informações sobre as parasitoses humanas são apresentadas sob a forma de texto e para incentivar e consolidar a aquisição do conhecimento estão sendo inseridas atividades lúdicas como, por exemplo, quebra-cabeças, labirintos, caça-palavras etc. Para isso, a equipe inicialmente constituída por parasitologistas, alunos de pós-graduação e de graduação foi acrescida de um designer, especialista em desenvolvimento de objetos de aprendizagem. |
id |
UNSP_c85a9f9af6b86d83c6567e848b55bc1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146839 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio TietêParasitasPopulação ribeirinhaCriançasEducação sanitáriaObjeto de aprendizagemA despeito do grande desenvolvimento científico e tecnológico, a prevalência de várias parasitoses humanas se mantém em níveis elevados em alguns grupos populacionais, especialmente, nas populações de baixa renda. Esta realidade se torna particularmente grave quando as pessoas se instalam em locais desprovidos de infra-estrutura sanitária, pois faz com que a ocupação humana represente um fator de risco para o meio-ambiente e para a saúde pública em geral. Nestes grupos, as intervenções destinadas à educação sanitária adquirem maior relevância, pois implica em que se abordem as implicações das parasitoses para a saúde dos próprios indivíduos, e que se promova a conscientização para a responsabilidade de preservação do meio-ambiente como elemento de promoção de saúde de toda a população. Por isso, o presente trabalho vem sendo desenvolvido em duas colônias situadas no Médio Tietê, onde pescadores de pesca artesanal e suas famílias vivem em barracos à margem do rio, sem nenhuma infraestrutura urbanística ou sanitária. A partir dos exames para identificação dos parasitas humanos e caninos prevalentes nestas populações, procedeu-se o tratamento das pessoas infectadas para reduzir a contaminação ambiental por parasitas e minimizar os riscos de infecção para toda a população que utiliza o rio, profissionalmente ou para lazer. Os resultados da pesquisa de parasitas intestinais, realizada por exames coproparasitológicos, revelaram uma elevada prevalência de infecções por Cryptosporidium, Giardia e Entamoeba coli em adultos e crianças. Nos cães, foram elevadas as freqüências de Cryptosporidium e de ancilostomídeos. Ressalta-se que alguns destes parasitas podem ser transmitidos diretamente de pessoa a pessoa, de cães para pessoas ou indiretamente, através do ambiente e, em particular, pela água contaminada. Outros problemas identificados incluem os casos de pediculose e a alta densidade de moscas e mosquitos. Com base nos problemas identificados e nas características da população, constatou-se que as crianças deveriam receber uma atenção especial em termos de educação sanitária e que seria importante desenvolver atividades que aguçassem o senso de responsabilidade de cada um para com a sua própria saúde e também para adotar comportamentos ambientalmente responsáveis. Para isso, está sendo criada uma cartilha na qual as principais informações sobre as parasitoses humanas são apresentadas sob a forma de texto e para incentivar e consolidar a aquisição do conhecimento estão sendo inseridas atividades lúdicas como, por exemplo, quebra-cabeças, labirintos, caça-palavras etc. Para isso, a equipe inicialmente constituída por parasitologistas, alunos de pós-graduação e de graduação foi acrescida de um designer, especialista em desenvolvimento de objetos de aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sequeira, Teresa Cristina Goulart de Oliveira [UNESP]Bittencourt, Gabriela Nogueira [UNESP]David, Erica Boarato [UNESP]Oliveira, Ana Paula [UNESP]Arrivabene, Rafael [UNESP]Viana, Semíramis Guimarães Ferraz [UNESP]2017-01-02T15:39:45Z2017-01-02T15:39:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09669application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY2OQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09234http://hdl.handle.net/11449/1468392013-09669-sequeira.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146839Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:34.674056Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
title |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
spellingShingle |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê Sequeira, Teresa Cristina Goulart de Oliveira [UNESP] Parasitas População ribeirinha Crianças Educação sanitária Objeto de aprendizagem |
title_short |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
title_full |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
