O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Rafael [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150886
Resumo: Neste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski. Discutimos a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento cientifico pelo sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo. Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.
id UNSP_ca1123b3dd63bb36c997116909b81805
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de CiênciasThe process of teaching and learning of scientific concepts in the early years of Elementary School in the Vygotskian perspective and the formation of the pedagogue for Science teachingEnsino de CiênciasVigotskiConceitos científicosPedagogoEpistemologiaNeste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski. Discutimos a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento cientifico pelo sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo. Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.In this work, we study the process of development of scientific concepts in the cognition of the child that is in the school period that corresponds to the Initial Years of Elementary School - 1st to 5th year - in light of the epistemological theory of Lev Semenovitch Vygotsky. We discuss the preponderant relationship between child cognitive development and teacher education for Early Childhood Science Teaching. In short, in the documentary dimension, we focus on the main texts of Vygotsky in order to analyze how the process of acquisition of scientific knowledge by the subject occurs and, from that, draw a parallel with the formation of the teacher responsible for Science Teaching In the age group: the pedagogue. In order to base our theoretical research, we have elaborated a qualitative research, in which we analyze the curricular grades of three Full Degree courses in Pedagogy, looking for parameters to base our evaluation on the formation of this teacher to understand the 'functioning' of the mind of the child in and for The process of teaching and learning science. Theoretical basis added to the data collection presented us important tables for the problematization of the central question of this work about the full capacity of the pedagogue to teach Sciences, considering that in the Initial Years is the most basic stage of curricular contents in Sciences.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Botelho, Rafael [UNESP]2017-06-13T14:30:39Z2017-06-13T14:30:39Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/150886Botelho, Rafael33004056079P09115573749966110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:15:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:56.119678Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
The process of teaching and learning of scientific concepts in the early years of Elementary School in the Vygotskian perspective and the formation of the pedagogue for Science teaching
title O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
Botelho, Rafael [UNESP]
Ensino de Ciências
Vigotski
Conceitos científicos
Pedagogo
Epistemologia
title_short O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
title_full O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências
author Botelho, Rafael [UNESP]
author_facet Botelho, Rafael [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Rafael [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Vigotski
Conceitos científicos
Pedagogo
Epistemologia
topic Ensino de Ciências
Vigotski
Conceitos científicos
Pedagogo
Epistemologia
description Neste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski. Discutimos a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento cientifico pelo sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo. Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13T14:30:39Z
2017-06-13T14:30:39Z
2017-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150886
Botelho, Rafael
33004056079P0
9115573749966110
url http://hdl.handle.net/11449/150886
identifier_str_mv Botelho, Rafael
33004056079P0
9115573749966110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128931377709056