Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102867 |
Resumo: | As rodovias são empreendimentos de grande extensão e de estreita faixa de terreno que promovem uma profunda alteração nas condições ambientais. Estas intervenções atravessam terrenos com diferentes características (geologia, geomorfologia, solos, florestas, etc.), onde ocorrem processos de erosão de diferentes naturezas e intensidades. Durante a sua implantação e operação, uma rodovia pode gerar uma série de impactos ambientais. O objetivo desta pesquisa é analisar se é possível desenvolver instrumentos de gestão ambiental, por meio do estudo do meio físico, apresentado pela cartografia geotécnica em diferentes escalas, além de outros estudos dirigidos. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas em trecho da Rodovia Marechal Rondon (SP 300), entre os municípios de Anhembi e Botucatu, no estado de São Paulo. Os estudos, utilizando o método do detalhamento progressivo, partiram da análise de mapas e cartas em escala regional (escala 1:1.000.000 e 1:500.000) e foram complementados pela elaboração de cartas geotécnicas nas escalas 1:50.000 e 1:10.000; esta última apenas para um segmento da rodovia, e por outros levantamentos específicos. Este trecho da rodovia atravessa diferentes compartimentos geomorfológicos, quais sejam: Depressão Periférica, Cuesta Basáltica (Serra de Botucatu) e Reverso da Cuesta. Paralelamente, desenvolveu-se uma análise sobre os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA em organizações empreendedoras. Esta tarefa incluiu entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas áreas ambientais, bem como consultas a técnicos especialistas em meio ambiente de rodovias, utilizando-se de questionário. Como resultados da pesquisa, foram desenvolvidos os seguintes instrumentos que compõem um SGA: Caracterização de Impacto Ambiental, Auditoria Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Monitoramento Ambiental. |
id |
UNSP_c9056b80ac167f7b380614b13bc22225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102867 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operaçãoEngenharia ambientalGestão ambientalRodoviasErosãoCartas geotécnicasGeotechnical mapsEnvironmental managementErosionRoadAs rodovias são empreendimentos de grande extensão e de estreita faixa de terreno que promovem uma profunda alteração nas condições ambientais. Estas intervenções atravessam terrenos com diferentes características (geologia, geomorfologia, solos, florestas, etc.), onde ocorrem processos de erosão de diferentes naturezas e intensidades. Durante a sua implantação e operação, uma rodovia pode gerar uma série de impactos ambientais. O objetivo desta pesquisa é analisar se é possível desenvolver instrumentos de gestão ambiental, por meio do estudo do meio físico, apresentado pela cartografia geotécnica em diferentes escalas, além de outros estudos dirigidos. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas em trecho da Rodovia Marechal Rondon (SP 300), entre os municípios de Anhembi e Botucatu, no estado de São Paulo. Os estudos, utilizando o método do detalhamento progressivo, partiram da análise de mapas e cartas em escala regional (escala 1:1.000.000 e 1:500.000) e foram complementados pela elaboração de cartas geotécnicas nas escalas 1:50.000 e 1:10.000; esta última apenas para um segmento da rodovia, e por outros levantamentos específicos. Este trecho da rodovia atravessa diferentes compartimentos geomorfológicos, quais sejam: Depressão Periférica, Cuesta Basáltica (Serra de Botucatu) e Reverso da Cuesta. Paralelamente, desenvolveu-se uma análise sobre os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA em organizações empreendedoras. Esta tarefa incluiu entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas áreas ambientais, bem como consultas a técnicos especialistas em meio ambiente de rodovias, utilizando-se de questionário. Como resultados da pesquisa, foram desenvolvidos os seguintes instrumentos que compõem um SGA: Caracterização de Impacto Ambiental, Auditoria Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Monitoramento Ambiental.Roads structures covering a very long narrow strip of land that bring about significant alterations in naturally occurring environmental conditions. Such human interventions cross terrains with a variety of natural characteristics (geological, geomorphologic, soil, forests, etc.) where erosion processes of different nature and intensity occur in the physical environment. During its operational phase, the project may give rise to a series of environmental impacts. This study has been performed with the objective of evaluate that by means of an analysis of the physical environment, through the development of geotechnical maps in different scales, besides other studies conducted it is possible to develop environmental management instruments. The activities of this research were developed in case study of the “Rodovia Marechal Rondon” (SP 300 between the cities of Anhembi and Botucatu, in the state of São Paulo). These studies were based on maps in regional scales (1:1.000.000 and 1:500.000), using the progressive detailed method. They were complemented by the elaboration of geotechnical maps in scales 1:50.000 and 1:10.000; the last one was used for just one segment of the road, and for other specific surveys. This segment of the road crosses different geomorphologic compartments such as: Depressão Periférica, Cuesta Basáltica (Botucatu Mountains), and Reverso da cuesta. In parallel, a detailed analysis of the Environmental Management Systems – EMS was implemented by the developers responsible for such roads projects. This task includes interviews with those responsible for environmental areas, as well as consultations with specialists in environment aspects associated with such linear infrastructure projects, by means of questionnaires. As a result of this research, the following instruments to compose a EMS were developed: Characterization of the Environmental Impact, Environmental Audit, Recovering of the Degraded Areas.