Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luis Fernando Bernardi de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238057
Resumo: A presença de barreiras de transporte em experimentos de confinamento magnético de plasma está associada a melhora no transporte das partículas. Através da aplicação de um potencial elétrico externo, chamado de bias, pode-se criar uma barreira de transporte bastante robusta conhecida como curva shearless. Anteriormente, essas barreiras de transporte foram identificadas em um modelo de ondas de deriva descrito por uma mapa simplético bidimensional obtido aproximando o modelo ideal de infinitos modos espaciais por um modo dominante, permitindo assim o estudo das órbitas das partículas carregadas por um longo tempo. Neste trabalho, adicionamos um segundo modo espacial ao modelo e derivamos um mapa tridimensional modificado. Fixando os parâmetros relacionados ao primeiro modo e variando a amplitude do segundo modo, mostramos, para dois valores diferentes de bias, que a existência das barrerias de transporte dependem da amplitude do segundo modo. Perfis de número de rotação e tempos de recorrência foram usados para as investigações sobre o transporte de partículas e cálculo dos valores críticos do parâmetro da destruição curva shearless. Foi observado que após a destruição da shearless, formação de stickiness atuando como barreira de transporte, na vizinhança das curvas invariantes spannings destruídas. Assim, para avaliar a robustez das barreiras, calculamos a razão das condições iniciais que cruzaram as barreiras em termos dos parâmetros relacionados aos modos e usando o espaço dos parâmetros destacamos a sensibilidade das barreiras de transporte às perturbações.
id UNSP_c9bb7bc1e86eae2c5576abe2e25edf68
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238057
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modosTransport barriers for two mode drift wave mapOndas de DerivaDois ModosBarreiras de TransporteCurva ShearlessStickinessDrift wavesTwo modesTransport barriersShearless curveA presença de barreiras de transporte em experimentos de confinamento magnético de plasma está associada a melhora no transporte das partículas. Através da aplicação de um potencial elétrico externo, chamado de bias, pode-se criar uma barreira de transporte bastante robusta conhecida como curva shearless. Anteriormente, essas barreiras de transporte foram identificadas em um modelo de ondas de deriva descrito por uma mapa simplético bidimensional obtido aproximando o modelo ideal de infinitos modos espaciais por um modo dominante, permitindo assim o estudo das órbitas das partículas carregadas por um longo tempo. Neste trabalho, adicionamos um segundo modo espacial ao modelo e derivamos um mapa tridimensional modificado. Fixando os parâmetros relacionados ao primeiro modo e variando a amplitude do segundo modo, mostramos, para dois valores diferentes de bias, que a existência das barrerias de transporte dependem da amplitude do segundo modo. Perfis de número de rotação e tempos de recorrência foram usados para as investigações sobre o transporte de partículas e cálculo dos valores críticos do parâmetro da destruição curva shearless. Foi observado que após a destruição da shearless, formação de stickiness atuando como barreira de transporte, na vizinhança das curvas invariantes spannings destruídas. Assim, para avaliar a robustez das barreiras, calculamos a razão das condições iniciais que cruzaram as barreiras em termos dos parâmetros relacionados aos modos e usando o espaço dos parâmetros destacamos a sensibilidade das barreiras de transporte às perturbações.The presence of transport barriers in plasma magnetic confinement experiments is associated with improved of particle transport. Through the imposition of an external electrical potential, bias, a very robust transport barrier known as a shearless curve can be created. Previously, these transport barriers were identified in a drift eave model described by a two-dimensional symplectic map derived by considering one dominant spatial mode for the ideal infinite spatial modes, allowing the study of the motion of charged particles for a long time. In this work, we added a second spatial mode to the model and derived a modified three-dimensional map. Fixing the parameters related to the first mode and varying the amplitude of the second mode, we show, for two different values of bias, that the existence of transport barriers depends on the amplitude of the second mode. Rotation number profiles and recurrence times were used for investigations into particle transport and for the computation of critical values of parameters for the shearless destruction. It was observed that after shearless destruction, the presence of stickiness acting as a transport barrier, about the destroyed invariant curves. Thus, to evaluate the effectiveness of the barriers, we calculate the ratio of the initial conditions that crossed the barriers in terms of the parameters related to the modes and, using the parameter space, we highlight the sensitivity of the transport barriers to perturbations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Ricardo Egydio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luis Fernando Bernardi de2022-12-06T17:22:42Z2022-12-06T17:22:42Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23805733004137063P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:20:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238057Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:42.642440Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
Transport barriers for two mode drift wave map
title Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
spellingShingle Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
Souza, Luis Fernando Bernardi de
Ondas de Deriva
Dois Modos
Barreiras de Transporte
Curva Shearless
Stickiness
Drift waves
Two modes
Transport barriers
Shearless curve
title_short Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
title_full Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
title_fullStr Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
title_full_unstemmed Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
title_sort Barreiras de transporte para o mapa de ondas de deriva com dois modos
author Souza, Luis Fernando Bernardi de
author_facet Souza, Luis Fernando Bernardi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ricardo Egydio de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luis Fernando Bernardi de
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas de Deriva
Dois Modos
Barreiras de Transporte
Curva Shearless
Stickiness
Drift waves
Two modes
Transport barriers
Shearless curve
topic Ondas de Deriva
Dois Modos
Barreiras de Transporte
Curva Shearless
Stickiness
Drift waves
Two modes
Transport barriers
Shearless curve
description A presença de barreiras de transporte em experimentos de confinamento magnético de plasma está associada a melhora no transporte das partículas. Através da aplicação de um potencial elétrico externo, chamado de bias, pode-se criar uma barreira de transporte bastante robusta conhecida como curva shearless. Anteriormente, essas barreiras de transporte foram identificadas em um modelo de ondas de deriva descrito por uma mapa simplético bidimensional obtido aproximando o modelo ideal de infinitos modos espaciais por um modo dominante, permitindo assim o estudo das órbitas das partículas carregadas por um longo tempo. Neste trabalho, adicionamos um segundo modo espacial ao modelo e derivamos um mapa tridimensional modificado. Fixando os parâmetros relacionados ao primeiro modo e variando a amplitude do segundo modo, mostramos, para dois valores diferentes de bias, que a existência das barrerias de transporte dependem da amplitude do segundo modo. Perfis de número de rotação e tempos de recorrência foram usados para as investigações sobre o transporte de partículas e cálculo dos valores críticos do parâmetro da destruição curva shearless. Foi observado que após a destruição da shearless, formação de stickiness atuando como barreira de transporte, na vizinhança das curvas invariantes spannings destruídas. Assim, para avaliar a robustez das barreiras, calculamos a razão das condições iniciais que cruzaram as barreiras em termos dos parâmetros relacionados aos modos e usando o espaço dos parâmetros destacamos a sensibilidade das barreiras de transporte às perturbações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06T17:22:42Z
2022-12-06T17:22:42Z
2022-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238057
33004137063P6
url http://hdl.handle.net/11449/238057
identifier_str_mv 33004137063P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129176056627200