Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hori, Clara Yoshiko [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93063
Resumo: Um dos maiores desafios para a sociedade contemporânea, diz respeito aos caminhos que conduzem à evolução sustentável (ES), ou seja, ao processo evolutivo da biosfera, assim como, da sociedade humana. Para isso, é necessário a formação de profissionais com sólidas competências, consciência ética e moral, capazes de interagir com as demais áreas do conhecimento, agregando valores às dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental, a fim de garantir a ES. Visando atender a esta demanda, institui-se no Brasil, na década de 1990, cursos de graduação em engenharia ambiental, com o objetivo de formar profissionais aptos à atuar em áreas específicas e complementares ao meio ambiente. Neste contexto, o estudo teve como objetivo descrever a (in)coerência entre consciência e ações ambientais sutentáveis dos alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente. Foi realizada também a verificação e avaliação evolutiva da conscientização e das práticas ambientais corretas desses alunos, utilizando procedimentos técnicos da pesquisa survey. Constatou-se que já uma pequena evolução tanto da consciência, quanto das práticas ambientais sustentáveis ao longo do curso de engenharia ambiental. No entanto, verificou-se a existência de paradoxo entre a teoria e a prática relacionada ao meio ambiente no cotidiano destes alunos
id UNSP_c9bd9602871a6658499689a43a58d869
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93063
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambientalEnsino superiorEducação ambientalEvolução sustentávelCollegeEnvironmental PracticesSustainable evolutionUm dos maiores desafios para a sociedade contemporânea, diz respeito aos caminhos que conduzem à evolução sustentável (ES), ou seja, ao processo evolutivo da biosfera, assim como, da sociedade humana. Para isso, é necessário a formação de profissionais com sólidas competências, consciência ética e moral, capazes de interagir com as demais áreas do conhecimento, agregando valores às dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental, a fim de garantir a ES. Visando atender a esta demanda, institui-se no Brasil, na década de 1990, cursos de graduação em engenharia ambiental, com o objetivo de formar profissionais aptos à atuar em áreas específicas e complementares ao meio ambiente. Neste contexto, o estudo teve como objetivo descrever a (in)coerência entre consciência e ações ambientais sutentáveis dos alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente. Foi realizada também a verificação e avaliação evolutiva da conscientização e das práticas ambientais corretas desses alunos, utilizando procedimentos técnicos da pesquisa survey. Constatou-se que já uma pequena evolução tanto da consciência, quanto das práticas ambientais sustentáveis ao longo do curso de engenharia ambiental. No entanto, verificou-se a existência de paradoxo entre a teoria e a prática relacionada ao meio ambiente no cotidiano destes alunosOne of the greatest challenges to bem faceb by contemporary society is related to the paths that lead to a substainable evolution (SE), in other words, to the process of biosphere evolution, as well the human society evolution. To find thhis path, it is necessary professional training to develop solid competencies, ethical and moral consciusness, capacity to interact with other areas of knowledge, adding values to the economic, social-cultural and environmental dimensions, in order to guarantee the SE. In the 1990's, undergraduate courses in environmental enginerring were instituted in Brazil with the purpose to meet the demand, by forming professionals capable to act in environment's specific and complementary areas. Within this context, the study had as objective to describle the (in)coherence between the consciousness and the environmental actions of Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus of Presidente Prudente's students. It was also accomplished the verification and evolutionary evaluation of the understanding and of student's correct envivonmental practices, using technical procedures of the research called survey. It was verified that there is a small change in consciousness and in the sustainable environmental practices during the undersgraduate course in environmental engineering. However, it was verified a paradox existence between the theory and the students' daily practices related to the environmentCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Renofio, Adilson [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hori, Clara Yoshiko [UNESP]2014-06-11T19:26:17Z2014-06-11T19:26:17Z2010-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 f. : il.application/pdfHORI, Clara Yoshiko. Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/93063000633562hori_cy_me_bauru.pdf33004056086P61438401247253574Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:43:41.803792Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
title Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
spellingShingle Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
Hori, Clara Yoshiko [UNESP]
Ensino superior
Educação ambiental
Evolução sustentável
College
Environmental Practices
Sustainable evolution
title_short Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
title_full Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
title_fullStr Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
title_full_unstemmed Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
title_sort Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental
author Hori, Clara Yoshiko [UNESP]
author_facet Hori, Clara Yoshiko [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renofio, Adilson [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hori, Clara Yoshiko [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação ambiental
Evolução sustentável
College
Environmental Practices
Sustainable evolution
topic Ensino superior
Educação ambiental
Evolução sustentável
College
Environmental Practices
Sustainable evolution
description Um dos maiores desafios para a sociedade contemporânea, diz respeito aos caminhos que conduzem à evolução sustentável (ES), ou seja, ao processo evolutivo da biosfera, assim como, da sociedade humana. Para isso, é necessário a formação de profissionais com sólidas competências, consciência ética e moral, capazes de interagir com as demais áreas do conhecimento, agregando valores às dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental, a fim de garantir a ES. Visando atender a esta demanda, institui-se no Brasil, na década de 1990, cursos de graduação em engenharia ambiental, com o objetivo de formar profissionais aptos à atuar em áreas específicas e complementares ao meio ambiente. Neste contexto, o estudo teve como objetivo descrever a (in)coerência entre consciência e ações ambientais sutentáveis dos alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente. Foi realizada também a verificação e avaliação evolutiva da conscientização e das práticas ambientais corretas desses alunos, utilizando procedimentos técnicos da pesquisa survey. Constatou-se que já uma pequena evolução tanto da consciência, quanto das práticas ambientais sustentáveis ao longo do curso de engenharia ambiental. No entanto, verificou-se a existência de paradoxo entre a teoria e a prática relacionada ao meio ambiente no cotidiano destes alunos
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-16
2014-06-11T19:26:17Z
2014-06-11T19:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HORI, Clara Yoshiko. Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/93063
000633562
hori_cy_me_bauru.pdf
33004056086P6
1438401247253574
identifier_str_mv HORI, Clara Yoshiko. Descrevendo a (in)coerência entre consciência e práticas ambientais sustentáveis: um estudo com alunos de engenharia ambiental. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
000633562
hori_cy_me_bauru.pdf
33004056086P6
1438401247253574
url http://hdl.handle.net/11449/93063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128409201541120