title_fullStr |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
title_sort |
Desenvolvimento e aplicação de objeto de aprendizagem para educação sanitária de crianças de colônias de pescadores do Médio Tietê |
author |
Sequeira, Teresa Cristina Goulart de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Sequeira, Teresa Cristina Goulart de Oliveira [UNESP] Bittencourt, Gabriela Nogueira [UNESP] David, Erica Boarato [UNESP] Oliveira, Ana Paula [UNESP] Arrivabene, Rafael [UNESP] Viana, Semíramis Guimarães Ferraz [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt, Gabriela Nogueira [UNESP] David, Erica Boarato [UNESP] Oliveira, Ana Paula [UNESP] Arrivabene, Rafael [UNESP] Viana, Semíramis Guimarães Ferraz [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sequeira, Teresa Cristina Goulart de Oliveira [UNESP] Bittencourt, Gabriela Nogueira [UNESP] David, Erica Boarato [UNESP] Oliveira, Ana Paula [UNESP] Arrivabene, Rafael [UNESP] Viana, Semíramis Guimarães Ferraz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parasitas População ribeirinha Crianças Educação sanitária Objeto de aprendizagem |
topic |
Parasitas População ribeirinha Crianças Educação sanitária Objeto de aprendizagem |
description |
A despeito do grande desenvolvimento científico e tecnológico, a prevalência de várias parasitoses humanas se mantém em níveis elevados em alguns grupos populacionais, especialmente, nas populações de baixa renda. Esta realidade se torna particularmente grave quando as pessoas se instalam em locais desprovidos de infra-estrutura sanitária, pois faz com que a ocupação humana represente um fator de risco para o meio-ambiente e para a saúde pública em geral. Nestes grupos, as intervenções destinadas à educação sanitária adquirem maior relevância, pois implica em que se abordem as implicações das parasitoses para a saúde dos próprios indivíduos, e que se promova a conscientização para a responsabilidade de preservação do meio-ambiente como elemento de promoção de saúde de toda a população. Por isso, o presente trabalho vem sendo desenvolvido em duas colônias situadas no Médio Tietê, onde pescadores de pesca artesanal e suas famílias vivem em barracos à margem do rio, sem nenhuma infraestrutura urbanística ou sanitária. A partir dos exames para identificação dos parasitas humanos e caninos prevalentes nestas populações, procedeu-se o tratamento das pessoas infectadas para reduzir a contaminação ambiental por parasitas e minimizar os riscos de infecção para toda a população que utiliza o rio, profissionalmente ou para lazer. Os resultados da pesquisa de parasitas intestinais, realizada por exames coproparasitológicos, revelaram uma elevada prevalência de infecções por Cryptosporidium, Giardia e Entamoeba coli em adultos e crianças. Nos cães, foram elevadas as freqüências de Cryptosporidium e de ancilostomídeos. Ressalta-se que alguns destes parasitas podem ser transmitidos diretamente de pessoa a pessoa, de cães para pessoas ou indiretamente, através do ambiente e, em particular, pela água contaminada. Outros problemas identificados incluem os casos de pediculose e a alta densidade de moscas e mosquitos. Com base nos problemas identificados e nas características da população, constatou-se que as crianças deveriam receber uma atenção especial em termos de educação sanitária e que seria importante desenvolver atividades que aguçassem o senso de responsabilidade de cada um para com a sua própria saúde e também para adotar comportamentos ambientalmente responsáveis. Para isso, está sendo criada uma cartilha na qual as principais informações sobre as parasitoses humanas são apresentadas sob a forma de texto e para incentivar e consolidar a aquisição do conhecimento estão sendo inseridas atividades lúdicas como, por exemplo, quebra-cabeças, labirintos, caça-palavras etc. Para isso, a equipe inicialmente constituída por parasitologistas, alunos de pós-graduação e de graduação foi acrescida de um designer, especialista em desenvolvimento de objetos de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:45Z 2017-01-02T15:39:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY2OQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09234 http://hdl.handle.net/11449/146839 2013-09669-sequeira.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY2OQ== http://hdl.handle.net/11449/146839 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09234 2013-09669-sequeira.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09669 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128920171577344 |