Curso de extensão universitária on-line a distância Acidentes com Animais Peçonhentos: uma experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Agr_rias_e_Veterin_rias/Agraria11.htm http://hdl.handle.net/11449/148463 |
Resumo: | Introdução: Os acidentes com animais peçonhentos acometem cerca de 20.000 pessoas ao ano no Brasil, sendo considerado um importante problema de saúde pública. A região mais acometida é a Sudeste (42,62%); seguidas das regiões Nordeste (16,99%), Centro-Oeste (15,76%), Sul (15,27%) e Norte (9,36%). Os indivíduos do sexo masculino são os mais acometidos (74,84%). Em relação ao gênero da serpente, a maioria dos acidentes foi causada por serpentes do gênero Bothrops (86,16%), seguidos das serpentes dos gêneros Crotalus (8,94%), Lachesis (2,39%), Micrurus (0,63%) e não-peçonhentas (1,88%). Com mais de 8.500 km² de extensão, o Brasil enfrenta uma grande dificuldade na difusão de ensino de qualidade. Pensando nisso, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP – UNESP/Botucatu – SP acumulou nos últimos 10 anos grande experiência na produção de materiais para ensino a distância como livros, folders, cartazes, vídeos e CD-ROMs. Com o crescente aumento de usuários da internet, o CEVAP decidiu realizar o primeiro Curso de Extensão universitária on-line inteiramente a distância, sendo o pioneiro na UNESP. Objetivos: Elaborar material didático voltado para o ensino a distância e realizar um curso sobre acidentes com animais peçonhentos, visando proporcionar a profissionais de áreas distantes dos grandes centros do país a possibilidade de aprenderem e reciclarem seus conhecimentos sobre animais peçonhentos. Métodos: Elaborou-se uma sala de aula virtual, a qual os alunos tinham acesso por meio de senha contendo ferramentas de comunicação ente os alunos e destes com os professores, calendário, roteiro de aulas, leituras complementares, sites da internet de interesse e um sistema de avaliação on-line. O curso contou com 19 alunos de diferentes regiões do país como Salvador-BA, Petrópolis-RJ, Tocantins, Porto Alegre-RS e um aluno de Medellín-Colômbia. A inscrição foi realizada por meio do site da internet www.cevap.org.br e o material didático foi enviado pelo correio, o qual continha dois livros e dois CD-ROMs. Ao longo de 10 semanas, eram disponibilizadas diferentes aulas e suas respectivas avaliações semanalmente. Resultados: Com a apresentação de apenas um aluno desistente, o curso foi considerado uma experiência excelente, tanto pelos professores quanto pelos alunos. Com relatórios semanais contendo notas e tempo de realização das avaliações, páginas acessadas, número de acessos, mural de discussão, número de mensagens enviadas e lidas, além de um questionário de avaliação sobre o curso, os professores obtiveram informações sobre o impacto e a aceitação de um curso superior de extensão universitária a distância. |
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