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cerri, Leandro Eugenio Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ridente Júnior, José Luís [UNESP]2014-06-11T19:32:17Z2014-06-11T19:32:17Z2008-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 f. : il., tabs., gráfs. + 7 mapasapplication/pdfRIDENTE JÚNIOR, José Luís. Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação. 2008. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102867000583029ridentejunior_jl_dr_rcla.pdf33004137036P9Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:07:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:35.293190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
title |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
spellingShingle |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação Ridente Júnior, José Luís [UNESP] Engenharia ambiental Gestão ambiental Rodovias Erosão Cartas geotécnicas Geotechnical maps Environmental management Erosion Road |
title_short |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
title_full |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
title_fullStr |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
title_full_unstemmed |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
title_sort |
Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação |
author |
Ridente Júnior, José Luís [UNESP] |
author_facet |
Ridente Júnior, José Luís [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerri, Leandro Eugenio Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ridente Júnior, José Luís [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia ambiental Gestão ambiental Rodovias Erosão Cartas geotécnicas Geotechnical maps Environmental management Erosion Road |
topic |
Engenharia ambiental Gestão ambiental Rodovias Erosão Cartas geotécnicas Geotechnical maps Environmental management Erosion Road |
description |
As rodovias são empreendimentos de grande extensão e de estreita faixa de terreno que promovem uma profunda alteração nas condições ambientais. Estas intervenções atravessam terrenos com diferentes características (geologia, geomorfologia, solos, florestas, etc.), onde ocorrem processos de erosão de diferentes naturezas e intensidades. Durante a sua implantação e operação, uma rodovia pode gerar uma série de impactos ambientais. O objetivo desta pesquisa é analisar se é possível desenvolver instrumentos de gestão ambiental, por meio do estudo do meio físico, apresentado pela cartografia geotécnica em diferentes escalas, além de outros estudos dirigidos. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas em trecho da Rodovia Marechal Rondon (SP 300), entre os municípios de Anhembi e Botucatu, no estado de São Paulo. Os estudos, utilizando o método do detalhamento progressivo, partiram da análise de mapas e cartas em escala regional (escala 1:1.000.000 e 1:500.000) e foram complementados pela elaboração de cartas geotécnicas nas escalas 1:50.000 e 1:10.000; esta última apenas para um segmento da rodovia, e por outros levantamentos específicos. Este trecho da rodovia atravessa diferentes compartimentos geomorfológicos, quais sejam: Depressão Periférica, Cuesta Basáltica (Serra de Botucatu) e Reverso da Cuesta. Paralelamente, desenvolveu-se uma análise sobre os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA em organizações empreendedoras. Esta tarefa incluiu entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas áreas ambientais, bem como consultas a técnicos especialistas em meio ambiente de rodovias, utilizando-se de questionário. Como resultados da pesquisa, foram desenvolvidos os seguintes instrumentos que compõem um SGA: Caracterização de Impacto Ambiental, Auditoria Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Monitoramento Ambiental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-17 2014-06-11T19:32:17Z 2014-06-11T19:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIDENTE JÚNIOR, José Luís. Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação. 2008. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. http://hdl.handle.net/11449/102867 000583029 ridentejunior_jl_dr_rcla.pdf 33004137036P9 |
identifier_str_mv |
RIDENTE JÚNIOR, José Luís. Análise da utilização de cartas geotécnicas em diferentes escalas para a gestão ambiental de rodovia em operação. 2008. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. 000583029 ridentejunior_jl_dr_rcla.pdf 33004137036P9 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
175 f. : il., tabs., gráfs. + 7 mapas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128339127304192 |