A comunicação da informação de interesse público no Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Cecília Soares de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89488
Resumo: Este estudo destaca a informação relacionada à atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), instituição ativa em uma sociedade que convive com direitos necessários no cotidiano das pessoas. Parte-se do pressuposto de que há um entendimento mútuo que reconhece o Brasil como um país democrático voltado aos preceitos de cidadania, condição essa assegurada pela Constituição Federal de 1988, considerada marco referencial para impulsionar deliberações públicas sobre os próprios preceitos que a formam. Nesse sentido, esta investigação visa analisar a gestão da comunicação e da informação no âmbito da assessoria de comunicação do MPMS, atenta para o comprometimento da instituição com o desenvolvimento social e a responsabilidade dos gestores de comunicação em fomentar o debate público. Para conferir essa situação, são consideradas as mudanças provocadas pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) no contexto e nas circunstâncias de acesso e restrição à informação de interesse público. As discussões teóricas são fundamentadas no debate, sobre comunicação pública, com destaque para a produtividade analítica da realidade brasileira. Consideram-se abordagens acerca da emancipação humana, em estudos da comunicação relativos ao espaço público, com o interese público disposto como prerrogativa e norte de atuação da própria comunicação social. O objeto de análise desta proposta delimita-se pela informação concernente ao tempo interese público, o qual interliga toda a discussão, do referencial teórico às investigações a campo. A metodologia do estudo de caso concretiza o caráter exploratório-descritivo desta pesquisa, com ênfase para a técnica da abservação direta com a indireta, e da entrevista em profundidade, pelo uso de questionários...
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