Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/372
http://hdl.handle.net/11449/135447
Resumo: We present here a qualitative analysis of a sample of papers published in Brazilian science education journals, which expresses researchers discourses related to Astronomy Education. Within this analytical universe, we sought for discursive excerpts about their justifications for the teaching of this subject, which made the basis for the production of a collective discourse, which identity is socially represented by the researchers authors set. Setting up articulations with discourse analysis, the procedures of the collective subject discourse show to be an important methodological tool to answer to the central question of this study: what do the Brazilian researchers assert as justifications for teaching Astronomy? In other words: why teach Astronomy? Outcomes point to the retaking of reflections about the importance of matters like as Astronomy in formal education, catalyzing teachers work innovative articulations.
id UNSP_c910a41726710d058e2955f68fe15803
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135447
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?Justifications for teaching Astronomy: what do the Brazilian researchers say?Astronomy educationSocial representations theoryCollective subject discourseDiscourse analysisAstronomy teaching justificationsEducação em AstronomiaTeoria das representações sociaisDiscurso do sujeito coletivoAnálise do discursoJustificativas para o ensino da AstronomiaWe present here a qualitative analysis of a sample of papers published in Brazilian science education journals, which expresses researchers discourses related to Astronomy Education. Within this analytical universe, we sought for discursive excerpts about their justifications for the teaching of this subject, which made the basis for the production of a collective discourse, which identity is socially represented by the researchers authors set. Setting up articulations with discourse analysis, the procedures of the collective subject discourse show to be an important methodological tool to answer to the central question of this study: what do the Brazilian researchers assert as justifications for teaching Astronomy? In other words: why teach Astronomy? Outcomes point to the retaking of reflections about the importance of matters like as Astronomy in formal education, catalyzing teachers work innovative articulations.Apresentamos uma análise qualitativa de uma amostra de artigos publicados em revistas científicas brasileiras da área de Ensino, os quais expressam discursos dos pesquisadores em relação à Educação em Astronomia. Dentro do universo analítico, procuramos excertos discursivos específicos sobre as justificativas para o ensino deste tema, os quais formaram a base para a produção de um Discurso do Sujeito Coletivo, cuja identidade é representada socialmente pelo conjunto dos pesquisadores autores. Estabelecendo articulações com a Análise do Discurso, os procedimentos do Discurso do Sujeito Coletivo mostraram-se como um importante instrumento metodológico para se responder à questão central deste estudo: o que o pesquisador brasileiro afirma como justificativas para o ensino da Astronomia? Em outras palavras, buscamos responder: por que ensinar Astronomia? Os resultados apontam para a retomada de reflexões sobre a importância da abordagem de temas como a Astronomia na educação formal, catalisando articulações inovadoras do trabalho docente.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2016-03-02T13:02:51Z2016-03-02T13:02:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article41-59application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/372Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/135447ISSN1806-5104-2014-14-03-41-59.pdf444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135447Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-26T19:48:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
Justifications for teaching Astronomy: what do the Brazilian researchers say?
title Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
spellingShingle Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Astronomy education
Social representations theory
Collective subject discourse
Discourse analysis
Astronomy teaching justifications
Educação em Astronomia
Teoria das representações sociais
Discurso do sujeito coletivo
Análise do discurso
Justificativas para o ensino da Astronomia
title_short Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
title_full Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
title_fullStr Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
title_full_unstemmed Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
title_sort Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?
author Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_facet Langhi, Rodolfo [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy education
Social representations theory
Collective subject discourse
Discourse analysis
Astronomy teaching justifications
Educação em Astronomia
Teoria das representações sociais
Discurso do sujeito coletivo
Análise do discurso
Justificativas para o ensino da Astronomia
topic Astronomy education
Social representations theory
Collective subject discourse
Discourse analysis
Astronomy teaching justifications
Educação em Astronomia
Teoria das representações sociais
Discurso do sujeito coletivo
Análise do discurso
Justificativas para o ensino da Astronomia
description We present here a qualitative analysis of a sample of papers published in Brazilian science education journals, which expresses researchers discourses related to Astronomy Education. Within this analytical universe, we sought for discursive excerpts about their justifications for the teaching of this subject, which made the basis for the production of a collective discourse, which identity is socially represented by the researchers authors set. Setting up articulations with discourse analysis, the procedures of the collective subject discourse show to be an important methodological tool to answer to the central question of this study: what do the Brazilian researchers assert as justifications for teaching Astronomy? In other words: why teach Astronomy? Outcomes point to the retaking of reflections about the importance of matters like as Astronomy in formal education, catalyzing teachers work innovative articulations.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:51Z
2016-03-02T13:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/372
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/135447
ISSN1806-5104-2014-14-03-41-59.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/372
http://hdl.handle.net/11449/135447
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.
1806-5104
ISSN1806-5104-2014-14-03-41-59.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41-59
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650159967469568