Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102268
Resumo: O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que vem preocupando os envolvidos com a Educação, pois as conseqüências desse fato têm invadido os bancos escolares trazendo sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, desenvolvemos uma pesquisa onde procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, tivemos como participantes alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assis (SP) que vêm se envolvendo com uso abusivo de álcool. Para atingir os objetivos propostos, selecionamos os participantes através da aplicação de dois instrumentos que avaliam o uso e as conseqüências do uso abusivo de álcool, denominados Audit e Rapi. Dos 171 alunos que responderam aos questionários, 27 deles tiveram resultados que revelam uso abusivo de álcool com conseqüências negativas. Esses adolescentes foram entrevistados tendo como referencial a teoria de Lawrence Kohlberg (1992) onde buscamos identificar seu nível e estágio de desenvolvimento moral (analisando sua teoria ética, seus valores, etc) por meio de uma entrevista semi-estruturada proposta por Kohlberg e colaboradores: a moral judgment interview (MJI) e a concepção que esses têm do seu ato de beber e do uso abusivo de álcool. Os resultados obtidos nos apontam que esses adolescentes apresentam um nível de raciocínio moral pré-convencional e convencional, sendo que a maioria (56%) encontra-se no estágio 02 do nível pré-convencional. Dessa forma, concluímos que a prevenção possa ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool, buscando a construção da autonomia e, conseqüentemente, uma maior reflexão acerca do envolvimento com as drogas.
id UNSP_ca4c2a21069bbd6dc71b654f8319ac91
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102268
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentesPsicologia educacionalAlcoolismo - AdolescentesAlcoólatras - AdolescentesRaciocínio moralAlcohol - TeenagersMoral judgmentO uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que vem preocupando os envolvidos com a Educação, pois as conseqüências desse fato têm invadido os bancos escolares trazendo sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, desenvolvemos uma pesquisa onde procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, tivemos como participantes alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assis (SP) que vêm se envolvendo com uso abusivo de álcool. Para atingir os objetivos propostos, selecionamos os participantes através da aplicação de dois instrumentos que avaliam o uso e as conseqüências do uso abusivo de álcool, denominados Audit e Rapi. Dos 171 alunos que responderam aos questionários, 27 deles tiveram resultados que revelam uso abusivo de álcool com conseqüências negativas. Esses adolescentes foram entrevistados tendo como referencial a teoria de Lawrence Kohlberg (1992) onde buscamos identificar seu nível e estágio de desenvolvimento moral (analisando sua teoria ética, seus valores, etc) por meio de uma entrevista semi-estruturada proposta por Kohlberg e colaboradores: a moral judgment interview (MJI) e a concepção que esses têm do seu ato de beber e do uso abusivo de álcool. Os resultados obtidos nos apontam que esses adolescentes apresentam um nível de raciocínio moral pré-convencional e convencional, sendo que a maioria (56%) encontra-se no estágio 02 do nível pré-convencional. Dessa forma, concluímos que a prevenção possa ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool, buscando a construção da autonomia e, conseqüentemente, uma maior reflexão acerca do envolvimento com as drogas.The abuse of alcohol by teenagers is an issue which has caused the worry of those involved in education, since its consequences have affected schools and caused serious damage to the teaching-learning process and consequently to those teenagers who abuse it. In order to contribute to the discussion of such an issue and to try to find out an effective intervention which may be used mainly in schools, we have developed a research in which we tried to establish a relation between the abuse of alcohol and moral judgment. Therefore, our subjects were junior/senior high school students attending a public school in Assis (SP) who have got into such a trouble. In order to achieve the aims of our research we have chosen the subjects by applying two indices called Audit and Rapi, which evaluate the use and the consequences of alcohol abuse. 171 students have completed the questionnaires, and 27 of them presented results confirming the abuse of alcohol with serious consequences. Such teenagers were interviewed seeing that the Lawrence Kohlberg's theory (1992) was used to identify their level and phase of moral development (analyzing their ethical theory, values, etc), by using semi-structured interview proposed by Kohlberg and his collaborators: the Moral Judgment Interview (MJI) and the conception they have about drinking. The results obtained in the research reveal that such teenagers present a pre-conventional and conventional level of moral judgment, seeing that most of them (56%) have reached the 02 phase of the pre-conventional level. Thus we come to the conclusion that prevention should be implemented by means of Social Awareness viewed as an effective intervention proposal against the abuse of alcohol, aiming at developing autonomy and, consequently, at encouraging them to ponder over their involvement with drugs.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Menin, Maria Suzana S. [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis190 f. + anexoapplication/pdfLEPRE, Rita Melissa. Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes. 2005. 190 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/102268000455351lepre_rm_dr_mar.pdf33004110040P58157283633787279Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:06:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
title Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
spellingShingle Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Psicologia educacional
Alcoolismo - Adolescentes
Alcoólatras - Adolescentes
Raciocínio moral
Alcohol - Teenagers
Moral judgment
title_short Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
title_full Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
title_fullStr Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
title_full_unstemmed Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
title_sort Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes
author Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author_facet Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Menin, Maria Suzana S. [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Alcoolismo - Adolescentes
Alcoólatras - Adolescentes
Raciocínio moral
Alcohol - Teenagers
Moral judgment
topic Psicologia educacional
Alcoolismo - Adolescentes
Alcoólatras - Adolescentes
Raciocínio moral
Alcohol - Teenagers
Moral judgment
description O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que vem preocupando os envolvidos com a Educação, pois as conseqüências desse fato têm invadido os bancos escolares trazendo sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, desenvolvemos uma pesquisa onde procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, tivemos como participantes alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assis (SP) que vêm se envolvendo com uso abusivo de álcool. Para atingir os objetivos propostos, selecionamos os participantes através da aplicação de dois instrumentos que avaliam o uso e as conseqüências do uso abusivo de álcool, denominados Audit e Rapi. Dos 171 alunos que responderam aos questionários, 27 deles tiveram resultados que revelam uso abusivo de álcool com conseqüências negativas. Esses adolescentes foram entrevistados tendo como referencial a teoria de Lawrence Kohlberg (1992) onde buscamos identificar seu nível e estágio de desenvolvimento moral (analisando sua teoria ética, seus valores, etc) por meio de uma entrevista semi-estruturada proposta por Kohlberg e colaboradores: a moral judgment interview (MJI) e a concepção que esses têm do seu ato de beber e do uso abusivo de álcool. Os resultados obtidos nos apontam que esses adolescentes apresentam um nível de raciocínio moral pré-convencional e convencional, sendo que a maioria (56%) encontra-se no estágio 02 do nível pré-convencional. Dessa forma, concluímos que a prevenção possa ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool, buscando a construção da autonomia e, conseqüentemente, uma maior reflexão acerca do envolvimento com as drogas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEPRE, Rita Melissa. Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes. 2005. 190 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/102268
000455351
lepre_rm_dr_mar.pdf
33004110040P5
8157283633787279
identifier_str_mv LEPRE, Rita Melissa. Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes. 2005. 190 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000455351
lepre_rm_dr_mar.pdf
33004110040P5
8157283633787279
url http://hdl.handle.net/11449/102268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046165143355392