Subsistemas de comércio costeiros e internalização de interesses na dissolução do Império Colonial português (Santos, 1788-1822)
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882010000100011 http://hdl.handle.net/11449/28436 |
Resumo: | Discutem-se os primeiros resultados de uma pesquisa sobre o comércio costeiro e suas relações com o funcionamento do sistema colonial e com o contexto da Independência. A tese é de que em portos menores da costa da capitania de São Paulo, como em Santos, havia um grupo de comerciantes que atuava efetivamente no comércio costeiro e defendeu seus interesses de exclusividade de participação nesse setor contra a presença de comerciantes externos à vila. A discussão apoia-se em documentos da alfândega de Santos, como mapas de exportação-importação, mapas de embarcações, ofícios de governadores e juízes da alfândega e requerimentos de negociantes estrangeiros. |
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Subsistemas de comércio costeiros e internalização de interesses na dissolução do Império Colonial português (Santos, 1788-1822)Sub-systems of commerce on the coast of Brazil and formation of inside interests in the dissolution of Portuguese Colonial Empire (Santos, 1766-1822)Império Portuguêsnegociantescomércio costeiroPortuguese Empiremerchantscoastal tradeDiscutem-se os primeiros resultados de uma pesquisa sobre o comércio costeiro e suas relações com o funcionamento do sistema colonial e com o contexto da Independência. A tese é de que em portos menores da costa da capitania de São Paulo, como em Santos, havia um grupo de comerciantes que atuava efetivamente no comércio costeiro e defendeu seus interesses de exclusividade de participação nesse setor contra a presença de comerciantes externos à vila. A discussão apoia-se em documentos da alfândega de Santos, como mapas de exportação-importação, mapas de embarcações, ofícios de governadores e juízes da alfândega e requerimentos de negociantes estrangeiros.The article treats the first results of a research about the coastal commerce and its relations with the colonial system and with the context of the independence. My thesis is that in small ports on shore of the captaincy of São Paulo, like Santos, there was a group of merchants with activities on coastal commerce who defended their concerns in this sector against the presence of stranger merchants. This discussion is supported on documents of Santos customhouse, like maps of exportationimportation, maps of ships, official letters wrote by governor and judge from customhouse and formal petition wrote by merchant strangers.Universidade Estadual Paulista Depto. de HistóriaUniversidade Estadual Paulista Depto. de HistóriaAssociação Nacional de História - ANPUHUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Denise Aparecida Soares de [UNESP]2014-05-20T15:12:36Z2014-05-20T15:12:36Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article215-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882010000100011Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 30, n. 59, p. 215-235, 2010.0102-0188http://hdl.handle.net/11449/2843610.1590/S0102-01882010000100011S0102-01882010000100011WOS:000283263000011S0102-01882010000100011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História0,138info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:17.223734Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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